Sumário do Conteúdo
Se você é médico ou profissional da saúde, provavelmente já se deparou com diferentes dúvidas dos seus pacientes. Muitas vezes, durante a consulta, você não consegue responder todas elas. Por isso, uma dica é aproximar esse relacionamento fazendo conteúdos para seus pacientes.
Dessa forma, o objetivo é você utilizar diferentes ferramentas e meios de comunicação para divulgar seu serviço e oferecer conteúdo rico para eles. Pensando nisso, montamos um artigo que vai auxiliá-lo com as melhores práticas de produção de conteúdo em texto, especificamente. Sobre conteúdos em vídeos, já falamos em outros artigos, mas também pode ser uma ótima ferramenta para você.
A seguir, vamos listar alguns tópicos que podem ser essenciais para você conversar diretamente com sua persona. Lembre-se, no entanto, que toda equipe deve estar alinhada para que a produção de conteúdo seja integrada.
Assim, mesmo que você esteja em atendimento, alguém já poderá iniciar o processo de envio de conteúdos e produção dos mesmos. Sua tarefa vai ser mais de um revisor, porém saber o que transformará seu texto em um material mais atrativo vai ser fundamental para você e sua equipe.
Acompanhe os tópicos a seguir e deixe nos comentários se tiver alguma dúvida para produzir um conteúdo cada vez mais especializado!
O primeiro tópico ao iniciar sua produção de conteúdo em forma de texto é pensar em qual problema, ou seja, qual dificuldade do seu paciente, você vai solucionar. Por isso, aponte quais situações e temas podem ser essenciais para escrever.
Dessa forma, faça uma lista desses tópicos e, a partir disso, aponte como poderá atuar em cada uma dessas situações. Assim, você fará uma conexão entre seus serviços e aquilo que seu paciente mais procura.
Nesse momento, será importante iniciar a produção do texto baseando-se nas dúvidas e perguntas que recebe tanto pessoalmente no consultório quanto nas redes sociais e mensagens. Dessa forma, você estará fazendo um material que será interpretado de forma prática e simples.
Basear-se nas dúvidas é o melhor conselheiro para produzir conteúdo. A partir delas, fica muito mais fácil dar sequência em um material relevante. Isso porque, é isso que seus pacientes estão buscando, não é mesmo?!
Uma das dicas que funciona muito bem para profissionais da saúde é causar e provocar o interesse naquele conteúdo. Dessa forma, os pacientes serão direcionados a um material que tire dúvidas prévias e os deixe com interesse em lhe procurar.
Dessa forma, o essencial é utilizar uma linguagem formal, com português correto, mas sempre mantendo o uso de palavras mais simples e fáceis de ser entendidas. Se conseguir, em alguns momentos, evite termos muito específicos da área da saúde, ou, pelo menos, tente explicar o seu significado.
Agora que você já está respondendo as principais dúvidas e usando uma linguagem que cause interesse, chegou o momento de mostrar como um profissional habilitado irá oferecer os melhores tratamentos para cada caso.
Isso porque, mesmo que o paciente tenha entendido muito bem sobre os procedimentos e tirado suas dúvidas, ainda é preciso analisar as particularidades. Por isso, procure ser bem objetivo em todos apontamentos e fiel ao que você acredita.
Artigo complementar: Entenda os limites da divulgação para médicos
A nossa última dica está totalmente ligada com a fluidez do conteúdo. Mas, o que isso quer dizer? Basicamente, é sobre o texto ser construído para atrair novos leitores e instigar os pacientes. Dessa forma, apostar por uma construção em tópicos e títulos dinâmicos, tal como esse texto, é a melhor opção.
Essa prática funciona tanto para ranqueamento do seu site e melhores métricas de resultado quanto para uma melhor leitura. Assim, quem estiver lendo pode focar naquilo que mais interessa desde o início. E é claro que esse ponto só será possível se você listou os problemas ou dúvidas e perguntas mais comuns de seu paciente.
Viu só como os tópicos para produção de um conteúdo rico são integrados? Com pequenos passos e o auxílio de sua equipe, ficará muito mais fácil fazer textos e artigos de sucesso.