importância da NPS

Priorizar a experiência dos clientes é sempre o ponto principal para qualquer empresa. Ou pelo menos deveria ser. Na prática, porém, muitos negócios partem da premissa de que entendem seu público e estão sempre buscando suprir suas expectativas. E muitas delas não entendem por que é tão difícil atendê-las. A resposta é mais simples do que se imagina. Elas simplesmente não entendem a importância da NPS (sigla de Net Promoter Score), uma ferramenta essencial para avaliar a satisfação dos seus usuários.

Apesar de básico, esse erro é mais do que comum. Vamos por partes. Antes de qualquer coisa, é imprescindível para qualquer empresa entender com quem lida. E o equívoco começa bem aí. Boa parte delas toma como verdade uma suposição, baseada em impressões superficiais. Obviamente, esse jamais poderia ser um parâmetro válido para nortear a relação de um negócio com sua clientela.

A mesmíssima coisa vale para clínicas e consultórios. Mas com um ponto importantíssimo a ser levado em consideração. Pela natureza da relação que se constrói entre médico e paciente, a indicação feita por sua base de clientes para amigos e familiares é muitas vezes o principal fator de atração de pessoas interessadas no seu serviço.

importância da NPS

Levar em conta a importância da NPS é fundamental para crescer

E isso vai além: com base na experiência positiva de quem indica, esse novo público tende a ser influenciado a também estabelecer um vínculo de longo prazo com o profissional. Por conta disso, cria-se também uma fidelização orgânica entre o público e seus serviços.

Mas vamos ao início de tudo. Como então mensurar a experiência dos meus pacientes e conseguir avaliar a probabilidade de eles me indicarem como referência? A resposta simples é: perguntando. Mas a maneira de fazer esse questionamento e de tratar esses resultados é que vai fazer diferença. E bem aí entra a importância da NPS.

A ferramenta consegue, de uma forma prática e rápida, mostrar de forma bem real como anda a satisfação dos seus pacientes. E o que parece mágica se baseia em pesquisas e parâmetros bem fidedignos que ajudam no sucesso de milhares de empresas no Mundo inteiro. Além disso, a NPS funciona a partir de uma única pergunta, que pode ser respondida em segundos, tornando-a aplicável em grande e pequena escala.

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E o mais incrível: essa pequena pesquisa, hoje considerada uma ferramenta indispensável para ajudar no crescimento de clínicas e consultórios, é feita de forma automática, com respostas anônimas e resultados imediatos. Só isso já mostra a grande importância na NPS para analisar dos fatores importantíssimos. O primeiro é se você está correspondendo às expectativas dos seus pacientes. O segundo é a necessidade de ajustes que podem fazer uma grande diferença no seu sucesso.

E se só com essas informações você já começou a entender a importância da NPS, isso é apenas o começo. A partir da avaliação do seu score feito por sua rede de clientes, a ferramenta também é capaz de nortear e otimizar toda a gestão da sua clínica ou consultório. Portanto, ele é considerada uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que entenda a melhoria dos seus serviços como um dos aspectos principais para a consolidação e o crescimento no mercado.

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A importância na NPS na rotina e no sucesso de uma clínica ou consultório

Há muito tempo, a falsa ideia de que uma empresa depende exclusivamente dos esforços de quem a lidera e dos seus colaboradores caiu por terra. Na verdade, o sucesso depende de muitas outras variáveis, mas a principal delas é o nível de satisfação do público. Afinal, é ele que vai indicar o que vai bem e o que precisa ser melhorado ou reformulado.

Mas o que antes envolvia um trabalho de aproximação e a necessidade de avaliar poucos feedbacks, o que quase sempre resultava em uma conclusão que não correspondia à realidade, se transformou em algo simples e corriqueiro. Com a ajuda da tecnologia, coletar respostas dos seus pacientes logo após o atendimento é hoje uma das tarefas mais básicas de um software de gestão integrado.

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Uma pesquisa rápida, prática e extremamente eficiente

Desta forma, a NPS é enviada, coletada e calculada de forma automática pelo sistema, sem trabalho nenhum, usando os próprios dados de cadastro dos pacientes. Desta forma, eles recebem a pesquisa de satisfação por e-mail, respondem com apenas um clique e lhe dão informações valiosas que podem ser fundamentais para a clínica ou consultório.

Com base nessa pergunta única, que questiona como o seu paciente avalia o atendimento recebido, é feito um escalonamento da possibilidade de ele lhe indicar para outras pessoas. Com base no nível de satisfação, é possível saber com segurança o quão satisfeitos eles estão com seus serviços. E, a partir disso, é possível saber a chance de eles os recomendarem para suas redes de relacionamentos.

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A partir desses dados, também é possível ir além e aplicar pesquisas mais detalhadas com alguns pacientes selecionados. Com base nisso, você vai entender melhor e mais especificamente o que pode ser readequado para melhorar a satisfação deles quais as melhores formas de estreitar a relação com o seu público.

Por isso, a importância da NPS é tida como fundamental, especialmente no ramo médico. Graças à ferramenta, é possível fazer a identificação de novas oportunidades e um aproveitamento mais racional de recursos. Além de tudo, a NPS ajuda a mostrar a economia de esforço na tarefa de atrair novos pacientes, já que, em vez de uma busca ativa feita por você, isso acontece de forma natural e espontânea pelas indicações feitas por uma base de cliente satisfeita e que se sente cuidada e acolhida por você.

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