Sistema de Gestão para Clínicas e Consultórios para melhorar a eficiência do atendimento médico

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Sumário

Ter um sistema de gestão para clínicas e consultórios é um dos investimentos mais relevantes atualmente para que um negócio da área da saúde consiga maximizar seu desenvolvimento no mercado. Esse é um sistema que traz várias ferramentas que aumenta a produtividade dos colaboradores. Ela também traz mais eficiência do atendimento médico e ajuda na gestão da clínica.

sistema de gestão para clínicas e consultórios

Se você quer saber como melhorar o atendimento médico e se destacar entre outras empresas da área, então continue lendo este conteúdo. Aqui explicamos detalhadamente quais são as funcionalidades que contribuem para eficiência do atendimento e os benefícios práticos para sua gestão.

Como um sistema de gestão para clínicas e consultórios melhora a eficiência do atendimento médico?

A qualidade do acompanhamento e atendimento médico é um dos principais aspectos que impactam na experiência do cliente. Investir nesse aspecto potencializa sua taxa de fidelização, pois os pacientes se sentirão melhor tratados pelo seu negócio. Os clientes também se tornarão promotores da marca e a recomendarão para outras pessoas, amigos, colegas e familiares.

Veja a seguir as funcionalidades de um sistema de gestão para clínicas e consultórios que contribuem para o atendimento.

Agendamento de consultas online

Atualmente não é mais preciso que os seus pacientes tenham que ligar para atendentes para marcar consultas. Podem ser usados diferentes canais digitais para isso, como aplicativos de mensagem (como Whatsapp), redes sociais, site da empresa ou chatbot.

Com um sistema de gestão para clínicas e consultórios especializado, você consegue integrar as formas de agendamento com seu sistema, oferecendo formas mais rápidas e fáceis para seus pacientes. Você ainda pode disponibilizar a forma tradicional de agendamento, ou seja, por telefone ou pessoalmente.

Essa função também aumenta a produtividade dos seus atendentes ou secretários. Eles não precisarão gastar várias horas do seu dia para essa tarefa e podem se dedicar a outras tarefas mais estratégicas, como sanar dúvidas dos clientes e organizar protocolos de atendimento.

Telemedicina

Telemedicina é a prestação remota dos serviços de saúde. Essa é uma forma de assistência alternativa ao atendimento presencial recomendada pelo Conselho Federal de Medicina.

Essa comodidade torna a saúde acessível a qualquer lugar e hora. Quando ela puder ser aplicada, os pacientes não precisarão se deslocar para o estabelecimento de saúde, além de tornar a rotina do médico muito mais ágil.

Quando você investe em uma solução desenhada especialmente para permitir a telemedicina, a quantidade de atendimentos por dia é significativamente aumentada. Na prática, você consegue fazer agendamento e cadastro do paciente online, atender por videoconferência, gravar as consultas, acompanhar exames e a evolução do paciente virtualmente, além de certificado HIPAA Compliance.

Prontuário digital

Prontuário eletrônico é uma tecnologia homologada pelo conselho Federal de medicina e já é utilizada por milhares de consultórios ao redor do mundo. Basicamente, ele armazena os dados dos pacientes com mais segurança e facilita o acesso às informações.

Os dados são guardados em um banco de dados altamente sigiloso e seguro. Os documentos ainda podem ser impressos e enviados por e-mail sempre que precisar. Quando um médico for atender o paciente, por exemplo, ele acessará suas informações de forma mais rápida e fácil.

Antes de fazer a escolha de um sistema de gestão para consultórios e clínicas, confira se ele é personalizado de acordo com sua especialidade e pode ser integrado com a plataforma de telemedicina.

Prescrição eletrônica

É uma versão mais prática e moderna da prescrição tradicional. Essa inovação elimina a necessidade do papel e possibilita geração, preenchimento e envio da prescrição virtual para o paciente.

O profissional que emitirá essa prescrição deve preenchê-la com formulários médicos, assiná-la com uma assinatura eletrônica nos padrões da ICP-Brasil e encaminhar para o paciente. Esse envio pode ser feito por e-mail, SMS ou até mesmo aplicativo de mensagem (como WhatsApp).

Isso beneficia o atendimento pelo fato de poder ser acessada de qualquer lugar, desde que a pessoa tenha acesso ao seu dispositivo e acesso à internet. Em vez de preencher prescrições manualmente, o médico dedica mais tempo ao atendimento, escolha do medicamente e atenção ao paciente, aprimorando o atendimento.

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Agenda virtual para colaboradores

Uma agenda virtual agiliza a rotina da equipe de atendimento e até dos demais colaboradores. Com ela é possível filtrar informações de contato, podendo encontrar pacientes buscando diferentes informações. Outra utilidade é a possibilidade de ver a frequência de retorno ao médico de cada paciente, podendo verificar quais foram fidelizados pelo seu estabelecimento.

Como o atendimento é mais ágil, o paciente também é beneficiado pela agenda virtual. Por meio do sistema de gestão para clínicas e consultórios, você pode disponibilizar os horários disponíveis dos profissionais. Com isso, o paciente acompanha em tempo real a disponibilidade de horário de cada um deles.

Avaliação de atendimento

Após cada atendimento você pode recolher feedback dos seus clientes para conhecer as falhas ou pontos de melhoria do seu negócio. O sistema para clínicas e consultórios disponibiliza diferentes ferramentas para fazer uma pesquisa de satisfação, como o Net Promoter Score (NPS), que é bastante utilizado para essa finalidade.

Quando os dados de feedback são colocados na solução médica, a tecnologia mostra o percentual de clientes que estão satisfeitos, quantos são retidos ou insatisfeitos, entre outras informações.

Integração com outros setores

O sistema de gestão para clínicas e consultórios pode ser integrado com o setor financeiro para coletar dados sobre receitas, despesas, boletos, maquininhas, fluxo de caixa, entre outros. Quando o sistema colhe essas informações, ele cria relatórios personalizados para acompanhar o pagamento dos clientes.

Assim, você saberá o método preferido de pagamento deles, quais são os bons pagadores ou não, entre outros dados que serão úteis para o atendimento.

Como a gestão da clínica muda com sistema médico?

Com o sistema de gestão para clínicas e consultórios, você coloca o paciente como foco principal do estabelecimento médico. Seus colaboradores gastarão menos tempo com atividades burocráticas e poderão se concentrar nas que agregam mais valor tanto par ao negócio como para seus clientes.

Por exemplo, graças à coleta de feedback, você identificará com exatidão quais são aqueles que recomendam os seus serviços, além de quais serviços resultaram na indicação. Ainda se pode definir os pacientes mais valiosos para a clínica, configurar e-mails automáticos para cliente após o atendimento, criar lembretes de aniversário e mais.

Um bom sistema de gestão para clínicas e consultórios é bastante amplo e entrega várias funcionalidades que ajudam no atendimento do seu negócio médico. Mas é necessário que você encontre uma tecnologia que seja desenhada especialmente para a área médica, como a GestãoDS, que entrega toda suas vantagens listadas e mais.

Conheça a GestãoDS, como funcionam seus recursos, quais são seus diferenciais e como ela pode ajudar a melhorar a eficiência do atendimento médico!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.