gestãods

Se você está interessado em turbinar blog médico, sabe o quanto é importante construir uma presença relevante na web.

Para isso, site e blog desempenham um papel importante em uma estratégia de marketing médico e devem ser usados com sabedoria para apresentar resultados ainda melhores.

Quando alguém pesquisa uma determinada palavra-chave no Google, o mecanismo de busca mais usado na Internet, os resultados dependem dos termos pesquisados. 

Nesse caso, conhecer as boas práticas de SEO é de suma importância, ainda mais sabendo que o material de autoridade é priorizado pelo Google.

Neste artigo, explicaremos o que é SEO, a importância dele para o marketing médico e algumas práticas para usar conteúdos de valor para destacar seu blog e, consequentemente, seu consultório.

blog medico

Conheça o SEO

Basicamente, o SEO é, conceitualmente, uma sigla que significa “search engine optimization” em inglês, ou otimização para mecanismos de busca em português.

Ela denomina o conjunto de técnicas utilizadas para criar páginas para a Internet, como sites e blogs, bem como contribui com o direcionamento no momento de produzir conteúdos de valor.

Isso ocorre porque estabelece diretrizes que influenciam o ranking dos resultados de busca orgânica e a leitura/tagueamento dos algoritmos que os mecanismos de busca utilizam para definir a localização dos links. 

Assim, sempre que alguém publica uma página sobre “livros infantil cristão”, por exemplo, as plataformas indexam a página e a exibem, conforme os parâmetros, quando o internauta pesquisa a palavra-chave correspondente. 

Cada mecanismo de pesquisa desenvolve um conjunto de critérios e algoritmos que uma página deve atender para atingir a relevância necessária para ser exibida nos primeiros resultados. 

Quanto mais critérios sua página atender, maior será sua classificação nos resultados de pesquisa orgânica.

Portanto, quando você faz uma pesquisa no Google, é mais provável que encontre a resposta que busca nos primeiros sites que visita.

SEO e inbound marketing médico

Assim como os setores da indústria, comércio e serviços, os setores médico e odontológico estão passando por uma ampla gama de mudanças relacionadas à tecnologia. 

Com o fácil acesso às informações na página de busca, os pacientes querem saber sobre problemas de saúde diversos, como podem se cuidar e prevenir doenças, bem como quais clínicas realizam varicocele tratamento ou qualquer outro procedimento que desejam realizar ou acreditam ser necessário.

Desse modo, a área também deve se atualizar quanto às técnicas de inbound marketing para poder alcançar essas pessoas que forma qualificada e ética. Conheça algumas práticas de inbound na sequência.

  1. Defina metas

Antes de implementar qualquer estratégia, é importante definir todas as metas para aumentar o número de pacientes na clínica.

Analise todos os detalhes da clínica e defina os pontos que precisam ser aprimorados. Para analisar o desempenho atual existem várias métricas, como:

  • Número de pacientes;
  • Quantidade de consultas diárias;
  • Taxas de retorno;
  • Relacionamento com o público em geral.

Em seguida, defina o paciente ideal. Isso é necessário porque a comunicação com os clientes certos é muito mais positiva.

Se você está tendo problemas para encontrar pacientes, crie uma persona (um personagem fictício que representa o cliente ideal) – com base na sua área e clientes já atendidos e que deseja atender – para identificar quais as necessidades e interesses desse público.

Essa persona deve ser criada usando dados reais como idade, renda, profissão, dores e dificuldades.

  1. Produza conteúdo

Os sites de busca dão muita atenção ao conteúdo para que ele se destaque no posicionamento.

Por esse motivo, a criação de conteúdo é um dos fatores de classificação mais importantes para sites de manutenção de elevadores na Internet, comércios de roupas e, principalmente, para as clínicas médicas.

Para isso, existe o marketing de conteúdo. Ele tem como foco a criação de materiais didáticos destinados a responder às dúvidas dos leitores sobre vários temas e é uma das principais ferramentas para o posicionamento de clínicas e consultórios.

Trata-se de uma estratégia de qualificação de vendas que atrai gradualmente os pacientes para a clínica por meio de conteúdos em forma de texto, áudio, vídeo, infográficos, e-books, webinars e outros formatos. 

Com conteúdo de qualidade, os pacientes passam a te considerar um verdadeiro especialista na área e confiar na sua marca – como profissional. Consequentemente, estão mais propensas a verificar um atendimento.

  1. Aumente sua presença nas redes sociais

Outro importante aliado nas estratégias de inbound marketing é o uso das redes sociais para fortalecer seu nome.

Além dos canais de divulgação do seu site e dos recursos da sua clínica, as redes sociais também permitem a criação de conteúdos exclusivos e adequados para o público, com o benefício de facilitar ainda mais as interações, aproximando a audiência.

Você também pode copiar uma pequena parte do conteúdo do seu blog e instruir seus espectadores a ver o artigo inteiro.

No entanto, deve-se ter cuidado para não violar as normas de ética do Conselho Federal de Medicina.

Qual a importância do SEO para médicos?

O SEO para médicos e clínicas é voltado para pessoas que desejam resultados contínuos por meio da busca orgânica do Google, mantendo o negócio sustentável.

