Fidelizar pacientes usando estratégias e tecnologia

Sumário

Fidelizar pacientes usando estratégias e tecnologia para atrair e conquistar um novo paciente. Fidelize pacientes com as ferramentas da GestãoDS.

Todo mundo conhece o começo da história. Foram anos de estudo, uma faculdade que exigiu dedicação extrema, noites e mais noites de plantões, especialização, residência e, até que enfim, a inauguração do consultório dos sonhos.

E quando a parte mais difícil parecei ter passado, vem o que quase ninguém contou. É nessa hora que começa o desafio de atrair e fidelizar pacientes. A tarefa pode parecer até natural, parte do processo. Mas é nessa etapa que muitos médicos enfrentam uma das principais barreiras da profissão.

Com a concorrência crescente no mercado e a adoção de táticas de comunicação e publicidade que até bem pouco tempo não faziam parte do ramo da medicina, a busca por clientela e a consolidação de uma base de pacientes se transformou em uma tarefa obrigatória.

E se até os médicos renomados e com anos de estrada se veem às voltas com esse desafio, a realidade é ainda mais complicada para novos profissionais.

fidelizar pacientes

Porém, para quem tem como meta investir no próprio consultório e se firmar na área, não há outro caminho. É preciso abraçar essa atribuição é aceitá-la como parte do processo.

Melhor ainda: ter consciência de que o trabalho de conquistar e fidelizar pacientes é um dos pilares do sucesso. E uma tarefa que vai lhe acompanhar durante toda a sua carreira.

Mas se a teoria parece simples, a prática pode reservar surpresas. E entre elas está o fato de que seus esforços precisam ir além de prestar um excelente atendimento e ter formação sólida na área.

Claro que esses fatores são fundamentais, mas diante das demandas de um público cada vez mais exigente, é preciso ir além. Por isso, no trabalho de fidelizar pacientes, você precisa antes entender como funciona a Jornada do Paciente e como utilizá-la.

Saiba mais:

Como ter pacientes mais satisfeitos com passos simples
O que você precisa saber para ser um médico empreendedor de sucesso
Funcionalidades fundamentais num software para clínicas médicas

fidelize pacientes

Essa forma de enxergar as demandas do seu público é uma maneira direta e eficaz para otimizar a experiência dos seus pacientes em todas as etapas de contato entre eles e seu consultório.

E elas vão bem além dos dois momentos mãos óbvios, o agendamento e a hora da consulto, e abrangem vários outros pontos que marcam a interação entre seu consultório e os pacientes. E em todos eles é preciso garantir um serviço impecável.

É exatamente neste ponto que a tecnologia pode se tornar uma aliada essencial. E ela pode ajudar em várias frentes ao mesmo tempo. Entre elas há três pontos chave que impactam diretamente ao fidelizar pacientes.

Para tornar mais prática a adoção dessas medidas dentro do seu consultório com o amparo da tecnologia, detalhamos a seguir cada uma delas:

fidelização de pacientes

Fidelizar pacientes: melhorando a experiência no atendimento

Ter um ambiente agradável, que proporciona conforto e surpreenda seus pacientes, transformando a sala de espera em um local onde eles se sintam acolhidos é fundamental. Mas é preciso ter em mente que a impressão que você causa na sua clientela começa muito antes.

Atualmente, com a agilidade proporcionada pela tecnologia, é impensável não fazer uso dela para facilitar a vida dos pacientes. E ela pode ser aproveitada para otimizar e simplificar o primeiro contato do público com seu consultório por meio da marcação de consultas on-line e da confirmação automática.

Trata-se de um ganho para todos os envolvidos. O processo fica mais fácil para o paciente, a equipe de apoio fica livre dessa tarefa que consome um tempo desnecessário e sua agenda fica sempre atualizada e organizada.

Essa é uma das funcionalidades mais básicas de um sistema de gestão de consultórios. Para oferecê-la aos pacientes, basta a disponibilização de um link, via site, portais de serviços médicos ou redes sociais.

