agenda

Há algum tempo, o agendamento de consultas em uma clínica era feito de forma tradicional. Ou seja, com a secretária atendendo ligações, consultando uma agenda física e marcando consultas, conforme o horário disponível. Hoje, algumas clínicas ainda continuam com o mesmo processo, mas essa tendência é cada vez menor por causa do agendamento digital.

No post a seguir, confira por que essa nova modalidade faz diferença para um bom atendimento. Veja também suas vantagens para os pacientes e os benefícios para o consultório. Boa leitura!

Por que fazer o agendamento digital?

Para o sucesso de uma clínica, a excelência médica não é suficiente. Afinal, atualmente as pessoas buscam uma experiência completa, que inclui um bom atendimento, desde antes de irem efetivamente à consulta.

Nesse sentido, o agendamento digital tem uma grande conexão com esse atendimento eficaz e de qualidade. Afinal, otimiza vários aspectos.

Por exemplo, quando o agendamento tradicional é prioridade, é necessária uma pessoa que atenda todas as ligações e tenha um grande controle da agenda. Com isso, pode-se perder muito tempo. Afinal, se um paciente marca, desmarca e depois quer remarcar novamente a consulta, são diversas alterações que precisam ser feitas e atualizadas.

agendamento digital

Dessa forma, essa pessoa pode gastar muito tempo consultando, escrevendo e checando com o médico sua disponibilidade. Assim, ela não consegue se dedicar a outras atividades de forma completa, e pior, não pode dar a atenção devida a pacientes que estão aguardando para entrar. Por isso, pode comprometer a experiência deles, bem como envolver a contratação de outra pessoa, o que aumenta os custos.

Já no atendimento digital, tudo isso pode ser evitado, já que é um sistema que oferece diversas vantagens para pacientes e clínicas.

Quais as vantagens do agendamento digital para pacientes?

Os benefícios proporcionados pelo agendamento digital começam no primeiro contato com os pacientes. Veja alguns deles a seguir!

  • O paciente pode marcar sua consulta mesmo em um domingo à noite, sem depender da disponibilidade de atendimento da secretária.
  • É possível cancelar e remarcar a qualquer momento, sem que cause à secretária o trabalho de anotar e apagar as mudanças em uma agenda física.
  • É possível ver todo o quadro de horários do médico, organizando melhor a própria disponibilidade do paciente, algo importante para quem trabalha ou tem compromissos.
  • É possível ter acesso a outras informações do médico pelo link, o que dá ao paciente referências sobre o profissional e mais segurança.
  • Todo o processo de marcar a consulta é fácil e rápido, podendo ser feito de qualquer dispositivo eletrônico e evitando filas de espera e ligações ocupadas.
agendamento digital

Como o agendamento digital beneficia a clínica?

Para o consultório, as vantagens do agendamento digital também são variadas e podem fazer toda a diferença na qualidade desse atendimento. Por exemplo:

  • a secretária não precisa ficar pendente de aplicativos ou ligações o dia inteiro;
  • o paciente pode entrar em contato apenas para responder à confirmação ou realizá-la de forma automática;
  • os custos com telefonia e colaboradores diminuem;
  • o investimento vale a pena, pois os softwares podem ter outras funções;
  • é possível compreender os horários e dias mais requisitados;
  • com os dados, pode-se traçar o perfil dos pacientes;
  • o índice de abstenção cai, pois o horário fica disponível imediatamente após um cancelamento;
  • é possível integrar o atendimento a outros aspectos da gestão da clínica;
  • a satisfação na experiência é maior, o que influencia na fidelização do paciente.

Antigamente, não havia recursos para facilitar o agendamento em consultórios. Com isso, era preciso que a secretária administrasse a agenda de forma precisa, bem como atendesse os pacientes, o que podia comprometer a excelência das duas funções. Agora, o agendamento digital se torna possível e é altamente recomendado para quem busca sucesso em seu consultório. Afinal, esse processo oferece vantagens para a empresa e seus pacientes, garantindo um melhor vínculo entre eles.

Gostou do post? Descubra como entrar de vez no mundo digital e melhorar todos os processos de sua clínica!

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