Teledermatologia: o que é, como usar e quais os benefícios?

  1. Home
  2. »
  3. Dermatologia
  4. »
  5. Teledermatologia: o que é, como usar e quais os benefícios?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Antes da pandemia provocada pela Covid-19, o uso da teledermatologia era pouco requisitado pelos pacientes. Segundo o 5º distrito dermatológico da SBD – Regional São Paulo, em 2020, apenas 7% dos pacientes usavam teleatendimento. Até então, as pessoas não haviam percebido o alto valor das suas funcionalidades. 

Alguns médicos foram questionados quanto à resolutividade da teledermatologia.  86% deles relataram que a tecnologia tem capacidade em atender às suas demandas. Atualmente, o software para dermatologista da Gestão DS está presente em mais de 3.000 clínicas, o que comprova a adesão dos dermatologistas e pacientes aos serviços de teledermatologia. Continue lendo e descubra mais sobre essa tecnologia!

O que é a teledermatologia?

Teledermatologia é a dermatologia aplicada por meio de Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT). Essa ação faz com que ocorra a socialização de informações de quadros de saúde de pacientes entre médicos dermatologistas e não dermatologistas, o que se chama de teledermatologia secundária. 

Essa prática pode acontecer de maneira simultânea ou em tempos diferentes, como também, em várias localizações geográficas. Existe ainda, a teledermatologia terciária, que possibilita o diálogo entre os médicos da área dermatológica. 

Por meio da dermatologia feita à distância, a comunicação entre paciente e médico facilita algumas práticas que envolvem um atendimento médico, como consultas, diagnósticos e a leitura de exames e laudos.

Em 2020, com o avanço da pandemia, o Conselho Federal de Medicina entendeu a necessidade da telemedicina para realizar teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta. Nesse período houve a regulamentação temporária de consultas remotas, pela Portaria nº 467/20, expedida pelo Ministério da Saúde. 

Como são as consultas dermatológicas à distância?

Com o desenvolvimento da dermatologia à distância, o ramo se aprimorou e foram encontradas metodologias de atendimento para que os processos ocorram com maior dinâmica, assertividade, e para que alcance o seu real objetivo que é o atendimento e outras práticas realizadas de longe. 

Para que os médicos dermatologistas atendam seus pacientes dentro de todas as técnicas impostas pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) foi criado um manual para orientar os profissionais de como as consultas devem ser conduzidas e os cuidados necessários. No Manual da SBD, o dermatologista obtém algumas informações, como critérios de atendimento, limites e cuidados, documentação etc.

É interessante saber que, para ter acesso às consultas virtuais, é necessário que o médico dermatologista seja cadastrado no STT (Sistema de Telemedicina e Telesaúde). 

Quais são as modalidades de teledermatologia?

As consultas dermatológicas à distância se apresentam com algumas modalidades que as direcionam para diferentes formatos de atendimento de teledermatologia.

Modalidade armazenamento e envio 

Nessa modalidade de atendimento, o paciente envia 3 fotos do problema para o médico, de preferência pelo celular. Essas fotos devem ser tiradas em 3 dimensões: distante da lesão, para que o profissional visualize a região ao redor; média distância e próxima a lesão, para que aconteça uma análise mais profunda e um correto diagnóstico. 

As fotos devem ser armazenadas para que haja um comparativo no decorrer do tratamento, e ao final, as imagens confirmando o resultado positivo do tratamento. As fotos ficam armazenadas em um banco de dados e podem ser acionadas a qualquer momento.

Modalidade teleconferência

Na telemedicina por teleconferência, a consulta é um diálogo online direto entre dermatologista e paciente. Em alguns casos, é possível a presença de um médico consultor, que é o médico da Atenção Primária. O horário da consulta é combinado previamente entre as partes.

Por ser um contato virtual mais dinâmico, há possibilidade de o médico visualizar outras partes do corpo que não foram demonstradas nas fotos. Isso ajuda a ter melhor esclarecimento do quadro clínico. Durante a consulta, o profissional orienta o paciente sobre como será o tratamento. A receita é enviada com assinatura digital para o e-mail do paciente, tudo dentro da ética médica

Modalidade híbrida

Na teledermatologia é mais recomendado que as consultas sejam feitas na modalidade híbrida, ou seja, consulta à distância e presencial. O atendimento híbrido é eficaz sobretudo para doenças crônicas da pele, como úlceras de perna e psoríase.

As consultas híbridas são excelentes estratégias de atendimento, principalmente para pessoas idosas com difícil locomoção, as internadas em abrigo, presidiários etc. 

O que é necessário para fazer um atendimento à distância?

Para que a consulta à distância aconteça é necessário que o paciente tenha um smartphone conectado à internet e o médico dermatologista tenha um computador conectado à web, como também, todos os profissionais que possam dar sua contribuição durante o atendimento virtual.

Como funciona o software da GestãoDS?

O Software médico de gestão de clínicas GestãoDS é uma plataforma composta por módulos que facilitam a rotina de trabalho dos médicos dermatologistas. Isso acontece por meio de um serviço de teledermatologia totalmente gratuito. São diversas as funcionalidades que auxiliam na administração de clínicas e consultórios como:

E ainda, o software GestãoDS é um excelente recurso para a clínica fidelizar os pacientes. O sistema para dermatologista permite definir critérios que fazem com que os pacientes tornem-se especiais e a criação de ranking para entender quais são os pacientes são mais frequentes na clínica.

A plataforma possibilita identificar quais são os clientes que mais indicam os serviços e quantas consultas e outros procedimentos acontecem segundo as recomendações. É possível também, fazer a configuração de e-mails que podem ser encaminhados aos pacientes de forma automática depois da consulta, com o objetivo de passar todas as informações necessárias a eles. Você pode ainda, criar lembretes de aniversário e programar e-mails de felicitações.

Quanto ao controle financeiro, você pode administrá-lo facilmente ao fazer o controle de receitas e despesas, ter o cálculo automático do repasse do caixa quando for fechado, gerenciar o controle de estoque de material e fazer emissão de nota fiscal eletrônica dos serviços prestados.

Enfim, sabe-se que o serviço de teledermatologia é um formato de atendimento que é uma tendência para oferecer mais conforto e praticidade aos médicos. Ao fazer uso do software médico GestãoDS o profissional poderá ter agenda digital, prontuário eletrônico, prescrições e tantas outras vantagens.

Percebeu como a plataforma da GestãoDS pode potencializar o atendimento médico dos profissionais da área de saúde? Então, que tal entrar em contato conosco? Estamos preparados para revolucionar a sua clínica.

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.