Sua principal vantagem é que leva o paciente ao seu site sem pagar por aquele clique, podendo tornar o usuário em um paciente fidelizado.

Nos últimos anos, o SEO se tornou a principal ferramenta para os médicos atraírem novos pacientes.

Especialmente após a pandemia de COVID-19, a presença online se tornou ainda mais necessária. 

Portanto, os profissionais, de modo geral, podem usar essa ferramenta com mais frequência, desde médicos a vendedores de placa de ACM preço, para ter resultados efetivos e posicionar a marca no imaginário de potenciais clientes.

Não se trata apenas de alcançar um bom ranqueamento, o que certamente é importante para qualquer clínica que esteja interessada em atrair novos pacientes. 

É também para incutir confiança em potenciais pacientes que estão considerando seus serviços ou estão simplesmente procurando informações sobre procedimentos, distúrbios e outros assuntos da área.

Isso vale para outros segmentos, não só para a medicina. Hoje em dia, muitos profissionais podem se beneficiar da internet para fazer negócios, como pode ser percebido.

Estar presente na web tem o poder de divulgar para mais pessoas as vantagens do filtros a vácuo, por exemplo.

Não à toa há tantas marcas consagradas marcando presença nas redes sociais – e com muito sucesso nisso.

Contudo, cabe ressaltar que isso se faz ainda mais necessário para a área de saúde, tendo em vista as regulações voltadas à publicidade e as facilidades de mensuração agregadas a divulgação de conteúdos relevantes nos canais digitais.

4 dicas para ter um bom blog médico

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Usando os métodos de SEO é possível estruturar um site extremamente qualificado. Acompanhe a seguir para saber exatamente como fazer isso.

  1. Invista em responsividade

Anteriormente, bastava criar um e-commerce de climatizadores evaporativos que funcionasse bem em um sistema específico e em uma resolução específica para começar a ser encontrado.

No entanto, a era dos smartphones mudou tudo drasticamente. Agora você pode assumir que pelo menos metade (ou mais) de sua pesquisa na web será feita a partir de um dispositivo móvel.

Portanto, é importante certificar-se de que você tenha um site médico habilitado para dispositivos móveis.

Sites responsivos são codificados para se adaptarem a diferentes sistemas, navegadores e tamanhos de tela.

Isso permite que os pacientes acessem facilmente não apenas em tablets e smartphones, mas também em laptops e computadores de mesa, tendo uma melhor experiência.

Além disso, os motores de busca penalizam aqueles que não fornecem acesso móvel ao seu site, considerando esse hábito dos consumidores. Então, você pode melhorar sua classificação e evitar problemas tendo um domínio responsivo.

  1. Publique conteúdo atraente regularmente

Outra parte importante do SEO é postar conteúdo de alta qualidade que seja atraente e exclusivo para seus pacientes.

Sua clínica precisa de um post interessante e instrutivo. Tudo isso pode ser útil quando se trata de SEO para médicos e da nutrição da audiência.

Você também deve atualizar seu blog regularmente sem comprometer a qualidade dos posts. Os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, tendem a preferir sites que são atualizados com frequência.

  1. Otimize seu site para a pesquisa local

Algumas áreas de negócios, como venda de garrafa personalizada com nome, visam clientes em todo o mundo. Isso porque eles oferecem produtos e serviços online ou pelo correio.

No entanto, quando se trata de clínicas de saúde, os clientes geralmente procuram o local certo perto de onde moram ou trabalham.

A otimização de SEO ajuda a aumentar a classificação da clínica na pesquisa local. Isso significa que se o paciente estiver procurando uma clínica em sua área, cidade ou bairro, a clínica poderá aparecer.

Seu site e conteúdo online devem ser otimizados com palavras-chave que sejam relevantes não só para sua área de atuação, mas também para a localização de sua clínica. 

Se um potencial paciente estiver procurando um consultório médico em sua área, ele provavelmente vai incluir o nome da cidade ou do estado.

Caso o conteúdo não seja otimizado para isso, os resultados não serão classificados como suficientemente relevantes.

  1. Contrate especialistas

Como médico, você tem muito com o que se preocupar. Sabemos que seu foco não é apenas o marketing médico ou o SEO.

Você pode não ter habilidades, tempo ou recursos para se aprofundar pessoalmente no marketing médico.

Mas, quando se trata de otimização de mecanismos de pesquisa, você precisa garantir que ela seja implementada corretamente – sem comprometer a rotina de atendimento.

Certas práticas têm penalidades no ranqueamento – e você precisa estar ciente delas.

Por isso, vale a pena investir na expertise de especialistas em SEO para otimizar seu site com uma estratégia de marketing adequada.

Isso garantirá que tudo seja criado sob medida para os mecanismos de pesquisa e considerando os pacientes em potencial. 

Considerações finais

O investimento tem recompensas de longo prazo, pois pode aumentar significativamente o número de pacientes.

Além disso, aumentam o alcance e a conscientização da marca, fortalece o relacionamento com os pacientes e aprimora a imagem e a autoridade das clínicas e das torres de resfriamento de água.

Entre as regras de SEO e os métodos de inbound marketing, há muito para se inteirar a respeito do marketing médico, e as dicas que você acabou de ler são ideais para começar a turbinar seu blog. Não perca tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso