Engajamento de Pacientes: o que é e como melhorar?

  1. Home
  2. »
  3. Fidelização de Pacientes
  4. »
  5. Engajamento de Pacientes: o que é e como melhorar?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Você sabia que engajar os clientes é uma forma de fidelizá-los? O engajamento de pacientes são as interações positivas entre os pacientes e clínicas médicas, ou com os profissionais que compõem esses estabelecimentos. 

Por meio dessa estratégia, é possível criar uma participação ativa dos pacientes em seu processo de cuidados de saúde, incluindo o seguimento de orientações médicas, a adesão ao tratamento, o acompanhamento de consultas e exames, entre outros aspectos. 

O engajamento também se estende à comunicação eficaz, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível, e que as necessidades dos pacientes sejam atendidas da melhor forma possível. 

Assim, essa é uma forma de oferecer uma melhor experiência, o que, consequentemente, contribui para aumentar a satisfação e fidelização. 

engajamento de pacientes

5 dicas para melhorar o Engajamento de Pacientes da sua clínica 

Como vimos acima, investir no engajamento de pacientes traz diversos benefícios. Por isso, separamos algumas dicas que você pode aplicar para ter um contato mais próximo com o seu público. Confira!

01. Facilite o agendamento

Facilitar o agendamento de consultas e procedimentos é fundamental para proporcionar uma experiência positiva. Dessa forma, você pode oferecer diferentes canais para essa ação, como telefone, e-mail e agendamento online.

Por meio dessa ação, você pode dar opções e permitir que paciente consiga agendar a consulta com facilidade, algo essencial nesse primeiro contato com a clínica.

Além disso, mantenha uma agenda organizada e atualizada, evitando longos períodos de espera e possíveis erros de marcação. Para isso, busque um sistema de agendamento eficiente e que facilite não apenas a vida dos pacientes, mas também ajude manter a clínica organizada e produtiva.

02. Crie um ambiente acolhedor

Após o agendamento, a próxima etapa é a chegada na clínica. Neste momento, é preciso criar um ambiente acolhedor e que faça com o que o paciente se sinta confortável enquanto aguarda o atendimento.

Dessa forma, invista em uma decoração agradável, com cores e elementos que transmitam tranquilidade e bem-estar. Além disso, você também pode disponibilizar itens que o paciente possa precisar enquanto aguarda, como água, por exemplo, ou alguns brinquedos para crianças, caso esse seja o seu público.

Certifique-se também de que a recepção seja acolhedora e a equipe atenciosa e prestativa. Essa ação contribui para a construção de uma relação de confiança entre a clínica e o paciente.

03. Realize um atendimento humanizado

Cada paciente é único e traz consigo sentimentos e necessidades próprias. Por isso, é preciso realizar um atendimento humanizado, desde a recepção até o atendimento médico, como forma de demonstrar empatia e cuidado.

Portanto, escute atentamente as necessidades e preocupações dos pacientes, demonstre interesse genuíno pelo seu bem-estar e esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte. 

Ao demonstrar esse cuidado, é possível engajá-los na consulta ou tratamento, pois ele percebe como pode participar ativamente desse processo, trazendo dúvidas e também outras informações que podem ajudar o médico.

04. Tenha um clube de benefícios

A nossa quarta dica, é para clínicas populares que possuem um plano de assinatura. Nesses casos, é preciso garantir um contato mais próximo com os pacientes, para que eles enxerguem valor no plano mesmo quando não precisam necessariamente usar um serviço. 

Uma forma de garantir isso, é oferecendo um clube de benefícios. Por meio dessa estratégia, você pode oferecer descontos em outros estabelecimentos, como farmácias, além de gratuidades e outras ações interativas que mantenham o paciente engajado com sua clínica.

Essas vantagens não só incentivam os pacientes a manterem a assinatura, mas também os fazem se sentir valorizados e especiais. Por isso, um clube de benefícios bem estruturado é um diferencial competitivo para a sua clínica, ajudando-a a se destacar no mercado e conquistar a preferência dos pacientes.

05. Trabalhe o Marketing da sua Clínica

Por fim, nossa última dica também vai além do atendimento na clínica em si. No contexto do digital, marcar presença nestes canais é essencial para clínicas que não querem ficar para trás.

Logo, investir em estratégias de marketing para clínicas é fundamental para atrair e reter pacientes, pois por meio disso é possível manter a sua clínica na mente dos pacientes e também fortalecer a autoridade, aumentando a probabilidade de retorno e recomendação.

Nesse sentido, alguns canais e estratégias que você pode utilizar são:

  • Redes sociais para divulgar seus serviços, compartilhar conteúdo relevante e interagir com seus seguidores, além de também poder realizar anúncios pagos de forma online e alcançar mais pessoas;
  • E-mail marketing, para enviar novidades ou algum conteúdo rico que sua clínica preparou, como um e-book, por exemplo;
  • Tenha um site atualizado com os seus serviços e também com informações sobre a sua clínica, isso permite que paciente encontre informações de fácil acesso sempre que precisar;
  • Elabore um perfil no Google Meu Negócio. Essa ferramenta permite que sua clínica seja encontrada ao buscarem pelos serviços em determinada localidade, com informações de contato e fotos do local. Isso facilita para os pacientes.

Por fim, apesar do advento do digital, você também pode investir em outras estratégias offline para complementar o que é feito no online. Alguns exemplos são: produzir folhetos informativos, participar de eventos do setor e trabalhar datas importantes para conscientização de seus pacientes.

Em resumo, para melhorar o engajamento com seus pacientes, é essencial investir em boas estratégias, como facilitar o agendamento, criar um ambiente acolhedor, realizar um atendimento humanizado, oferecer um clube de benefícios e trabalhar o marketing da sua clínica. 

Essas estratégias podem ajudar a fortalecer o relacionamento com seus pacientes, aumentar a satisfação e fidelização, e contribuir para o crescimento da sua clínica médica. Por isso, não deixe de aplicá-las!

Você também pode aprender mais sobre esse e outros assuntos por meio de outros artigos do nosso Blog.

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.