Inbound marketing médico: Criando um relacionamento com meu paciente

  1. Home
  2. »
  3. Fidelização de Pacientes
  4. »
  5. Inbound marketing médico: Criando um relacionamento com meu paciente
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Inbound marketing médico, envolve a criação de conteúdo destinado a atrair seu público-alvo: seus pacientes.
Você coloca o conteúdo lá fora para esses pacientes te encontrarem?
Seu negócio já está presente no mundo digital?

Em primeiro lugar, o mundo digital pode ser esmagador. Bilhões de pessoas estão online todos os dias, mas como você encontra e alcança seu público-alvo específico? Isso pode ser especialmente difícil no cenário altamente competitivo da área da saúde, você não acha?

Afinal, se o setor de saúde global – composto por milhares de empresas, consultórios médicos, organizações sem fins lucrativos, universidades e organizações governamentais – valeu quase US$ 8,5 trilhões em 2018, até o final de 2022 está a caminho de ultrapassar US$ 10 trilhões.

As perspectivas de crescimento são enormes! Contudo, o setor de saúde geralmente está atrasado nas tendências de marketing. Por isso, não fique para trás, certifique-se de otimizar seu marketing digital.

inbound marketing médico

Inbound marketing médico x Profissionais da saúde

Sobretudo os profissionais da saúde têm uma oportunidade sem precedentes de alavancar o marketing digital para aumentar a participação de mercado, criar transparência, melhorar o desempenho e envolver os pacientes.

Antes de mais nada, se você não estiver criando uma estratégia baseada em soluções para pacientes em potencial, ficará cada vez mais difícil se comunicar com os pacientes e permanecer relevante neste cenário. 

A boa notícia é que o inbound marketing médico pode ajudar a reduzir o ruído, pois funciona para atrair seu público com a ajuda de conteúdo envolvente.  

Você está preparado? Continue a leitura para entender como aproveitar as estratégias de inbound marketing médico para melhorar a comunicação com seu público alvo!

inbound marketing para medicos

Por que fazer de inbound marketing médico?

Vamos lá… Primeiramente, inbound Marketing médico não é só disparar e-mail marketing. Também não é apenas publicar um número determinado de artigos por mês.

Sob o mesmo ponto de vista mesmo com uma gama tão diversificada de organizações, o inbound marketing médico oferece uma maneira confiável e econômica de se conectar com clientes e pacientes para expandir seus negócios. A chave, então, é: saber a maneira certa de abordá-lo.

Como muitas pessoas pesquisam informações de saúde online, é importante ter presença digital. Portanto, listamos, a seguir, 5 motivos para utilizar inbound marketing médico:

  • Alcançar o público certo e aproximação com os clientes;
  • Reduzir custos e acelerar as vendas;
  • Melhorar a relação da equipe de vendas com a equipe de marketing;
  • Receber leads qualificados;
  • Mensurar visitantes, acessos, cliques, conversões;

Dessa forma, o inbound marketing médico no setor da saúde pode contribuir de forma decisiva para aumentar o conhecimento, a autonomia e a conscientização do próprio paciente.

Também “impõe” um compromisso adicional àqueles que atuam no setor, que são chamados a demonstrar maior responsabilidade com relação às suas próprias práticas e objetivos em todas as suas ações.

O que seus pacientes querem saber?

Nas organizações de saúde, o público-alvo são os pacientes que você atende. Esta é uma combinação perfeita para o setor, pois as pessoas geralmente recorrem à internet para obter respostas para perguntas sobre saúde.

Pesquisas mostram que  93 milhões de americanos  fizeram pesquisas online por problemas de saúde.

Assim, adotar estratégias de inbound marketing médico te coloca no meio de toda essa pesquisa. Você já tem um público esperando. Quanto mais conteúdo você criar sobre tópicos relevantes, mais tráfego você poderá obter das pessoas que já estão pesquisando.

Mas, o que seus pacientes querem saber?

Tópicos que geram tráfego e geram leads!

Quando se trata de qualquer compra, os compradores estão interessados ​​nas mesmas informações. Na maioria dos casos, eles começam com um mecanismo de pesquisa, ou seja, eles podem começar com perguntas “conscientes do problema”, nem mesmo sabendo quais soluções potenciais, tais como:

  • Dicas para melhorar a eficiência do consultório médico
  • Substituição de equipamentos médicos
  • Por que minha parte inferior das costas dói de manhã?

Se eles encontrarem conteúdo que responda à sua pergunta, eles começarão a avançar como clientes. Se você for a fonte dessa informação, eles começarão a confiar na sua marca.

3 dicas de inbound marketing médico para ganhar visibilidade e construir relacionamentos valiosos com potenciais clientes

1. Lidere com a mensagem clara e certa

A chave para uma estratégia sólida de inbound marketing médico é desenvolver mensagens perfeitas para seu consultório ou clínica e garantir que ela seja claramente demonstrada em todas as plataformas. Para a área da saúde, liderar com empatia é o melhor lugar para começar.

Em suma, ao vender para qualquer cliente em qualquer setor, falar com suas emoções é uma ferramenta poderosamente eficaz. Isso é especialmente verdadeiro no setor de saúde. É importante que um paciente em potencial sinta que você sabe de onde vem e como se sente.

Assim, desenvolver sua mensagem centrada em um tom empático que dê ao seu paciente ideal a sensação de que você realmente o ouve é essencial.

E essa mensagem deve ser representada em todo o seu conteúdo e compreendida nos primeiros segundos de um cliente em potencial que visualiza seu site, blog, etc.

2. Campanhas de e-mail

A saúde digital tornou-se possível com o desenvolvimento da tecnologia e os clientes apreciam (e até preferem) poder se conectar com a equipe de atendimento por e-mail mais do que nunca. Isso também vale para a estratégia de entrada.

Maximizar o uso do e-mail marketing é extremamente eficaz.

Embora os e-mails pessoais obviamente não sejam práticos ou apropriados, isso pode ser alcançado enviando boletins mensais com dicas úteis de saúde e bem-estar, atualizações importantes do escritório e maneiras de se manter conectado com sua prática médica fora de uma consulta regular de check-up.

3. Crie conteúdo de captura de leads

As práticas médicas precisam pensar além do simples botão “Fale Conosco” em seu site. A maioria dos pacientes hoje dedica um tempo para pesquisar suas doenças e sintomas antes de decidir ir a uma consulta. 

Assim, é vital para sua estratégia de inbound marketing para saúde criar conteúdo que forneça algo de valor para pacientes em potencial. Um ótimo exemplo de conteúdo atraente que também é informativo são os formulários de avaliação da dor.

Este formulário permite que o paciente divulgue seus sintomas e outros detalhes médicos e de saúde pertinentes sobre eles, antes de enviar suas informações de contato. Em troca, seu site médico oferecerá algumas respostas às suas perguntas e preocupações.

Contudo o conteúdo de vídeo também é um aspecto incrivelmente importante de qualquer estratégia de inbound marketing médico. Estudos mostraram que o conteúdo de vídeo tem um impacto muito maior e é mais provável de ser clicado e visualizado do que outros conteúdos.

Saiba mais também sobre vendas outbound marketing

Considerações Finais

O inbound marketing para empresas de saúde é uma grande oportunidade. Pesquisas mostram que  93 milhões de americanos fizeram pesquisas online por problemas de saúde. Assim, investir em estratégias de inbound marketing coloca você no meio de toda essa pesquisa. 

Por fim, o setor de saúde ainda não está totalmente ciente do potencial que a estratégia de inbound marketing pode trazer. Se você estabelecer seu lugar cedo, construirá sua marca antes dos outros, o que o colocará em uma ótima posição a longo prazo.

Quer transformar visitantes em novos pacientes e aumentar os agendamentos?
Saiba mais sobre o Software médico de gestão clínica e fidelização de pacientes e nosso módulo de marketing médico.

Ofereça uma experiência ao paciente mais completa no seu consultório com o Plano 360º.

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.