Marketing digital para médicos e profissionais de saúde. Saiba quais estratégias para atrair novos pacientes e ter mais visibilidade no marketing digital médico.

O marketing digital para médicos pode ser complicado para os profissionais de saúde, já que muitos não fazem a mínima ideia de quais estratégias usar para atrair novos pacientes e ter mais visibilidade.

No entanto, é importante lembrar que as pessoas buscam todas as informações sobre saúde e bem estar na internet, desde tentar descobrir o que pode estar atrás de um sintoma até encontrar um médico em determinada especialidade.

Portanto, se você é médico, é fundamental marcar sua presença na web!

Se você ainda não começou sua transformação digital, continue a leitura e descubra tudo o que seu consultório ou clínica tem a ganhar!

Marketing digital para médicos

Como fazer marketing digital para médicos?

O setor de saúde está cada vez mais competitivo, e embora o marketing digital para médicos não tenha um impacto direto sobre os cuidados dos pacientes, uma estratégia de marketing digital é primordial para o sucesso do seu consultório.

Veja, a seguir, algumas estratégias que funcionam para atrair potenciais pacientes e construir uma verdadeira imagem da marca:

Construir uma imagem da marca

Embora você saiba que sua expertise te diferencie de outros profissionais de saúde, para um paciente, o jaleco branco é o mesmo. A imagem da marca é a maneira por meio da qual seu consultório transmite uma mensagem.

Dessa forma, uma imagem de marca coerente e objetiva é sempre sinônimo de popularidade e é o que torna o seu trabalho único. É isso que ajuda os pacientes a se lembrarem do seu nome.

Desenvolver um site com um conteúdo atraente

Para comunicar, se fazer conhecer ou desenvolver sua clientela, um site representa a solução ideal para atingir esses objetivos.

Na verdade, um site representa:

  • Uma vitrine digital acessível a todos: ao consultar seu site, seus pacientes têm acesso às informações que eles precisam. Além disso, seu site deve refletir a identidade da sua clínica médica;
  • Meio de adquirir novos pacientes: um site médico otimizado vai gerar mais tráfego, e essa visibilidade permitirá atrair novos pacientes;
  • Ferramenta de comunicação: ao inserir um formulário de contato, seu site oferece uma nova maneira de troca;
  • Informações atualizadas: no site, você pode comunicar em tempo real as notícias sobre a sua clínica, mas também informações sobre saúde.

Otimizar a experiência do usuário no site

Nos dias de hoje, a experiência do usuário é um fator importante a ser levado em conta ao desenvolver um site.

Ela engloba todos os aspectos visando melhorar a experiência de um usuário na plataforma.O objetivo aqui é oferecer a melhor experiência possível e assim, aumentar as taxas de conversão. A ergonomia, a simplicidade, a acessibilidade, a interação e o design favorecem as emoções positivas no seu potencial cliente.

Para garantir uma boa experiência ao usuário, você deve ter certeza que:

  • Seu site contém todas as informações essenciais sobre sua clínica ou consultório, como endereço, horários de abertura, telefone;
  • Seu site deve ser simples de utilizar e permitir aos usuários encontrarem facilmente as informações necessárias;
  • Os visitantes têm à disposição um meio de contato, como um chat ou número de WhatsApp.

Trabalhar o SEO do seu site

A otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO) é uma ferramenta poderosa, que possibilita seu consultório aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.

No entanto, esse processo é bem mais complexo, e não basta apenas usar 100 vezes o termo “clínica” para alcançar a primeira posição no Google.

Grande parte da otimização dos motores de busca consiste em utilizar boas expressões e boas palavras chave, a fim que o Google possa classificar seu site na categoria de cuidados médicos.

Isso implica também utilizar os termos de maneira natural no seu conteúdo, porque o Google dá uma grande importância à qualidade do conteúdo. Você também deve conseguir backlinks de boa qualidade, ou seja, de sites de autoridade e criar links internos.

marketing para profissionais da saude

Criar uma conta no Google Meu Negócio

Com um perfil no Google Meu Negócio, é possível se comunicar com seus pacientes atuais, mantê-los informados e atrair potenciais pacientes.

Ao saber usar corretamente o GMN, você pode melhorar sua presença na internet, e pode oferecer outras vantagens:

  • Otimizar a visibilidade da sua clínica em pesquisas locais;
  • O Google Meu Negócio tem um papel importante no SEO do seu site diante do Google, com grandes chances de aparecer nos primeiros resultados;
  • As avaliações são um dos fatores que mais impactam na classificação das pesquisas locais;
  • Permite mencionar os serviços médicos propostos, como telemedicina, consultas em domicílio.

Utilizar a força das redes sociais

As redes sociais são um elemento essencial das grandes estratégias de marketing digital para médicos e ajudam a alcançar seu paciente ideal. Também contribuem para aumentar o tráfego do seu site e melhorar o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.

Entretanto, cada plataforma é diferente e concebida para um público em particular. Assim, você deve avaliar cada rede social em função do seu público-alvo.

Apenas procure saber sobre as regras do Conselho Federal de Medicina, pois alguns conteúdos não podem ser divulgados.

Para ter sucesso nas redes sociais, você deve:

  • Postar regularmente;
  • Ser interativo;
  • Criar uma imagem de marca coerente;
  • Incluir imagens e conteúdo ligados à clínica;
  • Compartilhar conteúdo interessante para direcionar os pacientes para o seu site.

Permanecer conectado com os pacientes via e-mails

Na sua estratégia de marketing digital para médicos, os e-mails representam uma excelente maneira de fidelizar seus pacientes ou alcançar novos pacientes que se mostraram interessados.

Use o e-mail para entrar em contato com os visitantes do seu site, informando os novos artigos postados, alguma oferta…

Utilizar o Google Ads

Os anúncios no Google Ads também fazem parte da sua estratégia e aumentam muito a visibilidade da clínica e do consultório.

Aqui, você só paga quando alguém clica no anúncio, o que gera tráfego para o seu site ou landing page.

Palavras finais

Com tudo o que você viu até aqui, o marketing digital para médicos é a melhor estratégia para construir uma boa base de pacientes e ter muito mais visibilidade!

Portanto, se você ainda não migrou para o digital, fale conosco, o momento é agora!

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