Principais tendências de SEO em saúde para 2024

  1. Home
  2. »
  3. Marketing Médico
  4. »
  5. Principais tendências de SEO em saúde para 2024
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

À medida que o Google refina continuamente seu algoritmo de classificação, os profissionais de saúde devem se manter informados sobre as mais recentes estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa, melhores práticas e atualizações, se quiserem construir uma máquina confiável de aquisição de pacientes. Aqui está nossa visão das principais tendências de SEO em saúde que impactam o setor em 2024.

De muitas maneiras, o Google se tornou um destino e não um mapa para acessar informações. O aumento das pesquisas com “ zero clique ” significa que agora os usuários podem obter respostas diretamente do Google. 

Novo página de resultados do mecanismo de pesquisa ( Recursos SERP ) forneça aos consumidores de assistência médica todas as informações de que precisam e os usuários não precisam mais mergulhar em sites complicados para encontrar respostas. As necessidades de assistência médica costumam ser urgentes e os consumidores escolhem o caminho de menor resistência para obter informações e cuidados. 

O Google também continua refinando seu algoritmo para melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa e combater spam e desinformação. No setor de saúde, conteúdo de qualidade é vital, também é uma das tendências de SEO em saúde e se você não estiver aderindo aos padrões do Google, sua marca de assistência médica não estará visível na pesquisa. 

Com tantas mudanças de pesquisa, como os grupos de assistência médica com vários locais podem ficar à frente de seus concorrentes? À medida que nos aproximamos de 2024, vamos examinar as últimas tendências de SEO em saúde para o setor de saúde e entender o que o Google quer que os profissionais de saúde façam.

Por que os profissionais de saúde precisam de SEO

Quando as pessoas precisam de informações médicas, elas recorrem ao Google. Você provavelmente já ouviu isso mais do que 1 bilhão de pesquisas relacionadas à saúde ocorrem todos os dias. Com mais pacientes iniciando sua jornada com a pesquisa do Google, os grupos de saúde não podem se dar ao luxo de perder seu jogo de SEO. 

Seu grupo de assistência médica precisa ser presente na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa ( SERP ) em cada estágio da jornada do paciente

O resultado da primeira posição é obtido 34% do tráfego orgânico no Google — mais do que a segunda à quinta posição combinada! Uma estratégia local de SEO, também é uma das tendências de SEO em saúde que se concentre em palavras-chave de alta intensidade ajudará você a alcançar pacientes prontos para compra com fundo do funil ( BOF ).

Em comparação, o conteúdo educacional direcionado para o topo e o meio do funil ajudará você a educar os consumidores de assistência médica e a ganhar sua confiança. 

estratégia robusta de SEO com funil completo aumenta o tráfego orgânico e pode gerar conversões qualificadas para sua organização médica. É a base para qualquer grupo de assistência médica estratégia digital de aquisição de pacientes.

1. Conteúdo útil é obrigatório

À medida que os consumidores se aprofundam no mundo digital para realizar pesquisas, as empresas despejam grandes quantidades de conteúdo na web, na esperança de ganhar visibilidade. Como resultado, o mundo digital ficou sobrecarregado com conteúdo fofo e de baixa qualidade.

O Google está convencido de que sempre priorizará os consumidores em detrimento das empresas que tentam manipular o algoritmo. Essa criação de conteúdo explosivo trouxe continuamente modificações mais rigorosas do que nunca para priorizar conteúdo de alta qualidade, sendo uma delas a mais recente atualização útil do conteúdo.

Nas próprias palavras do Google Developer, esta atualização mais recente é “parte de um esforço mais amplo para garantir que as pessoas vejam conteúdo mais original e útil escrito por pessoas, pessoas, nos resultados da pesquisa.

Como a atualização de conteúdo útil afeta os cuidados de saúde

Simplificando, a atualização útil do conteúdo penaliza os sites com clickbait e experiências insatisfatórias do usuário. Essa nova atualização é especialmente impactante no setor de saúde, devido à importância de os provedores fornecerem informações precisas aos consumidores.

A atualização mais recente de conteúdo útil visa principalmente esses três tipos de conteúdo.

  • Conteúdo de isca de clique ( conteúdo enganoso )
  • Conteúdo insatisfatório ( conteúdo curto, fora do ponto, duplicado e difícil de ler )
  • Conteúdo de baixa autoridade e fora de nicho

Grupos de saúde com estruturas e conteúdo desatualizados do site reduzirão significativamente as classificações, mesmo que tenham uma sólida reputação online. Da mesma forma, grupos de saúde que nunca priorizaram a produção de conteúdo de qualidade também semearão frutos amargos. Eles terão que

A solução

Grupos de saúde devem fornecer primeiro conteúdo do paciente para ficar à frente do jogo SEO. Em outras palavras, conteúdo do seu site deve responder completamente às perguntas do seu paciente a ponto de não precisar realizar mais pesquisas depois de passar pelo site.

