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Marketing de Conteúdo para Médicos

A área médica é muito promissora e tende a evoluir cada vez mais. Inclusive, com o aumento da expectativa de vida, especialistas e redes privadas são cada vez mais procurados. Nesse contexto, apostar em Marketing de Conteúdo para médicos se mostra muito vantajoso.

Para esse setor, o desenvolvimento de materiais educativos é crucial para um bom posicionamento. 

A produção de conteúdo como estratégia de divulgação não é nada nova. Porém, as aplicações dela no setor médico ainda podem causar algumas dúvidas.

Por isso, pesquisar, conhecer e entender a função é essencial para elaborar uma estratégia digital de sucesso.

São justamente suas ferramentas e estratégias, junto com os benefícios do marketing de conteúdo na medicina que direcionam as ações e que discutiremos a seguir.

Conheça o marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo nada mais é do que o nome dado à estratégia de produção de informação relevante para um público-alvo, com o objetivo de atrair, educar, fidelizar ou até mesmo entreter esse público.

A estratégia auxilia no processo de compra de um produto ou serviço, permitindo conquistar novos clientes e fidelizar clientes antigos.

As clínicas e instalações médicas não estão de forma alguma excluídas desta lógica, mas demandam adaptações.

No caso do marketing médico, uma estratégia de marketing de conteúdo é, acima de tudo, fundamental para ações efetivas e éticas.

Elas se tornam ainda mais interessantes pela autoridade que promovem junto dos profissionais que reforçam a sua imagem, prestando serviços úteis para a saúde.

Sendo um dos pilares do chamado Inbound Marketing (marketing de atração), o marketing de conteúdo foca mais na experiência das pessoas do que na venda de produtos pura e simples.

Benefícios do marketing de conteúdo para médicos

Continuando a lógica do raciocínio anterior, lidar com pacientes exige mais proximidade e cuidado do que outros ramos.

É claro que o fator financeiro não pode ser negligenciado. Ainda assim, cuidar da saúde alheia demanda cautela e respeito em todos os processos, inclusive na atração, em um “pré-atendimento”.

O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de fazer publicidade ética e séria, que prioriza a qualidade de vida e as necessidades das pessoas, agregando informações de valor e conhecimento.

Um alerta comum de muitos especialistas é que, com a proliferação de conteúdos na web todos os dias, muitas informações sensacionalistas ou falsas estão circulando.

Marketing de Conteúdo para Médicos

A integração de estratégias de marketing digital à área médica também serve para esclarecer dúvidas, desmentir boatos e combater fake news, reduzindo impactos negativos dessas mensagens equivocadas que são transmitidas.

Portanto, o profissional de medicina a par de tudo isso pode construir autoridade, se consolidar como autoridade e despertar a confiança de um grande número de pessoas, promovendo mais qualidade de vida e propiciando o desenvolvimento do negócio e atração de clientes.

Ou seja, tanto o profissional quanto os pacientes se fortalecem.

Veja dicas para produzir conteúdo

Resta saber que tipo de conteúdo produzir para a base de seguidores do serviço médico. Falamos mais sobre isso nos tópicos a seguir, confira!

Crie conteúdo de fácil compreensão

No marketing de conteúdo, uma máxima muito importante é que o conteúdo não é para você, mas para seus clientes.

Lembre-se de que a informação não tem a intenção de agradar ou chegar até você, mas sim de alcançar os pacientes e ser claro o suficiente para sanar dúvidas e levar essas pessoas a buscarem mais informações ou serviços.

No contexto médico, esse cuidado é ainda mais importante: informações médicas altamente técnicas tornam-se inúteis se não puderem ser absorvidas pelo leitor.

A ideia deve ser ajudar e compartilhar conhecimentos práticos com o público, ajudando-o a resolver dúvidas e problemas diários.

Acompanhe as datas relacionadas ao seu nicho

Existem as datas mais famosas que qualquer empresa da área médica menciona com frequência, como o Setembro Amarelo ou o Outubro Rosa.

Embora seja importante que o marketing também se envolva com essas causas e impulsione movimentos, você pode usar essas oportunidades de formas mais criativas que gerem mais curiosidade, interesse e engajamento.

Além de ajudar a divulgar temas importantes, aproveitar os aniversários também pode contribuir para o planejamento de conteúdo.

Colete dados e estatísticas pertinentes

Outro elemento interessante para incorporar ao conteúdo são os dados e estatísticas relacionados ao seu segmento.

Esse tipo de informação tem o potencial de despertar a curiosidade das pessoas e gerar autoridade para você ou sua clínica, o que traz relevância e importância ao negócio, atraindo ainda mais pessoas.

Procure estar a par das publicações e pesquisas da sua área e faça do seu conteúdo a ponte entre o as pessoas e a informação de qualidade.

Conte sua história

Todo mundo adora uma boa história. Recolha histórias significativas da sua clínica, consultório ou hospital, sua própria jornada ou casos de paciente – com a devida autorização mas sem imagens e nomes reais, preferencialmente.

A jornada pessoal como médico também merece destaque. Portanto, compartilhe tudo isso com os seguidores.

O compartilhamento provoca uma série de sentimentos positivos, como:

  • Identificação;
  • Conexão;
  • Confiança;
  • Credibilidade.

Recolher informações sobre como e quando a empresa foi fundada, a equipe médica, especialidades e tudo o mais é, inclusive, uma questão de interesse público e abordá-los humaniza mais a marca, contribuindo para a confiança do potencial paciente e atração de novos clientes.

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