Pacientes online: 7 dicas para conseguir mais pacientes

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Sumário

Pacientes online buscando médicos especialistas, saiba como atrair mais pacientes com as dicas valiosas para conseguir mais pacientes online com a estratégia de marketing médico da GestãoDS. Atraia mais pacientes para clínica ou consultório com 7 dicas incríveis da GestãoDS.

Não há como negar que a tecnologia tem transformado o comportamento do consumidor. E não seria diferente com pacientes. Afinal, hoje em dia, grande parte deles pesquisam na internet sobre clínicas e profissionais antes de agendar uma consulta.

Buscam informações sobre localização, estrutura, serviços oferecidos e, ainda, prestam atenção aos feedbacks de quem já realizou uma consulta na clínica ou consultório. Desse modo, a internet se tornou uma excelente forma de atrair novos leads.

Por isso, nós separamos 7 maneiras muito eficazes de conseguir pacientes online. Anote cada uma delas!

pacientes online

1. Conheça o perfil dos seus pacientes

O primeiro passo para fidelizar os pacientes antigos e atrair novos é saber quem são eles. Isso significa compreender a fundo questões como:

  • suas principais queixas;
  • o que valorizam em uma consulta médica;
  • suas necessidades;
  • onde moram;
  • com o que trabalham;
  • nível socioeconômico;
  • o que os deixam satisfeitos em um atendimento médico.

Desse modo, você conseguirá traçar estratégias mais assertivas tanto de comunicação quanto de relacionamento com seus pacientes. Além disso, será possível identificar pontos de melhoria para garantir a satisfação dos pacientes.

Alguns desses dados você pode obter por meio do prontuário eletrônico ou de informações do software de CRM da sua clínica. Em seguida, trace um perfil. Isto é, crie um personagem com base nas informações que você obteve ao analisar os dados dos seus pacientes.

Chamamos esse personagem de persona. Ele é fundamental para conseguir pacientes online, pois indica qual linguagem, tipo de atendimento, forma de abordagem e quais canais da internet você deve utilizar para atingir seu público-alvo.

2. Faça tudo dentro das regras

O marketing médico requer alguns cuidados. Afinal, a reputação e a seriedade da profissão devem ser respeitadas. Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu a Resolução nº 1974/2011, que trata das diretrizes no que diz respeito à publicidade médica.

As principais são as seguintes:

  • não divulgar preços de consultas e procedimentos;
  • não prometer resultados;
  • não fazer autopromoção;
  • não produzir materiais sensacionalistas;
  • não divulgar a figura do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, mesmo com autorização;
  • não oferecer seus serviços por meio de consórcios e similares;
  • divulgar apenas meios diagnósticos e terapêuticos cientificamente comprovados.

Os anúncios devem conter, obrigatoriamente:

Vale lembrar que o não respeito a essas normas pode resultar em penalidade para a clínica e para o profissional. Portanto, é preciso ler a resolução com bastante atenção e segui-la à risca.

3. Construa autoridade em seu site

Um dos motivos que levam um paciente a agendar uma consulta com determinado médico é a segurança que ele sente no profissional. Afinal, ele colocará sua saúde nas mãos dele. Mas, se ele ainda não conhece o médico, como criar essa confiança? Uma das formas mais eficazes é demonstrar autoridade no site e nas redes sociais.

Para isso, liste seus cursos, experiências e especializações. Isso porque as pessoas querem ser tratadas por um profissional competente e com referência. E com o uso da internet, os pacientes pesquisam bastante sobre o médico antes de tomarem a decisão de agendar a consulta ou procedimento.

4. Aposte em conteúdo relevante

Outra forma bastante eficaz de conseguir pacientes online é investir em conteúdo relevante para os seus pacientes. No início, comentamos que você deve traçar um perfil. Então, utilize os dados para publicar o que eles pesquisam nos canais que mais utilizam.

Você pode, por exemplo, publicar posts no blog ou nas redes sociais, que façam referência aos cuidados com a saúde. Ou, ainda, listando os principais sintomas de determinada doença, orientando-os sempre a procurar um profissional para fazer o diagnóstico correto.

Outra opção é publicar novos procedimentos, tratamentos ou novidades da área da saúde. Enfim, o tipo de conteúdo e a linguagem utilizada dependerá muito do perfil que você traçou.

5. Marque presença nas redes sociais

Certamente você já percebeu que passamos boa parte do nosso tempo conectados à internet. Também, que todos os dias, várias vezes ao dia, utilizamos as redes sociais. Independente do perfil que seus pacientes tenham, acredite: eles também estão lá.

Por esse motivo, é importante que você construa um profissional nas redes que seus pacientes mais utilizam. Por meio das postagens, incentive-os a interagirem com você. Desse modo, cria-se uma relação mais próxima entre paciente e médico, que é fundamental para que eles o procurem sempre que necessário.

Como comentamos no tópico anterior, poste conteúdos relevantes sobre seu trabalho e área de atuação também nesses canais.

6. Faça seu site aparecer no Google

O Google é o principal motor de busca quando queremos pesquisar sobre qualquer coisa. Sendo assim, é extremamente importante que o seu site apareça lá. Uma das formas é cadastrar seu consultório ou clínica no Google Meu Negócio.

Essa é uma ferramenta que facilita com que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa e também no Google Maps, tão utilizado hoje em dia. Também, mostra informações importantes, como localização, como chegar, horários de funcionamento, formas de contato, fotos e serviços.

Outra forma muito eficaz é utilizando o Google Ads para médicos. Por meio dele, você pode comprar palavras-chaves que tenham a ver com sua clínica, possibilitando que seu anúncio apareça nas primeiras colocações do site.

Então, você pode, por exemplo, utilizar as seguintes: ginecologista centro São Paulo, pediatra bairro Barra da Tijuca Rio de Janeiro, ortopedista Curitiba, entre outras.

7. Invista em tecnologia

A tecnologia se tornou uma grande aliada porque facilitou o nosso dia a dia. Em clínicas e consultórios, por exemplo, além de otimizar as tarefas, também pode contribuir para melhorar a experiência do paciente.

Uma excelente opção é permitir o agendamento online de consulta. Desse modo, assim que ele entrar em seu site e encontrar o profissional que necessita, pode rápida e facilmente agendar uma consulta sem precisar utilizar outro canal.

Agora que você já sabe como conseguir pacientes online, não deixe de aplicar as dicas que listamos neste post.

Assim, você conseguirá atrais mais leads e, como consequência, vai impulsionar os resultados da sua clínica, conquistando espaço de destaque como profissional.Quer se aprofundar no assunto? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e saiba como conquistar pacientes com a divulgação de sua clínica.

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.