Marketing Digital: Como Usar Para Atrair Mais Pacientes Para Sua Clínica?

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Ao montar um consultório médico, os gestores precisam se preocupar com mais do que a qualidade no atendimento. Também é necessário ser positivamente notado pelos pacientes para que eles busquem o serviço e elevem a receita. Nesse sentido, o marketing digital se torna um aliado. 

Isso porque ele consiste em uma ferramenta que promove os produtos e os serviços de alguma marca, melhorando a visibilidade e o potencial de alcance. Assim, diversas empresas e profissionais, sejam ou não do segmento da saúde, devem contar com o poder do marketing digital.

Quer saber como colocar isso em prática para potencializar os resultados da sua clínica? Separamos algumas dicas. Acompanhe!

O que é o marketing digital?

Como dito, essa ferramenta consiste no conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para promover produtos, serviços ou marcas utilizando canais digitais. Entre eles, websites, redes sociais, e-mail, anúncios on-line e outras formas de mídia digital. 

Ou seja, existe o marketing tradicional, focado na mídia impressa, como outdoor e eventos presenciais, por exemplo. Do mesmo modo, também existe o digital, já que a presença do público nesses espaços se torna crescente. 

O objetivo do marketing digital é atingir o público-alvo com eficácia, direcionando mensagens personalizadas, relevantes e atraentes para cada indivíduo ou grupo de consumidores. Isso ocorre ao considerar os seus interesses, comportamentos e características demográficas.

Quais são as estratégias do marketing digital?

Elas incluem:

  • técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca);
  • criação de conteúdo; 
  • e-mail marketing
  • mídias sociais; 
  • anúncios pagos; 
  • e outras formas de publicidade digital. 

Como usar o marketing digital na clínica?

A seguir, confira algumas maneiras de usar o marketing médico digital como um aliado na clínica!

Crie um website profissional

Um website médico é a base da presença on-line. Então, certifique-se de criar um website profissional que forneça informações úteis aos pacientes. Isso inclui seus serviços, dados sobre sua formação acadêmica e experiência profissional, além de informações de contato e agendamento de consultas.

Dessa forma, quando os pacientes procurarem especificamente pelos seus serviços ou, de modo geral, por consultórios médicos, a busca é facilitada. Afinal, em um único portal é possível encontrar diversas informações necessárias para escolher onde ser atendido.

Existem várias plataformas disponíveis para a criação de websites, como WordPress, Wix, Squarespace, entre outras. Escolha a que atenda às suas necessidades e seja fácil de usar. Porém, se o orçamento for mais folgado, recorrer a profissionais para a criação de websites, melhorando o resultado obtido.

E ainda, otimize o seu website para mecanismos de busca usando técnicas de SEO. Elas são essenciais para a plataforma ser encontrada mais facilmente pelos pacientes em potencial à procura de serviços como os seus.

Use as redes sociais para se conectar com os pacientes

As redes sociais são uma ferramenta valiosa para se conectar com pacientes e fornecer informações relevantes sobre sua área de especialização. Então, conte com Facebook, Instagram e Twitter para compartilhar informações, fotos e vídeos, além de interagir com seus pacientes.

Contudo, faça isso conforme as normas e os princípios éticos da profissional. Afinal, algumas práticas, como compartilhar resultados de antes e depois dos pacientes, são proibidas. Logo, além de desrespeitar a legislação, o consultório tende a ser mal visto pelo público.

Invista em anúncios on-line

Use plataformas de publicidade on-line, como Google Ads e Facebook Ads, para alcançar novos pacientes. É possível segmentar anúncios para um público específico com base em idade, sexo, interesses e localização geográfica.

Esse objetivo pode ser alcançado com a contratação de profissionais de gestão de tráfego pago ou até ao acionar agências de publicidade. Ter profissionais que entendam do assunto é essencial para alcançar um bom retorno e não desperdiçar tempo e dinheiro investido.

Crie conteúdo relevante

Crie conteúdo relevante e útil para o seu público-alvo, como artigos, vídeos e infográficos. Isso ajuda a estabelecer a sua clínica como uma autoridade na área e a atrair mais visitantes para o seu website.

Além disso, é comum que os pacientes só procurem atendimento médico quando despertam para a necessidade. Isso tende a ocorrer ao consumir conteúdos que falem sobre as dores do paciente e os riscos de não as tratar, por exemplo.

Use o e-mail marketing para manter contato com os pacientes 

Use o e-mail marketing para manter contato com os pacientes, enviar lembretes de consultas e informá-los sobre novos serviços ou promoções. Essa prática é importante porque, como diz aquela frase popular ‘’quem não é visto, não é lembrado’’. 

Logo, contar com o e-mail marketing é uma estratégia para se manter na lembrança dos pacientes e desenvolver um relacionamento duradouro, fidelizando o público. Alcançar esse benefício é tão importante que pode fazer a sua receita aumentar, mesmo sem elevar a quantidade de pacientes.

Preste atenção às avaliações on-line

Nos comentários em sites, redes sociais e outros canais, os pacientes podem compartilhar reclamações diversas, o que nem sempre ocorre presencialmente. Por mais que elas possam chatear os profissionais, devem ser usadas para evoluir o atendimento e evitar futuras reclamações. 

Além disso, sempre responda às avaliações. Isso é essencial para deixar claro ao autor das críticas e os visitantes que você se preocupa com a opinião de cada um e tem uma atuação transparente. 

Muitas empresas optam por excluir os comentários, o que jamais deve ser feito. Lembra de outra frase popular ‘’quem não deve, não teme’’? Ela resume o motivo para evitar esse comportamento.

Alguns consultórios recebem muitos comentários, dificultando o controle deles. Então, para simplificar o processo, conte com plataformas específicas, como Google Meu Negócio, Yelp, entre outras.

Outra recomendação: mantenha sempre a calma e a educação ao responder às avaliações negativas. Lembre-se que suas respostas podem ser lidas por outros pacientes, por isso, é importante manter uma postura profissional e cortês.

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre o papel do marketing médico na melhora da visibilidade da clínica e aumento das receitas? Como visto, essa ferramenta é uma aliada para promover uma presença on-line positiva.

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.