Homeopatia: como funciona essa modalidade de tratamento para a saúde?

  1. Home
  2. »
  3. Gestão para Clínicas e Consultórios
  4. »
  5. Homeopatia: como funciona essa modalidade de tratamento para a saúde?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Para entender como a homeopatia funciona, é importante entender o que é a homeopatia. Entender sobre os medicamentos homeopáticos funcionam e como um especialista poderá tratar. 

Se você tem o objetivo de ingressar na carreira, saiba que há diversos Cursos online sobre homeopatia dentro do mercado digital.

Vamos lá?

homeopatia

A Homeopatia Realmente Funciona?

Com o objetivo de responder essa pergunta, é fundamental apresentar para você sobre o panorama homeopático brasileiro. Essa especialidade vem sendo credenciada pelo Conselho Federal de Medicina desde o ano de 1980 e ofertada pelo SUS como sendo uma prática integrativa e complementar.

Da mesma forma que os outros tratamentos, a homeopatia é constantemente estudada para apontar evidências de sua função, que ainda está sendo discutida e pesquisada para melhor entendimento.

Esta é uma técnica que tem o objetivo de estimular o corpo a responder ao seu próprio desequilíbrio e leva em consideração a personalidade do paciente para ditar a medicação adequada.

Notavelmente, a homeopatia tem o objetivo de estimular o raciocínio holístico com o objetivo de compreender sobre as doenças, melhorando a resolução clínica da doença e é usada em muitos casos como forma de prevenir problemas de saúde.

Homeopatia e Medicina Tradicional

Por ser considerada uma grande prática integrativa e complementar, a homeopatia é aplicável em várias profissões dentro da área da saúde e pode ser aplicada sempre de forma coadjuvante, além dos tratamentos convencionais.

Pesquisas mostram que a combinação de homeopatia e medicina tradicional pode ajudar a promover a saúde e tratar doenças crônicas. No entanto, também é útil no tratamento de doenças agudas.

A tecnologia complementa todos os objetivos com o objetivo de sempre evitar que uma pessoa adoeça e estimula o organismo a agir de forma integrada buscando equilibrá-lo.

Como funciona a homeopatia?

Os profissionais homeopatas costumam fazer perguntas que irão sempre aos sintomas do paciente com o objetivo de indicar o tratamento homeopático correto. Os hábitos, desconfortos, sensações aumentarão e, como resultado, um profissional irá prescrever para o paciente.

Durante o tratamento, todos os pacientes devem sempre monitorar todas as reações do seu organismo e reportar a um especialista com o objetivo de verificar a eficácia do medicamento, que pode ser ajustado durante o tratamento.

medicamentos homeopáticos

Medicamentos homeopáticos?

Dentro da homeopatia, o medicamento não faz com que o corpo responda para combater a doença. Incentiva o corpo a permanecer ativo no processo e incentiva todo o corpo a funcionar adequadamente e restaurar sua função normal.

Segundo a Farmacopéia, o medicamento homeopático é uma distribuição de qualquer forma medicinal dada segundo os princípios de semelhança e/ou identidade, com fins terapêuticos e/ou preventivos. É obtido por técnicas de dinamização para uso interno ou externo.

A fonte de medicamentos homeopáticos pode ser plantas, minerais, animais, produtos de origem química, produtos de origem biológica, produtos patológicos ou não patológicos e produtos de outra natureza

Para as formas tópicas de medicamentos, a Farmacopeia Homeopática Brasileira também considera outros insumos inertes: curativos (curativos e gaze), cremes, gel, gel-cremes, loções, pomadas, etc.

Cuidados

Para manter o medicamento em boas condições e otimizar o efeito do tratamento homeopático, há algumas sugestões, como:

• Evite umidade, luz solar direta, altas temperaturas, odores fortes e radiação.

• Tome cerca de 15 minutos antes ou depois das refeições.

• Evite tocar em bolas, pílulas e comprimidos com as mãos.

• Evite tocar o conta-gotas na boca.

• Não reutilize um frasco contendo um medicamento com outro.

• Não use o mesmo conta-gotas para diversos medicamentos.

• Não se automedique.

• Não recomende seus medicamentos homeopáticos a outras pessoas.

• Não repita a medicação sem consultar o seu médico.

• Mantenha os medicamentos sempre fora do alcance das crianças.

Benefícios dos medicamentos homeopáticos?

Nos arquivos de homeopatia desenvolvidos na Índia, são apresentadas as principais vantagens da homeopatia, tais como:

• Seguro e baseado em substâncias naturais.

• Use pequenas doses de substâncias simples – as drogas não têm efeitos tóxicos e são seguras de usar.

• Não atua diretamente nos micróbios, mas no sistema imunológico – nenhum micróbio conhecido é resistente à homeopatia.

• Os medicamentos homeopáticos são administrados de forma simples e não invasiva.

• O medicamento é palatável e amigável ao paciente.

• A falta de diagnóstico da doença não representa barreira com o objetivo de iniciar o tratamento dos medicamentos homeopáticos.

• A abordagem individualizada da homeopatia está de acordo com todas as tendências dentro dos cuidados de saúde.

• Os medicamentos homeopáticos não causam dependência.

• A homeopatia é mais econômica do que outros sistemas de tratamento.

Quem pode receber tratamento homeopático?

Segundo alguns órgão responsáveis pela educação na área da saúde , a homeopatia pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que recomendada e acompanhada por um especialista.

Vários estudos apontam perfis de pessoas que optam por esse tratamento com o objetivo de melhorar a saúde e o bem estar e os há diversos fatores que tendem a levar para a escolha da homeopatia.

Informação do paciente

Em estudos realizados na Europa, Brasil, Estados Unidos e Índia, afirma que as pessoas que escolhem a homeopatia são altamente educadas, com idades entre 33 e 55 anos, tendo um estilo de vida saudável.

Fatores que influenciam

O estudo também identificou quais foram os principais fatores que levaram os pacientes a optarem pela homeopatia como tratamento. Dentre eles, destacamos:

• Preocupe-se com os efeitos colaterais de outros tratamentos.

• Os tratamentos convencionais são ineficazes ou é desejável evitar tais tratamentos a longo prazo.

• Experiência positiva em negociação.

• Preferências pessoais ou tradições familiares.

• Custo mais baixo.

• Bem-estar geral.

É importante enfatizar que a homeopatia é uma profissão de análise, pesquisa e testes contínuos. Opiniões de instituições e de profissionais de saúde questionam sempre sobre os resultados dessa prática por falta de evidência científica ou orientação profissional.

Este artigo pretende mostrar como a homeopatia funciona, bem como outros tratamentos, como remédios de ervas, que foram abordados em outros artigos.Se você estiver interessado em aprender mais sobre homeopatia, procure por bons Cursos Online.


Para saber mais sobre o software médico da GestãoDS acesse aqui!

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.