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Usar as ferramentas mais eficazes para atrair a atenção dos seus potenciais clientes e fidelizar os atuais é a forma mais inteligente de trabalhar a divulgação de um negócio. E entre os vários caminhos e possibilidades ampliados pela tecnologia, a utilização do e-mail marketing para obter resultados é uma das apostas mais certeiras.

Para quem não tem familiaridade com o recurso, ele pode até parecer complicado. Mas na realidade, adotá-lo na rotina de uma clínica ou consultório é bem simples. Antes de tudo, é preciso saber que não há a necessidade de se recorrer a soluções complexas. Na verdade, o uso do e-mail marketing para obter resultados efetivos vai exigir basicamente uma dose de disposição e outra de organização.

O mais importante é entender que a tecnologia vem facilitando e muito a utilização de ferramentas para estreitar as comunicações entre negócios e suas clientelas. E claro que o e-mail marketing não está de fora dessa lista. Atualmente, é possível criar um mailing (listagem de endereços eletrônicos) e segmentá-lo dentro da plataforma de gestão da sua clínica ou consultório. E o melhor de tudo é que esse banco de dados funciona de forma integrada ao cadastro dos seus pacientes, sem a necessidade de formulários adicionais.

worker with laptop and three applications

Usar o e-mail marketing para obter resultados é mais simples do que parece

Por isso, esqueça as soluções mais complexas (e caras) oferecidas no mercado. Basta usar as informações que você já tem e estão disponíveis no seu sistema. Vencido esse primeiro passo, é hora de aproveitar da melhor forma o e-mail marketing para obter resultados.

A próxima etapa, que exige dedicação e frequência, é a criação de conteúdos. E aí existem duas possibilidades. A primeira, que imprime mais autenticidade e pessoalidade, é o planejamento e a a produção dos textos feita pelo próprio médico. A segunda opção é contar com a ajuda de um redator especializado ou uma agência de publicidade. Nada impede também (desde que haja coerência) que sejam usadas as duas soluções alternadamente ou de acordo com a demanda.

Em linhas gerais, há alguns direcionamentos sobre as boas práticas no uso da ferramenta. Neste artigo, listamos os pontos principais para que você use o e-mail marketing e obtenha resultados de forma ética e eficaz.

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young bearded doctor with both hands on the keyboard typing the recipe for a patient doctor concentrating on his work at the clinic

Entenda quem são seus clientes e defina sua persona

Saber com quem se está falando é a primeira das regras da boa comunicação. Entender o perfil dos seus pacientes é um passo essencial para a criação de uma conversa direcionada e efetiva

Por isso, antes de estabelecer um diálogo, avalie criteriosamente o perfil da sua clientela. Isso vai garantir que o seu conteúdo esteja alinhado às expectativas e interesses das pessoas a quem você se dirige. A melhor forma de fazer isso é com a ajuda da persona e do público-alvo. A primeira diz respeito à criação de um modelo com base em gênero, idade, preferências, classe econômica, faixa etária, hábitos, estilo de vida e outras variáveis do seu público real e atual.

Para a construção da persona, é necessário preciso coletar detalhes da sua clientela. O grande erro é fazer isso com base nas suas impressões pessoais. Além da subjetividade, isso também faz com que muitos detalhes importantes escapem. Em vez disso, é necessária uma pesquisa aprofundada – o que costuma demandar ajuda especializada e custos – ou aproveitar a solução mais simples.

Com base no seu próprio banco de dados dos pacientes armazenado no seu sistema de gestão, é possível ter acesso a uma grande quantidade de informações. De forma prática e rápida, esses dados já conseguem fornecer elementos importantes para delimitar o perfil de quem é usuário dos seus serviços. Com base nisso, já se pode ter uma ideia precisa do seu público.

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e-mail marketing para obter resultados

Tenha um domínio de e-mail personalizado

Contar com um e-mail cujo domínio tenha o seu nome ou o da sua clínica em vez de uma conta gratuita, como o Gmail, é importantíssimo para fixar e reforçar sua marca. Além disso, essa personalização gera muito mais credibilidade no seu público, por mostrar o profissionalismo envolvido por trás dos seus canais de comunicação. Do porto de vista da segurança e da confiança, receber comunicados de um domínio que permita identificar de imediato o remetente também conta pontos importantíssimos.

