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A internet abriu uma série de possibilidades importantes para potencializar as oportunidades para conquistar novos pacientes e, assim, garantir o aumento da sua cartela de pacientes. Uma das possibilidades é, justamente, ter o marketing médico digital como seu maior aliado nos processos.

marketing médico digital

Mas para isso, é importante considerar que, para a área médica, há uma série de peculiaridades e, inclusive, regras específicas que precisam ser seguidas, ou poderá ter problemas, inclusive, com o CFM. 

Por isso separamos algumas dicas para ajudar a ter um marketing médico digital nas redes sociais que seja eficiente. Continue lendo e saiba mais!

Siga as diretrizes do CFM

O primeiro ponto de alerta quando você pensar em começar a fazer marketing médico digital nas redes sociais é estar atento para as regras trazidas pelo Conselho Federal de Medicina. Atualmente temos a vigência da Resolução CFM 1974/2011. Nela temos algumas diretrizes importantes para ter um marketing médico ético, entre elas:

  • anunciar uma especialidade que o profissional de saúde não possui;
  • postar imagens de “antes e depois”;
  • exibir fotos de pacientes;
  • divulgar informações que alarmem a sociedade.

Por isso, antes de começar qualquer estratégia, leia o documento e atualize-se sobre o que você não pode fazer, ok?

Escolhas as redes sociais que estão mais próximas do seu público-alvo

Vale a pena investir em todas as redes sociais existentes para ter presença com seu marketing médico? A resposta é: não. É fundamental direcionar seus esforços para aquelas que, realmente, tragam a atenção do seu potencial cliente. Por exemplo, se você vai abrir uma clínica para o público geral, não será interessante ter sua presença no LinkedIn, pois não é o perfil deles acompanharem conteúdos deste tipo lá, sendo uma rede social de contatos profissionais.

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Já se você trabalha como médico do trabalho, seja para estar alocado em empresas, consultoria ou realizar os exames periódicos, admissionais e demissionais em sua clínica própria, talvez seja interessante ter uma presença nesta rede social, já que muitos gestores de empresas estão ali presentes.

Crie conteúdos diferentes para cada rede social

Cada rede social tem sua linguagem própria e que, inclusive, muda com o tempo. Por exemplo, o Instagram já saiu de legendas longas para curtas, textos escritos em carrossel e, agora, há uma maior prioridade para conteúdos em vídeo.

Este modelo já não é o mesmo para o Facebook, por exemplo, que já possui outra dinâmica, ainda que ambos sejam da mesma empresa. O Twitter já prioriza textos curtos, mesmo que estejam dispostos em fios.

marketing médico digital

Por siso, considere de que forma cada rede social prioriza cada tipo de conteúdo e crie materiais exclusivos. Assim, as pessoas vão acompanhar os diversos perfis para ter uma visão mais ampla das situações.

Lembre-se de trazer uma linguagem adequada para a persona

É muito comum que os profissionais, ao pensarem em marketing médico digital nas redes sociais, tragam muito do jargão da área de saúde e ignorando que boa parte dos seus seguidores não conhecem. Por exemplo, muitos deles não sabem o que é um edema. Neste caso, é melhor ser mais acessível ou, então, explicar que é um termo conhecido popularmente como inchaço.

Sua página deve refletir seus valores e missões

Toda clínica tem sus missões e valores. Por exemplo, pode ser trazer tratamento de qualidade e acessível para os pacientes, atender com presteza, entre outros pontos importantes. Esses pontos devem estar presentes

O marketing médico digital nas redes sociais tem um grande potencial para trazer resultados importantes para sua carteira. Por isso, siga nossas dicas e transforme essas estratégias em suas maiores aliadas no dia a dia.

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