Com a facilidade de apenas um clique, o paciente consegue acessar as opções de agendamento, preencher os dados básicos e decidir o horário mais conveniente para a consulta. Essa facilidade muitas vezes pode definir a escolha por seus serviços.

Saiba mais:

Como reforçar a fidelização após a consulta
Transformando a sua clínica em um ambiente de sucesso
Como otimizar o atendimento no seu consultório com o Gestão DS

fidelização de pacientes

Criando um canal de comunicação com seus pacientes

Uma plataforma criada especialmente para atender às demandas de clínicas e consultórios também precisa oferecer formas automatizadas de comunicação com sua clientela. E isso pode ser feito por várias canais, como WhatsApp, e-mail e SMS.

Com isso, é possível criar uma rotina de envio de conteúdos úteis desde o pré-atendimento, com orientações, comunicados pertinentes sobre os seus serviços e felicitações em datas comemorativas.

fidelização de pacientes

Automatizando ações de marketing médico

Usar o marketing para atrair e fidelizar pacientes é uma das práticas mais efetivas e de baixo custo nos dias atuais.

Embora isso ocorra com pouca frequência no meio médico, ações do tipo são mais fáceis de se implementar do que você imagina. E com a mãozinha da tecnologia, adotá-las de forma rotineira é simples.

Em linhas gerais, o marketing médico aplicado à fidelização funciona identificando e instruindo pacientes que já fazem ou fizeram parte da sua base de clientes e tem forte possibilidade de se tornarem consumidores usuais dos seus serviços.

Com a aproximação correta e o fornecimento de informações relevantes, eles se sentem mais acolhidos e seguros para voltar para novas consultas e procedimentos. Para que isso aconteça, o marketing atua estreitando essa aproximação e reforçando sua credibilidade.

Mas antes disso, é preciso fazer o mapeamento desses pacientes para fazer essa trabalho direcionado. Assim, a própria plataforma de gestão usada no seu consultório precisa dispor de ferramentas específicas para este fim.

Elas conseguem identificar, de forma automática, em que fase os seus pacientes estão no processo de busca por serviços, e assim oferecer a eles uma solução. Além disso, manter seu público bem informado aumenta também a propensão dele em investir mais no serviço buscado e na segurança que ele sente em ter optado por você.

Quer conhecer a melhor forma de fazer tudo isso e muito mais com as múltiplas ferramentas do GestãoDS? Conheça todas as funcionalidades da plataforma e saiba como ela pode mudar para melhor o desempenho da sua clínica ou consultório, trazendo grandes benefícios para você e para seus pacientes.

Não deixe de conhecer nosso software médico de gestão de clínica e fidelização de pacientes;

As pessoas também perguntam

Fidelizar um cliente é garantir a recorrência e recompra através de estratégias que contemplem observação, análise, empatia, retenção, engajamento, a fim de que seus pacientes, além de comprarem seus serviços, se tornem promotores da sua clínica ou consultório.

Por meio da fidelização de clientes, você pode reduzir, pouco a pouco, esse custo de aquisição e a duração do seu ciclo de vendas. Esse público, à medida que se aproxima da sua marca, tende a fechar negócio por conta própria com mais rapidez, diminuindo bastante seus custos no médio e longo prazo.

Fidelizar pacientes consiste em fazer com seus clientes atuais não troquem a sua clínica ou consultório por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros. Fidelizar pacientes significa conquistar, engajar e manter a preferência deles.
  • Fidelização por preço. Esse é um dos tipos de fidelização de clientes mais voláteis. …
  • Fidelização por experiência. …
  • Fidelização por comodidade. …
  • Por plano de fidelidade. …
  • Fidelização “real” …
  • Neuromarketing. …
  • Crie uma cultura organizacional com foco no cliente.
Banner otimize seu tempo com o software da GestãoDS
Felipe Ravanello
Felipe Ravanello

Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.

Search
Precisa de ajuda?