Especificamente, você deve

  • Crie conteúdo detalhado com informações completas e abrangentes.
  • Formate seu conteúdo com seções e títulos relevantes para que os pacientes possam encontrar facilmente as informações específicas desejadas.
  • Use cores e fontes fáceis de ler e inclua amplos espaços em branco para melhorar a legibilidade e a experiência do usuário.
  • Crie uma estrutura de vinculação interna robusta para conectar o conteúdo relevante.

2). Mudança contínua de palavras-chave para entidades

Nosso diretor de SEO e autor do Search Engine Journal John McAlpin expressa este ponto: “A otimização do tópico deve ter precedência sobre a otimização de palavras-chave. Os sites que criaram sua estrutura em torno da criação de uma página para cada palavra-chave estão começando a diminuir no desempenho, enquanto sites com uma estrutura de conteúdo bem organizada estão mostrando melhorias contínuas. ”

Portanto, temos esse conceito de estrutura de conteúdo, o que isso significa? Significa organizando seu conteúdo com uma estratégia e plano em mente, para que seu conteúdo permaneça sensato para navegar pelos usuários e pelo sistema automatizado de rastreamento de páginas do Google.

Jacquelyn Green, diretora de operações de SEO, acrescenta: “ Por exemplo, um consultório médico que oferece serviços de ortopedia deve ter conteúdo de blog para atender usuários preocupados com dor no joelho, conteúdo no meio do funil que explica como encontrar um médico ortopédico, localizar páginas que apresentam seus serviços para termos “ perto de mim ” e uma página de serviço que explica o que eles fazem, COM uma estratégia de vinculação interna que conecta os pontos. Uma estratégia clara de mapeamento de palavras-chave está ficando mais importante; não podemos simplesmente colocar uma palavra-chave em todas as páginas e esperar que o Google descubra. ”

Isso é importante por causa de pesquisa semântica, que o Google usa para entender a intenção do usuário e fornecer resultados correspondentes a essa intenção. A maneira como o Google faz isso é lendo não apenas o corpo da postagem, mas suas categorias, tags, títulos, metadados e outras pistas que apontam o contexto desse conteúdo.

As palavras-chave ainda são importantes, mas as entidades estão se tornando mais críticas. Portanto, seu site deve adotar tendências de SEO em saúde mais sofisticadas, em vez de se concentrar apenas em palavras-chave brutas para capturar a atenção do algoritmo de pesquisa.

Um ótimo exemplo de pesquisa semântica são as consultas locais para encontrar um provedor. Por exemplo, quando alguém pesquisa dentistas “ perto de mim, ” está procurando o provedor mais próximo de sua localização física. Nesse caso, o Google substituiria automaticamente o “ próximo a mim ” por sua cidade, cidade ou área. Portanto, a mesma consulta em Chicago e Seattle retornará resultados diferentes.

tendências de SEO em saúde

Como as marcas de assistência médica podem criar uma melhor arquitetura de informações:

A filosofia asiática tem um conceito chamado “feng shui,” que é a arte da decoração de interiores. Sob as armadilhas místicas dessa prática tradicional, existem algumas idéias de senso comum sobre a criação de espaços harmônicos que funcionam bem com a intenção do usuário de usar esse espaço.

Por exemplo, você não coloca um sofá na frente de uma porta porque, de acordo com o feng shui, interrompe o fluxo de “ chi ” ( energia mística ). Você também não quer um sofá na frente da porta, para não bater no sofá com a porta, nem tropeçar no sofá quando entra em uma sala.

Deveríamos começar a pensar nos sites como tendo um “ feng shui ” também. Comece perguntando:

  • Como o usuário chegou aqui?
  • O que o usuário está procurando?
  • Como satisfazemos melhor o desejo do usuário?
  • Como fazemos isso da maneira mais discreta e fácil de usar?

