Branding Médico: estratégias para criar uma “identidade”

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Sumário

O que é necessário para o sucesso de um indivíduo na Medicina? É bem provável que você tenha pensado em fatores como os estudos, especializações e talvez até os contatos, mas a coisa não para por aí. A verdade é que o desenvolvimento de estratégias de marketing médico e de gestão também são fundamentais.

Nesse contexto, temos o branding médico como um ponto de destaque. Desenvolver uma marca sólida no mercado é um grande plus para que você possa se destacar em meio à concorrência e fazer o seu nome como um profissional qualificado e bem sucedido.

Continue a leitura e confira, então, mais informações sobre esse assunto! Assim, você poderá implementar as dicas em sua rotina e obter ainda mais sucesso com a sua formação. 

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O que é branding?

O branding não é uma atitude única, mas sim o conjunto de estratégias que se unem para criar uma “identidade” para uma determinada marca ou serviço. 

Em outras palavras, branding é o ato de fazer com que cores, valores, palavras e conceitos se relacionam imediatamente a uma marca, pessoa ou serviço. É aquela velha situação em que olhamos para algo e imediatamente lembramos de outra coisa.

Qual é a importância do branding médico?

O mercado da Medicina está cada vez mais competitivo. Com o fortalecimento das redes sociais, então, nem se fala! Os médicos, atualmente, precisam ir muito além de ter um currículo recheado, necessitando também deixar a sua marca bem estruturada na região em que atua.

Por isso, investir em uma boa estratégia de branding médico é fundamental para que as pessoas liguem conceitos como “saúde” aos seus serviços, tendo a sua marca como referência e buscando os seus serviços sempre que precisarem de apoio especializado.

Quais são as vantagens de investir nesse recurso?

Conheça, agora, algumas das vantagens de investir em um bom branding médico!

Captação de pacientes

Um dos principais benefícios de investir em branding médico é a melhora da captação de futuros pacientes. Com uma melhora da estratégia de marketing, é possível que o alcance do seu negócio seja otimizado e, assim, mais pessoas possam conhecer os seus serviços. 

Fidelização

Além de captar novos clientes, o branding médico ajuda muito na fidelização daqueles que já fazem parte da sua clientela. Isso é possível devido ao desenvolvimento de atitudes benéficas para a experiência do cliente, algo que é um dos pilares desse tipo de estratégia. 

Melhora da experiência

Quando o profissional da saúde investe em branding médico, ele também está investindo em serviços e melhorias em seu consultório. Assim, há uma melhora considerável da experiência da clientela e, claro, de fatores como o clima organizacional e o fluxo geral de trabalho no negócio. Todos saem ganhando! 

Construção de uma imagem no mercado

Todos esses fatores, quando somados, trazem um resultado bem previsível: a melhora do posicionamento da sua marca no mercado. Com bons resultados, é fácil perceber que o seu consultório, sua marca e seu nome se tornarão, pouco a pouco, uma referência de bons serviços prestados, se transformando também na escolha número um dos futuros pacientes.

Identificação dos pacientes com os seus serviços

Por fim, uma vantagem pouco mencionada do branding médico é a identificação dos pacientes com aquilo que veem. Ao olharem cores, figuras ou até mesmo conceitos relacionados com a sua marca, eles vão lembrar imediatamente dos seus serviços. Assim, você estará sempre fresco em suas memórias, otimizando as chances de retornos e recomendações da sua clínica para terceiros..

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Como investir no branding médico? 

Descubra algumas maneiras de fazer um investimento consciente e inteligente no desenvolvimento do branding médico!

Pensar numa identidade visual

Identidade visual é a marca dos seus serviços. Aqui, tudo é válido: cores, figuras, formas… é necessário que tudo seja pensado a fim de transmitir uma mensagem, sensações e expectativas para aqueles que olham. 

Criar uma logo

A criação de uma logo é fundamental para dar a carimbada final em sua identidade visual. Essa figura poderá ser utilizada em receituários, na fachada da sua clínica e no uniforme de toda a equipe, gerando uma identificação do momento em que o paciente entra no local até a hora em que ele sai.

Reformar o consultório

O consultório também é um ponto muito importante no seu branding. Além de ser limpo, bonito e funcional, ele também deve ser decorado de acordo com a sua identidade visual. Não deixe nada passar batido, ok?

Pensar na qualidade do serviço prestado

Outro ponto fundamental diz respeito à qualidade do serviço que você e a sua equipe prestam. Assim, parte do branding médico também corresponde às atualizações e treinamentos frequentes, a fim de fazer com que o seu consultório se torne uma referência em saúde em sua região.

Treinar a equipe

Para que o serviço seja cinco estrelas, é importante também treinar a equipe de colaboradores do seu consultório. Assim, todos vão falar a mesma língua e os resultados serão bem satisfatórios, com melhora considerável da experiência do cliente.

Investir em marketing

Parte crucial do sucesso do branding médico consiste em um bom investimento em marketing, seja físico ou digital. Com essa estratégia, você não só aumenta o alcance dos seus serviços, mas também permite que a sua presença seja solidificada na mente dos pacientes em potencial.

Contar com o apoio de profissionais especializados

Uma boa dica para que você possa obter sucesso no desenvolvimento da sua estratégia de branding é contar com o apoio de pessoas que realmente entendam do assunto. Assim, será possível colocar em prática aquilo que realmente dá resultado, poupando tempo e dinheiro. 

Gostou de saber mais sobre o branding médico? Agora, é hora de implementar as dicas passadas em sua rotina e, assim, desenvolver uma marca que seja a cara do seu negócio. Não se esqueça de refletir os seus valores e você verá, em breve, uma otimização relevante nos resultados do seu consultório!

Gostaria de ajuda com esse e outros pontos referentes à gestão e marketing? Então, entre em contato com a GestãoDS e tenha o suporte de profissionais que têm vasta experiência nesse assunto. Pode contar com a gente!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.