Software de gestão para clínica para transformar seu negócio

  1. Home
  2. »
  3. Gestão para Clínicas e Consultórios
  4. »
  5. Software de gestão para clínica para transformar seu negócio

Sumário

É uma realidade que a tecnologia em diversas áreas tem avançado exponencialmente. Por essa razão, é importante que a empresa implemente um software de gestão para clínica e consultório nas suas rotinas de atividade.

Gestão de clínica e consultório nada mais é do que fazer o gerenciamento do empreendimento, é administrar muito bem todas as áreas da empresa. Ao ser feito com a máxima eficiência, ocorre maior produtividade, melhor performance dos profissionais, fidelização e satisfação dos pacientes e tantos outros benefícios para a clínica e os médicos.

Neste artigo, você vai descobrir por que obter um software para clínica é tão valioso.

Software de gestão para clínicas

Quais são as principais funcionalidades de um software de gestão clínica? 

Um software inovador e moderno deve ter funções capazes de potencializar os serviços médicos e facilitar o atendimento aos seus pacientes, para que ambos sintam-se satisfeitos. Observe algumas funcionalidades essenciais que um sistema operacional, obrigatoriamente deve ter.

Software de gestão para clínica com agendamento online

Um dos pontos que os clientes/pacientes mais desejam é a facilidade e agilidade em todos os serviços que buscam. Poder agendar qualquer tipo de procedimento ou consultas online é um atrativo enorme para os pacientes.

Especificidade para especialidade

Para que um software de gestão para clínicas seja realmente o ideal, é necessário que todas as especialidades presentes na clínica estejam presentes nele. Afinal, a clínica tem um conjunto de especialidades, e todos os médicos precisam usar as funções do software para executarem bem seus atendimentos.

Software de gestão para clínica com telemedicina gratuita

É importante compreender que a telemedicina inicia desde o agendamento. Assim que o cadastro é concluído, é encaminhado um link para o e-mail informado. Então, o paciente já pode começar sua consulta de maneira privativa. Assim que o agendamento é confirmado, o usuário/médico inicia o atendimento via teleconsulta.

Software de gestão para clínica com agenda digital

Um software inovador tem uma agenda digital que faz uma gestão completa e personalizada das consultas marcadas, que pode ser visualizada a qualquer momento e de qualquer lugar. O médico pode observar se o paciente confirmou o agendamento e se já o está aguardando na sala de espera virtual ou se não se fez presente.

A consulta pode ser confirmada automaticamente ao enviar um email ou SMS para o paciente.

Software de gestão para consultório

Software de gestão para clínica com prontuário eletrônico

Para que um prontuário eletrônico tenha boa funcionalidade é importante que seja personalizado conforme especialidade médica. E mais, a integração com a plataforma de telemedicina é fundamental. Pelo sistema é possível obter modelos personalizados de prontuários e prescrições, repetir informações com um click, obter padrões de atestados e encaminhamentos com sigilo de segurança.

Emissão de Nota Fiscal

A emissão de NF é uma responsabilidade de todo empreendedor. Por meio de um software completo, o médico pode realizar a emissão a partir da integração com NF e.io.

Por que a migração de software médico é importante? 

Se tem uma coisa que toda empresa deseja é estar atualizada com o máximo de inovações tecnológicas que vão surgindo constantemente no mercado, não é mesmo?

Os procedimentos migratórios são exatamente para uma empresa transferir todos os seus dados para um novo software, uma plataforma mais atualizada, com mais funcionalidades e melhor acessibilidade.

A princípio surge uma insegurança grande dos gestores por medo de perder dados importantes para o bom funcionamento do negócio. Porém, quando a migração é colocada sob responsabilidade de uma empresa séria, especializada e comprometida com os serviços que presta, a taxa de perdas é quase zero. 

É quase impossível perder todos os dados. Mas algumas poucas perdas só acontecem se o software antigo estiver corrompido ou acontecer um bug durante os procedimentos. O processo migratório dura em média duas ou três semanas, mas é um tempo valioso quando se pensa na transformação que o novo software médico pode promover à clínica e aos médicos.

O que pode ser melhorado ao ter um software para gerir clínica?

Com um software de gestão para clínica de alto padrão vários fatores podem ser otimizados na clínica, como:

  • recepção dos clientes;
  • manutenção dos dados atualizados de fácil acesso;
  • armazenamento das informações;
  • autonomia do paciente; 
  • feedbacks rápidos ao paciente.

Ao desenvolver melhor esses e outros tipos de serviço, a clínica pode promover employer branding e ganhar identidade em sua marca.

Como um software pode ajudar na gestão financeira?

Na verdade, a criação de todos os empreendimentos acontecem com o intuito de conquistar desenvolvimento financeiro, isso é fato. À vista disso, o setor financeiro é uma área que precisa ser muito bem gerenciada, para que aponte exatamente como anda a realidade da empresa. 

Para que o negócio continue progredindo, o fluxo de caixa deve ser acompanhado constantemente. Porém, o fluxo de trabalho que compete ao setor de finanças é muito intenso e constante, como entradas e saídas de notas fiscais, entrada e saída de valores, folha de pagamento etc. Devido a tudo isso, é importante que se faça uma correta contabilidade

Portanto, é imprescindível que o software contratado tenha a funcionalidade gestão financeira. Ao investir em uma plataforma que proporciona uma automação moderna das atividades financeiras, as atividades são concluídas com celeridade e assertividade, e com isso, ficam mais fáceis de serem acompanhadas pela plataforma.

Ao usar um software com múltiplas funções, a empresa consegue otimizar também o processo de cobranças. Por meio desse recurso, o programa pode definir a data que o paciente deve receber o boleto de cobrança automática do atendimento recebido, e enviá-lo por e-mail. E mais, o sistema pode emitir alerta sobre a data de vencimento, como também, informações sobre boletos que se encontram em atraso.

Outra praticidade que um sistema de gestão de clínica deve ter é a de fazer cobranças inteligentes por meio de um sistema integrado com uma agência bancária. Quando existe essa integração, o sistema cria e envia o boleto. O próprio sistema faz a atualização para “contas a receber” e, no momento em que o pagamento é efetuado, a quitação é feita automaticamente.

Por fim, como vimos, ter um software de gestão para clínica é uma iniciativa estratégica para oferecer um atendimento de primeira linha aos clientes, ajudar os profissionais a administrarem seus trabalho, e com isso, elevar a produção dos processos de forma que potencialize o reconhecimento da marca no mercado.

A GestãoDS é uma healthtech focada em desenvolver soluções inovadoras, e tem todas as funcionalidades que citamos acima e muito mais. Viu como a GestãoDS é a solução ideal para a sua clínica.

Então, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos capacitados para transformar a sua clínica.

Felipe Ravanello
Felipe Ravanello

Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.