A organização eficiente da informação começa com arquitetura do site, é assim que as páginas do seu site são mapeadas para navegação.

tendências de SEO em saúde 2023
Fonte SEMRUSH

Boa arquitetura do site também é uma das tendências de SEO em saúde, pois garante que os usuários e o bot do rastreador de páginas do Google encontrem o caminho. Como abordamos nesse artigo, seu conteúdo deve incluir várias ferramentas organizacionais que ajudam a mapear os tópicos gerais de maneira útil:

  • Categorias
  • Bateria de pão
  • Tags
  • Cabeçalhos
  • Arquivos
  • Pesquisa no site
  • Mapa do site
  • Meta-dados
  • Links internos

Esse não é o tipo de sistema que você pode implementar ad-hoc à medida que avança, mas o tipo de planejamento que você deve fazer antes de digitar sua primeira palavra de conteúdo para garantir que ela siga um plano mestre.

Isso também ajuda você a se adaptar às mudanças. Você pode começar em um setor confiante de que suas categorias cobrirão tudo, mas algo muda, e você precisa inserir um novo tópico –, mas onde ele se encaixa no seu esquema atual? Quanto mais estrutura você tiver, mais facilmente poderá adaptá-la ao cenário de negócios em mudança.

O resto é apenas logística de supermercado. Ajude o Google bot a descobrir o contexto do seu conteúdo da maneira que puder e você poderá responda a intenção do usuário em SERPs que utilizam recursos especiais.

3). Recursos de SERP em constante evolução

Como muitos de nós devem se lembrar: o Google começou com resultados simples de pesquisa. Você faz uma consulta e recebe uma página inteira com 10 links azuis. Mas o SERP percorreu um longo caminho desde o início dos anos 2000.

Nas últimas duas décadas, o Google lançou um recurso SERP após o outro para mostrar às pessoas quais outras perguntas são feitas. Em outras palavras, é assim que o Google faz recomendações aos usuários: “ ei, você também pode querer verificar isso. ”

Você deve priorizar o controle de como aparece nos resultados da pesquisa e buscar oportunidades para melhor representar sua marca. Em setembro, o Google lançou novos recursos móveis SERP.

No entanto, a seção “ As pessoas também perguntam ” no seu SERP é apenas um dos muitos recursos do SERP disponíveis no Google. Outros recursos comuns de SERP são

  • Trechos em destaque
  • Google Ads ( superior e inferior do SERP )
  • Pacote de mapa local
  • Pacotes de produtos
  • Pacotes de imagens
  • Gráfico de conhecimento ( frequentemente na lateral da área de trabalho SERP ) 

Reivindicando um recurso de SERP

Se você deseja ganhar um recurso SERP, uma base sólida de SEO é essencial.

Ao tentar reivindicar um recurso SERP, você precisa seguir as melhores práticas nesses pilares fundamentais de SEO:

  • Estabelecer uma base sólida de SEO técnico
  • Crie conteúdo informativo relevante e de alta qualidade
  • Invista no link de ganhos para aumentar sua autoridade

Otimizando seu perfil comercial do Google

Os consumidores que selecionaram um médico nos últimos três anos concordaram que estavam mais preocupados com a localização física do provedor (62%). Embora esse número possa ter mudado devido ao aumento da telessaúde, ele ainda indica como a assistência médica é, essencialmente, um serviço local.

Um dos recursos mais importantes do SERP são os Perfis de Negócios do Google (, anteriormente chamados de Google My Business também são tendências de SEO em saúde ). 

Portanto, os profissionais de saúde precisam fazer otimizando listagens de GBP uma prioridade máxima. Ter um endereço preciso, horas, número de telefone e uma página de destino de localização otimizada não é suficiente. Você deve fornecer mais valor às perguntas frequentes, atributos de assistência médica e análises positivas e honestas para capturar a atenção dos consumidores ’.

4). Experiência do usuário permanece paraquare

Lembre-se: o Google quer oferecer experiências digitais excepcionais para seus usuários ‒ e esse foco no UX não se dissipará. Portanto, a funcionalidade e a experiência do usuário do site são fundamentais. Se as pessoas não conseguirem encontrar as informações de que precisam rapidamente e saírem, isso sinaliza ao Google que seu site não deve ter uma classificação alta. 

Em 2021, o Google Atualização da experiência da página abalou a Internet e os proprietários de sites. Seu foco é “ um conjunto de sinais que medem como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da Web além do seu valor puro de informação. ” A Atualização da experiência da página ( efetivamente considera uma atualização de UX ) Principais sinais da Web métricas, design de primeiro celular, segurança do site ( usando HTTPS ) e comportamento intersticial ( em relação aos pop-ups e facilidade de uso ).

Se você não atualizou seu site para cumprir esses novos fatores de classificação, é necessário priorizá-lo em 2024. A unidade incansável do Google para criar a experiência ideal de pesquisa continuará apenas. Se o seu grupo de assistência médica não oferecer um bom UX digital, você terá dificuldade em ter visibilidade na pesquisa.

Execute seu site através da ferramenta de velocidade da página do Google ou de qualquer ferramenta de auditoria técnica, e você pode se surpreender que, mesmo após investir na criação de um site WordPress novinho em folha, retorne um resultado sombrio.

Para melhorar completamente a experiência do usuário do seu site, você deve:

  • Realizar auditorias regulares no local
  • Mantenha o software do seu site atualizado
  • Melhore a comunicação entre suas equipes de desenvolvimento e marketing
  • Minimize plug-ins e verifique se o tema do WordPress atende às métricas de UX
  • Substitua pop-ups por CTAs claros na página
principais tendências de SEO em saúde

Melhores práticas de otimização de UX

O melhor momento para otimizar o UX é o início do projeto do seu site. Se você tratar o UX como uma reflexão tardia, pagará um preço alto. Dito isto, o SEO no local pode ser intimidador e cheio de nuances. Portanto, reunimos sete princípios simples para orientar seu esforço de otimização.

  • Organização: Mantenha seu estrutura do site organizada com navegação limpa e sensata.
  • Descoberta: Verifique se os visitantes podem encontrar as páginas mais importantes ( local, marcar uma consulta, tratamento específico de que precisam ) no seu site facilmente.
  • Exclusividade: Crie ativos exclusivos de conteúdo e imagem para se diferenciar dos concorrentes e evitar que o Google marque seu conteúdo como duplicação.
  • Ligabilidade: Crie uma estrutura de vinculação interna significativa enquanto obtém links com conteúdo profissional e de qualidade. Inicie uma campanha de retrocesso para obter melhores resultados.
  • Consistência: Mantenha a consistência visual em todo o site.
  • Valor: Forneça informações abrangentes e detalhadas para responder minuciosamente às perguntas dos consumidores ’.
  • Velocidade: Novamente, os consumidores modernos querem sites rápidos. Verifique se suas páginas são carregadas rapidamente.

O modelo E-A-T e as diretrizes YMYL para conteúdo

Ao criar o conteúdo do site, siga o modelo E-A-T ( Experiência, autoridade e confiabilidade do Google ). O modelo EAT afeta cada setor de maneira diferente. Para os profissionais de saúde, o EAT afeta sua classificação e determina com que eficiência você pode criar confiança com seu público —, o que é vital para a aquisição eficaz de pacientes on-line.

Use SERPs existentes como sua diretriz para desenvolver conteúdo que crie seu EAT. Por exemplo, quais são as semelhanças entre os 3 principais resultados de várias consultas no mesmo tópico?

Para desenvolver conteúdo centrado no EAT, siga estas melhores práticas

  • Crie conteúdo original, relevante e atualizado. Se necessário, reformule um artigo anterior para fornecer informações mais recentes.
  • Seja honesto e transparente com o seu conteúdo.
  • Entenda a pontuação de cobertura do tópico ( TCS ) dos tópicos escolhidos para evitar escrever sobre uma pergunta saturada com respostas.

Enquanto isso, os profissionais de saúde também devem estar cientes das diretrizes YMYL ( seu dinheiro ou sua vida ), especialmente para prestadores de cuidados urgentes, pronto-socorros e outros provedores de tratamento sensíveis ao tempo.

Simplificando, o conteúdo YMYL é um conteúdo de alta urgência adaptado para mover os leads do MOF com problemas para o estágio de tomada de decisão. Portanto, os profissionais de saúde podem transformar o conteúdo do site em um máquina geradora de leads combinando os modelos EAT e YMYL.

5). Ameaças de segurança do site não podem ser ignoradas

Ameaças contra sites de saúde estão aumentando. De acordo com Segurança sanitária fortificada, o setor de saúde sofreu mais de 337 violações no primeiro semestre de 2022. Para grupos de assistência médica com um back-end de usuário baseado na Web, esse número deve tocar a campainha de alerta. Mesmo grupos de saúde com sites simples não podem se dar ao luxo de subestimar os riscos de segurança no mundo digital de hoje.

As violações de plug-in do WordPress também estão aumentando, portanto, mantenha o software do site atualizado para minimizar esse risco. Enquanto isso, você deve usar apenas plugins confiáveis, como o Yoast, com pessoas invadindo o plug-in inteiro hoje em dia para obter acesso a todos os seus usuários.

Impacto negativo do SEO

Os atores de ameaças geralmente criam páginas falsas e links falsos. Esses backlinks de spam arruinam seu esforço de backlink existente e podem arrastar sua classificação drasticamente para baixo, com o Google atacando fortemente os resultados de spam.

