agenda

Experiência do paciente: como a tecnologia pode ajudar a entender melhor a importância da experiência do paciente e como melhorá-la em seu negócio.

Se o médico e sua equipe desejam proporcionar uma boa experiência do paciente, é preciso abandonar rotinas obsoletas. O uso de papel e do telefone, por exemplo, estão ficando cada vez mais ultrapassados, dando lugar a processos digitalizados e canais de comunicação de maior efetividade.

Experiência do paciente

Com a transformação digital na área médica, várias rotinas podem ser automatizadas. Dessa forma, o paciente não só fica satisfeito por causa da agilidade, mas também em virtude de um atendimento mais personalizado e humanizado. Para entender melhor a importância da experiência do paciente e como melhorá-la, continue a leitura até o final!

Por que a experiência do paciente é importante?

Pacientes devem estar no centro da estratégia de um empreendimento médico. Isso significa elaborar um planejamento focado em atender às dores e necessidade das pessoas, visto que esta é a chave da satisfação e fidelização.

Quem ainda insiste em fazer uma jornada do paciente com pouca tecnologia estará fadado ao fracasso. Felizmente, entender as necessidades das pessoas não requer suposição e nem achismos: por meio da pesquisa, os pacientes expõem os seus pontos de vista sobre o atendimento, cabendo à equipe médica aprimorar essa experiência de forma contínua.

Por mais que a pesquisa seja crucial, alguns pontos já devem ser de conhecimento do médico e sua equipe. Um dos principais deles é que o paciente da atualidade, assim como um consumidor, espera agilidade, praticidade, personalização e humanização.

Mobilidade

Muitas pessoas preferem resolver suas coisas usando um celular. Uma vez identificado isso, a equipe médica pode disponibilizar, por exemplo, um canal para o agendamento de consultas, com um sistema de notificações.

A aplicação deve operar de forma inteligente, pois, se alguém precisar remarcar o atendimento, a vaga fica logo disponível a outra pessoa. O simples fato de o paciente não precisar mais perder tempo com ligações já aumentará suas chances de avaliar bem a clínica ou consultório.

A mobilidade ajuda a resolver justamente a ineficiência do atendimento por telefone. Conforme explicaremos adiante, um software de gestão é crucial nesse sentido, visto que ele não só armazena informações, mas deixa os registros organizados e acessíveis.

Comodidade

A mobilidade tem por consequência a comodidade. Esta tem relação com o fato de que o paciente tem o seu tempo mais respeitado, visto que ele pode agora agendar suas consultas rapidamente, por um aplicativo da clínica ou WhatsApp, por exemplo.

Como melhorar a experiência do paciente?

Reforçando o que já falamos, a primeira coisa a ser feita é conhecer a fundo os pacientes atuais e futuros. A ideia é fazer um planejamento estratégico focado nas pessoas, definir métricas de performance e acompanhar de perto todas as etapas da jornada do paciente.

De uma forma geral, essa jornada pode ser mapeada considerando as seguintes etapas:

  • primeiro contato do paciente com a clínica, que pode ser, por exemplo, em uma postagem de rede social;
  • paciente demonstrou interesse em entender melhor sobre algum tratamento, podendo ser uma pista que ele deseja agendar uma consulta;
  • paciente foi atendido e agora tem uma percepção sobre a clínica, que pode ser positiva, negativa ou indiferente.

Como um software de gestão integrada pode ajudar?

Dados são a base de uma boa experiência do paciente. Todavia, não basta analisá-los superficialmente, pois isso não dará os diferenciais competitivos que a clínica ou consultório precisam.

Na prática, pouco ou nada adianta extrair algum conhecimento relevante de uma planilha do Excel — somente um software de gestão integrada pode transformar dados em informação e conhecimento útil ao negócio.

telediagnóstico experiencia do paciente

Com a integração, o software de gestão entrega relatórios robustos sobre a performance da clínica ou consultório. Além disso, ele permite que os vários programas usados pelo médico e a equipe compartilhem dados, unificando-os em uma interface centralizada. Dessa forma, as decisões passam a ser tomadas com nível maior de acerto, trazendo melhorias contínuas na experiência dos pacientes.

Por que o sistema da Gestão DS?

Ainda que o médico seja bastante competente, se ele não tiver gestão, o negócio dificilmente vai sobreviver. Esta é uma das premissas do sistema da Gestão DS, ajudando profissionais de saúde a trabalhar com uma ferramenta robusta de armazenamento e organização de dados dos pacientes.

Além da integração com outros softwares médicos, a solução da Gestão DS ajuda no gerenciamento financeiro do negócio. Sobre recebimentos e pagamentos, por exemplo, as entradas e saídas podem ser gerenciadas com rapidez e facilidade. Com essa funcionalidade, é possível organizar o sistema por caixas, categorias ou formas de pagamento, de modo a gerar relatórios de receita referentes a cada tipo de procedimento.

Marketing médico

O software da Gestão DS pode ser configurado de modo a automatizar o envio de e-mails aos pacientes. Dessa forma, eles podem ser informados, por exemplo, sobre novidades da clínica, além de felicitações de aniversário. Outros benefícios da funcionalidade de marketing incluem:

  • ranking de pacientes: o software mostra, baseado em critérios definidos previamente, quem são os pacientes mais valiosos da clínica ou consultório;
  • fontes de indicação: mostra os pacientes que recomendam os serviços do negócio às outras pessoas com maior recorrência;
  • gestão de oportunidades: ajuda a identificar novas oportunidades de negócios, com base nas interações dos pacientes com os canais de contato da clínica.

Pesquisa NPS

A pesquisa NPS (Net Promoter Score) tem por objetivo identificar se um paciente pode indicar ou não a clínica a outras pessoas. Em geral, a classificação é feita da seguinte forma: notas entre 0 e 6 indicam os detratores ( que falam mal da clínica). Avaliações entre 7 e 8 são de pessoas neutras, e entre 9 e 10, de pacientes que indicam o negócio, ou promotores.

A Gestão DS, via e-mail, faz a seguinte pergunta após o atendimento ao paciente: “O quanto você recomendaria os nossos serviços a outras pessoas?”. Tal processo, convém frisar, ocorre de maneira automatizada em nossa plataforma.

Uma boa experiência do paciente se dá em função de um software de gestão integrada. Rotinas obsoletas como o uso demasiado do telefone devem ser abandonadas, dando lugar a soluções mais ágeis e automatizadas, visando melhorar a comunicação com os pacientes.

Para conhecer outros benefícios e diferenciais do software da Gestão DS, entre em contato com nosso time agora mesmo!

Não deixe de conhecer nosso software médico de gestão de clínica e fidelização de pacientes;

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso