marketing digital 1

É comum a percepção que a área da saúde possui características “engessadas”. vindas historicamente das ciências da saúde. Entretanto, com a adesão de novas áreas como o marketing digital, novos serviços estão em crescimento.

Alinhar estratégias éticas e certeiras, a partir da definição de um público-alvo, são algumas das principais ações que o marketing digital para consultórios médicos podem trazer como benefícios.

De modo geral, o marketing digital é um conjunto de ações com foco na promoção de uma marca no mundo digital, com o objetivo de elevar suas ações, sejam elas mesmas (a empresa em si) ou de seus produtos.

Assim, é necessário seguir alguns passos para que as estratégias digitais do marketing sejam exitosas, como a definição de um bom canal digital, como site, redes sociais e outros, e adaptação da linguagem para cada público-alvo.

Ou seja, o plano de marketing que ocorre em empresas físicas também deve ser aplicado no marketing digital.

São inúmeros os benefícios nos investimentos de marketing digital para a sua empresa, como a possibilidade de fidelização de um público, os dados podem ser analisados mais precisamente, o custo benefício é satisfatório e muitos outros.

É importante citar que qualquer segmento pode atuar com ações de marketing digital, desde uma agência cuidador de idosos a um comerciante local de sua cidade, o indispensável é se inserir no mundo digital.

Caso você seja interessado no assunto de marketing digital e sua relação com clínicas médicas, esse artigo é para você. Acompanhe a leitura e descubra as principais táticas que devem ser usadas para mais que conquistar, manter os seus pacientes fiéis.

Relação entre marketing digital e clínicas médicas

O discurso de adotar ou não ações de marketing digital para uma empresa ficou no passado. A não inserção no mundo eletrônico é sinônimo de negócio ultrapassado. 

Nas áreas médicas, isso já é algo comum, dado que o cliente de hoje possui um acesso facilitado à internet, e com uma simples busca por meio de seu celular, ele pode se informar sobre serviços oferecidos por uma clínica médica ou mesmo sintomas de uma doença.

Com isso, decidir a partir dessa experiência digital uma futura consulta. Por exemplo, se estiver procurando por um serviço de entrega de documentos, terá facilidade para encontrá-lo.

O consumidor de hoje não aceita a falta de facilidade no acesso de algum serviço e/ou produto, ele é ágil, inteligente e não quer perder tempo.

Isto é, um consumidor que busca comprar produtos farmacêuticos pode digitar uma palavra-chave em um site de busca e ser redirecionado para a página de uma empresa específica de central de compras para farmácias.

Sendo a estratégia invisível aqui conhecida como marketing de busca, que por meio de um termo específico, o consumidor é levado diretamente para tal site, sendo que essa estratégia também pode ser executada em sua empresa médica.

Imagine que sua empresa médica ofereça vários tipos de serviços, como exames periódicos, consultas, exames de imagens entre outros, e um cliente que acabou de chegar em sua cidade foi encaminhado por sua nova empresa para a realização do ASO.

A provável primeira ação dele é buscar o nome dessa clínica na internet ou nas redes sociais, com o intuito de saber o seu endereço, para como chegar até lá e telefone.

Caso queira uma informação que não esteja acessível online ou nas redes sociais, objetivando conhecer de forma visual as suas instalações.

O marketing digital atua em tudo isso, seja por meio das informações encontradas, através de uma linguagem acessível e direta, além de nas estratégias digitais utilizadas nas redes sociais da clínica médica.

Como um bom layout nas postagens, que acaba por chamar a atenção do consumidor e, por meio do uso de palavras-chave corretas em sites de busca que ligarão o exame com a clínica.

Se até esse ponto ainda restam dúvidas sobre investir ou não em esforços de marketing digital, confira a seguir algumas vantagens que esse tipo de estratégia pode trazer para a sua clínica médica:

  • Melhorar o relacionamento com os seus pacientes (clientes);
  • Aperfeiçoamento de seu canal digital, rede social, site institucional;
  • Fluxo comunicacional certeiro, para saber com quem está falando;
  • Relacionamento mais humanizado entre a equipe e os pacientes;
  • Um melhor custo benefício;
  • Facilitar o acesso por meio de mecanismo de busca;
  • Fortalecimento da marca no mundo digital;
  • Aumento na confiabilidade de seus clientes.

São muitos os benefícios que o marketing digital pode trazer para o seu consultório médico, então, veja no próximo tópico 4 ferramentas que são capazes de deslanchar a sua clínica.

4 ferramentas do marketing digital essenciais

Existem várias ferramentas no marketing digital que irão auxiliar na criação de uma marca médica mais sólida e que é referência no mercado. Esses instrumentos são de grande importância para o desenvolvimento de estratégias.

1. Entenda o seu público e/ou persona

Não se pode começar uma estratégia, seja de qual área for, sem o bom conhecimento de seu público ou persona. É necessário traçar estratégias certeiras para atingir um determinado público-alvo. Aliás, a diferença entre público e persona é simples.

Enquanto o conceito de público destaca uma questão mais geral, a persona é a criação específica de um público.

Isto é, como público temos uma mulher, já a persona é a mesma mulher, mas com características únicas que a definem, como um nome, idade e a subjetividade dela que é colecionar canecas de porcelana personalizadas, por exemplo.

Assim, com o seu público e/ou persona definido de forma precisa, os seus esforços de marketing digital serão certeiros.

2. Conhecimento da legislação médica ligada à publicidade

Em qualquer área do conhecimento, é fundamental o estudo, sendo condição importante para as ações de marketing digital ligadas à clínicas médicas.

A leitura e conhecimento das leis que regem a área médica, tais como a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.974/2011 e o Código de Ética, são parâmetros basilares para os esforços digitais de marketing.

Pois tem o objetivo de não violar as ações comunicacionais e publicitárias nas áreas das ciências da saúde.

Dessa forma, o profissional de marketing digital que está atuando ou atuará em sua clínica médica, deverá ser conhecedor de tais legislações, para evitar possíveis desvios legais e éticos.

3. Otimize os seus canais digitais

É comum vermos sites e redes sociais com layouts desagradáveis, mecanismos de busca que não funcionam e que acabam por fazer o consumidor desistir do acesso.

Isto posto, investir em um site otimizado, bem como nas redes sociais, pode garantir que tal cliente possa chegar até a sua clínica médica a partir do seu consumo nos canais digitais.

Sobre a questão dos mecanismos de busca, o uso de uma palavra correta pode garantir para sua clínica médica uma futura consulta.

Caso o cliente esteja precisando de consultas de uma especialidade médica e busque pelo termo técnico, como audiologia clínica de fonoaudiologia, talvez não encontre a sua empresa.

Mas, por meio do uso de uma palavra-chave similar ao seu problema de audição, ele pode ser redirecionado para ela.

Por fim, com layouts agradáveis, com cores que ornam com a sua marca em seu site, tal esforço digital de marketing dá ao consumidor uma visão de profissionalismo e solidez, o que acaba por gerar confiança em seus serviços.

Uma rede social com linguagem ágil, de fácil leitura e com um feedback rápido, significa credibilidade.

4. Se aproxime de seu paciente

O mundo digital trouxe a facilidade de aproximação com o público, sendo que ele não fica mais satisfeito somente com informações básicas, ele quer estar próximo da sua marca ou empresa.

Assim, há inúmeras estratégias que o marketing digital pode trazer, tal como a criação de um blog.

Um blog é um site rápido que você pode postar textos, também conhecidos como artigos, mais rápidos, podendo adicionar imagens, vídeos e outros conteúdos. A linguagem que é utilizada é mais direta e possui um caráter informal.

Qualquer pessoa ou empresa pode ter como canal estratégico um blog, desde um comércio que venda gps rastreador veicular a uma clínica médica.

Afinal, o seu intuito é publicizar ações de seus negócios ou de outras áreas de seus interesses, inclusive de seus funcionários.

A estratégia do blog empresarial é benéfica também pois pode gerar um buzz marketing, ou seja, burburinho para a sua clínica médica. Inclusive, esse tipo de estratégia aproxima o público e ainda traz um retorno positivo para a sua marca.

Considerações finais 

Impossível não ver grandes benefícios no marketing digital, tanto que ele é aplicado em todos os tipos de segmentos, desde pcmso construção até na área médica, como foi o caso apresentado.

Com ferramentas importantes, que possibilitam um atendimento mais humanizado e, assim, uma grande fidelização de clientes, fazer uso do marketing digital em um consultório médico é um grande caminho para se tornar um ambiente profissional conhecido no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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