Enquanto isso, a segurança do site também faz parte do sistema de pontuação do Google. Portanto, um site inseguro, como um site que usa software desatualizado ou certificados SSL vencidos, é um risco de SEO.

Riscos de violação HIPAA

Para grupos de saúde, a segurança do site levanta outra grande preocupação — violações do HIPAA. Novamente, se você possui um portal de pacientes, não armazene informações de pacientes em suas plataformas digitais. Em vez disso, tenha um servidor seguro separado para informações pessoais confidenciais.

No entanto, o próprio site pode expor as informações do paciente. Verifique seus estudos de caso, histórias de sucesso e depoimentos e verifique se não há vazamento de informações. Se você apresentar depoimentos de pacientes, verifique se o consentimento por escrito está documentado. 

A violação do site HIPAA é uma péssima mudança de marca e só prejudicaria sua reputação e credibilidade.

6. Ferramentas alimentadas por IA mudando como os SEOs funcionam

Os profissionais de saúde viram um inesperado (, mas é realmente aquilo inesperado? ) jogador no mundo do SEO: ferramentas de SEO movidas a IA. Atualmente, dois tipos principais de software de SEO de IA estão em jogo:

  • Escritores de IA que criam contornos e resumos com base nas palavras-chave escolhidas pelos usuários ou que geram artigos completos.
  • Ferramentas técnicas de SEO automatizadas que ajudam a aumentar a vinculação interna (, por exemplo, InLinks ) ou criam esquema automatizado ( por exemplo, WordLift ).

Ferramentas de IA beneficie sua estratégia de SEO pois eles trazem maior eficiência, dados mais perspicazes e escalabilidade. Eles também ajudam você a se alinhar com a nova ênfase do Google na pesquisa esquemática. Por exemplo, a maioria dos escritores de IA já compara a palavra-chave escolhida com sinônimos e outras consultas relativas para produzir o esboço ou o artigo, colocando a intenção do usuário em seu núcleo.

AI não pode substituir marcadores de assistência médica

Jacquelyn Green, diretora de operações de SEO, diz: Os profissionais de saúde “ precisam saber como usar a IA para facilitar o trabalho, mas devem ter um forte entendimento de como usar as ferramentas. ” 

Eu não poderia concordar mais. Os profissionais de marketing não devem se preocupar com a IA substituindo-os, pois é impossível substituir a curiosidade e a inovação humanas. Os programas de SEO da IA são ferramentas que permitem que os profissionais trabalhem com mais eficiência automatizando tarefas redundantes.

Isso deixa mais tempo para os SEOs para pesquisa, estratégia criativa e solução de problemas.  Enquanto isso, substituir cegamente sua equipe de marketing por ferramentas de IA causaria caos e destruiria seu SEO.

Conclusão: Uma Web melhor para consumidores de assistência médica

Como dissemos sobre Atualizações de 2022 do Google, essas modificações no algoritmo acabarão por proteger os consumidores e tornar a Web mais útil e segura para todos os usuários. Isso é especialmente verdadeiro na área da saúde, onde o bem-estar das pessoas está em risco. Imagine alguém procurando opções de tratamento do câncer, mas ficando equivocado por conteúdo impreciso.

A desinformação na data de lançamento do filme pode causar alguma frustração, mas a desinformação na área da saúde pode ser fatal nos piores casos.

Obviamente, o Google tem razões egoístas e justificadas para reforçar seu algoritmo. Como mecanismo de busca dominante, ele deve manter sua posição enquanto expande seu alcance em mercados estrangeiros como Japão e China. A única maneira de um mecanismo de pesquisa se destacar é oferecendo conteúdo relevante e valioso.

Embora todas essas atualizações de algoritmos, novos recursos de SERP e riscos de segurança possam parecer intimidadores inicialmente, o Google está se esforçando para obter um melhor experiência do usuário, que é a mesma coisa que os profissionais de saúde devem lutar.

Contanto que você mantenha seus pacientes em mente e priorizar o fornecimento de valor verdadeiro a eles, tudo o que resta é manter-se informado das atualizações do Google e implementar as melhores práticas como você adaptar suas estratégias de SEO e tendências de SEO em saúde para as novas regras.

Quer saber como melhorar ainda mais a gestão do seu negócio?
Baixe nosso infográfico com indicadores de desempenho para sua clínica!

Se interessou pelo tema? Então não deixe de mergulhar em nosso blog e conferir outras ideias e soluções que vão contribuir com os resultados da sua marca, clínica ou consultório é só clicar aqui.

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.