gestãods

As instituições hospitalares investem em iniciativas para promover a segurança do paciente. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4 em 10 indivíduos sofrem danos durante a atenção primária e ambulatorial.

bussines wooden office desk workplace with blank cellphone various supplies mock up laptop smart phone cup coffe

A cultura de segurança do paciente é compreendida pela OMS como valores, atitudes, competências e padrões de comportamentos individuais e coletivos. Estes, por sua vez, determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da administração, no desenvolvimento de uma organização segura.

Continue a leitura até o final para entender melhor a importância da cultura de segurança do paciente e quais as melhores práticas!

Porque a cultura de segurança do paciente é tão importante?

A Cultura de Segurança do Paciente (CSP) é um componente estrutural dos serviços, favorecendo a implantação de rotinas seguras e padronizadas, diminuindo os incidentes em indivíduos hospitalizados. Sua principal função é medir as condições organizacionais que levam a possíveis danos aos pacientes nos serviços de saúde.

Essas avaliações servem para:

  • diagnosticar o nível de cultura de segurança;
  • possíveis riscos de dano;
  • benchmarking interno e externo;
  • evolução das intervenções de segurança do paciente;
  • acompanhar evolução da CSP com o tempo;
  • notificar os incidentes.

Como criar essa cultura?

Atualmente, existem consensos internacionais e protocolos para promover a CSP, embora as instituições tenham autonomia na hora de personalizar os seus protocolos. No Brasil, o protocolo da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) conta com várias metas para garantir a segurança do paciente. Confira algumas delas a seguir!

Identificação correta do paciente

Identificar o paciente, apesar de ser simples, é algo facilmente esquecido pelos profissionais. Quando isso ocorre, pode dar origem a erros graves, como troca de prescrições e até procedimentos indevidos. Por causa disso, a identificação correta ganha o primeiro lugar dentre as metas internacionais para a segurança do paciente.

segurança do paciente

Comunicação

Para o sucesso da CSP, uma comunicação eficaz é fundamental, já que o ambiente hospitalar conta com diversos profissionais. Caso ela seja falha, o erro pode se propagar na cadeia de ação e tomar proporções ainda maiores. Uma das abordagens mais comuns usadas para evitar esses erros é a comunicação em alça. Nela, a pessoa que recebe a ordem sempre a repete, visando verificar se entendeu corretamente; apenas após a confirmação do superior, ela inicia a açãosolicitada.

Cirurgias

Mesmo os procedimentos cirúrgicos sendo considerados atos médicos, a enfermagem pode auxiliar na segurança do paciente. A verificação de checklists durante o procedimento, a adequação do procedimento quanto à identificação e ao local também podem ser feitas em conjunto com enfermeiros e técnicos.

Redução do risco de infecções

A infecção hospitalar está estreitamente relacionada à transmissão pelos próprios funcionários da instituição. A higienização de mãos, a esterilização de equipamentos e os cuidados com pacientes em isolamento respiratório ou precaução de contato evitam que os próprios profissionais sejam contaminados.

cloud computing conceptcloud transfer datacloud computing big data center future infrastructure digital ai concept virtual hosting symbolicon upload downloadvirtual hosting symbol 1

Quais os desafios de implementação da Cultura de Segurançado Paciente?

Sem o comprometimento de toda a equipe, será impossível adotar a CSP. Logo, coordenação e gestão tornam-se fundamentais nesse sentido, aumentando, assim, a chance de adotar práticas rotineiras e padronizadas na clínica. A cultura de segurança do paciente é fundamental para clínicas serem cada vez mais valorizadas por quem as usa.

Com o Prontuário Eletrônico da Gestão DS, você otimiza o atendimento, facilitando os cadastros com modelos personalizados de prontuários e prescrições. Além disso, é possível fazer agendamento on-line, controle financeiro, telemedicina gratuita, marketing médico e mais uma série de funcionalidades criadas para facilitar a gestão da sua clínica ou consultório.

Fale com a gente para obter mais informações de como nossa solução te ajudará a criar uma cultura de segurança do paciente na clínica!

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso