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O aumento das pesquisas sobre marketing médico CFM nos mostra dois pontos interessantes: a importância do marketing digital e a preocupação com a ética médica.

Mas a busca por normas do CFM pode ser bem complexa e cansativa. Por isso, tivemos o cuidado de separar os pontos principais e compartilhar com você o que pode e o que não pode. Vamos?

Por que o Marketing Médico é importante?

Não há mais dúvidas sobre o potencial do marketing, principalmente o digital, para negócios, instituições diversas e até clínicas. Essa ferramenta amplia o número de clientes e os resultados como um todo. Especialmente o marketing médico é útil para que:

  • sua clínica seja encontrada de forma mais fácil e rápida;
  • você aumente a interatividade com os pacientes e preserve sua reputação; e
  • você otimize a lucratividade da clínica.
Marketing médico CFM

Quais são as principais diretrizes de publicização?

Para facilitar o seu lado, disponibilizamos aqui o link do Manual de Publicidade Médica. Se você ainda não leu, é bom dedicar um tempinho a esse estudo. No entanto, são mais de 100 páginas de conteúdo, então, confira as principais diretrizes a seguir:

Comunicação das especialidades e títulos

É importante seguir diversos cuidados na comunicação das informações curriculares. Tudo está bem discriminado na Resolução. Algumas das diretrizes são:

  • compartilhe no máximo 2 especialidades;
  • todos os títulos podem ser compartilhados desde que devidamente registrados e reconhecidos pelo CFM;
  • é permitido usar o termo especialista em coração em vez de cardiologista, por exemplo, para facilitar a compreensão do paciente.

Uso de fotos de pacientes em material promocional

Ainda que o paciente permita, é expressamente proibido usar fotos suas em materiais de publicidade médica para demonstrar resultados de tratamentos ou outras finalidades. Somente em eventos ou apresentações de trabalhos científicos a foto pode ser usada, ainda assim com a autorização.

Marketing médico CFM

Contrato de atores e celebridades

A participação de pessoas famosas em anúncios médicos pode ser uma boa estratégia, porém, a resolução proíbe que ela afirme, sugira ou recomende o serviço, podendo apenas apresentar o médico ou o consultório.

Participação em anúncios de produtos

Não aceite convites para participar de propagandas de produtos ou empresas ligadas à medicina. Segundo a resolução, isso é válido também em relação a entidades sindicais e associativas médicas.

Compartilhamento de informações

Os doutores precisam ser muito responsáveis com informações sobre tratamentos médicos. Você pode dar entrevistas à imprensa, mas nunca com o intuito de se autopromover ou angariar pacientes.

Em vez disso, foque nos esclarecimentos sobre as melhores recomendações médicas, eliminando teores que causem intranquilidade na população.

Uso de blogs e redes sociais

Você pode disponibilizar informações educativas sobre saúde em seu blog ou nas redes sociais. No entanto, não é permitido prestar consultoria por estes canais.

Também não use redes sociais para divulgar o seu endereço, telefone ou angariar clientes. Além disso, elimine discursos sensacionalistas, garantias de tratamento, preços, promoções e formas de pagamentos.

Outras dúvidas não encontradas no Manual.

Para dirimir todas as suas dúvidas, você deve contatar a Codame de seu CRM. Uma das atribuições dessa comissão é responder consultas relacionadas à publicidade médica.

Marketing médico CFM

Como a nossa plataforma funciona?

A nossa plataforma é focada em questões chave do marketing como automação e fidelização de clientes. É possível aumentar a lucratividade, otimizar o tempo de atendimento e aplicar outras funcionalidades como:

Agora sim, você tem uma ótima base para não errar. Neste post, você conferiu as principais diretrizes do CFM e descobriu o que pode e que não pode na publicização médica.

Se você quer seguir à risca o que determina o conjunto de diretrizes para o marketing médico CFM, aproveite a oportunidade e conheça a nossa solução.

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