Trace objetivos

A sua intenção é atrair novos pacientes? Ou a ideia principal é fidelizar sua clientela atual? Você pretende aproveitar o e-mail marketing para obter resultados financeiros a partir da oferta de novos procedimentos? As possibilidades são muitas, e por isso mesmo precisam ser bem definidas. Por isso, estabelecer os objetivos desse canal de comunicação está no alicerce do uso do e-mail marketing. É a definição desses resultados que vai nortear o que vai ser comunicado, para quem e de que forma.

Trabalhe conteúdos relevantes

Pode até parecer óbvio, mas muita gente, na ansiedade de ver somente números, esquece de levar em consideração a importância e o interesse do público. Por isso, o ideal é criar um planejamento prévio, ainda que básico, e ter senso crítico. Pergunte-se sempre se o seu conteúdo é realmente útil para os seus pacientes, avalie se ele o ajuda e responde dúvidas frequentes. Tenha em mente que a sua comunicação precisa ajudar a sua clientela e guiá-la na solução de alguma demanda.

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Segmente seus contatos e automatize os envios

Imagine um paciente que acaba de fazer sua primeira consulta, outro que lhe procurou em busca de informações sobre determinado tratamento ou procedimento e um terceiro que é acompanhado por você há tempos. Graças à segmentação de vários perfis de público e à automatização de envios, é possível intervir e comunicar algo que seja do interesse daquele paciente de acordo com a demanda específica dele em determinado momento.

Com a ajuda da automação e da diferenciação das demandas dos pacientes, é possível criar e enviar e-mails com comunicados de boas-vindas, divulgação e detalhamento de algum serviço ou procedimento, campanhas de saúde, eventos e anúncios de novidades. Tudo isso respeitando as individualidades da sua clientela e atendendo às expectativas dela.

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Crie um calendário editorial

Separar temas e de acordo com datas e períodos do ano, como férias, inverno e celebrações sazonais, é uma ajuda e tanto para organizar a produção de conteúdo. Também é muito útil abordar temas educativos e de prevenção de acordo com períodos de maior incidência de determinadas doenças. Conteúdos que atraem a atenção dos seus pacientes porque lhes são úteis contam muitos pontos a seu favor, além de fazerem o equilíbrio com divulgações, campanhas e comunicados que têm a intenção de atrair clientela.

O segredo é manter a frequência desse canal de contato com conteúdos ricos, demonstração de atenção, estímulo à interação, mas também aproveitá-lo para gerar novas oportunidades. Desta forma, cria-se uma relação sólida de confiança com o público. Lembre-se de que, para estabelecer um vínculo baseado na credibilidade, é preciso mostrar conhecimento e autoridade na sua área de atuação e como você pode impactar as vidas das pessoas. A partir dessa conquista, o interesse pelo seus serviços vai aparecer e crescer naturalmente.

Seja claro, objetivo e use sempre um CTA

Enxugar é a palavra de ordem. Vá direto ao ponto, não faça rodeios nem prolongue o assunto. O sucesso do e-mail marketing para obter resultados está diretamente ligado à capacidade de um texto atrair a atenção e ser lido facilmente. Por isso, aposte na concisão, use uma linguagem simples e acessível, sem termos técnicos, e prefira palavras de fácil entendimento.

Além disso, sua comunicação precisa ter um intuito claro. Assim, sempre que for possível e adequado, use um Call To Action, ou CTA, solicitando do seu público uma ação ou manifestação. Isso pode aparecer sob a forma de uma inscrição em um curso, o download de e-books, a inclusão em alguma lista de interesse ou um link com mais informações sobre o assunto abordado.

Agora que você já aprendeu na teoria, que tal pôr a mão na massa e começar a utilizar o e-mail marketing para obter resultados? Na plataforma desenvolvida pela Gestão DS, essa é uma das inúmeras funcionalidades criadas para ajudar a alavancar a performance de clínicas e consultórios com o mínimo de esforço. Para conhecer o sistema ou aprender a usar a funcionalidade, basta entrar em contato com a gente. Nosso time está sempre a postos para ajudar no que for precido.

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