Equipe de sucesso da clínica ou consultório como gerir

Sumário

Sabemos que o sucesso de qualquer organização depende, em grande parte, do trabalho realizado pelos colaboradores.

Nesse sentido, a formação e gerência de uma equipe de sucesso começa no momento da contratação e continua durante a execução das atividades, com a realização de frequentes reuniões e treinamentos, visando a melhora constante.

médicos olhando para o tablet

Dessa forma, este artigo dará a você algumas dicas de como montar e gerir uma equipe de sucesso, apontando a sua importância para uma clínica ou consultório médico.

Qual a importância de uma boa equipe para uma clínica?

Como já foi mencionado, as pessoas que compõe uma equipe em uma organização são um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso, uma vez que elas são prestadoras de serviço ao público e desenvolvem trabalhos essenciais ao seu funcionamento.

E, tratando-se de instituições de saúde, que possui um papel social fundamental, esse trabalho deve ser ainda mais valorizado. Dessa forma, interações negativas pode causar danos irreversíveis ao estabelecimento e transtorno a vida do paciente, já debilitado em função de possíveis problemas de saúde.

Por isso, contar com uma equipe bem treinada e comprometida com um bom atendimento é fundamental à rotina de clínicas e consultórios médicos.

Quais as qualidades de uma equipe de sucesso?

Um time de colaboradores de excelência precisa ter algumas qualidades básicas para que sejam mantidos a fluidez nas atividades desenvolvidas e um ambiente de trabalho saudável. Veja, a seguir, algumas dessas características:

  • Confiança entre os membros;
  • Capacidade de autogestão;
  • Capacidade de antecipar cenários;
  • Proatividade;
  • Ambiente colaborativo;
  • Criatividade;
  • Habilidade para gerir conflitos;
  • Facilidade de adaptação;
  • Empatia e disposição para ouvir;
  • Boa capacidade de comunicação.

Como montar uma equipe de sucesso?

Para a prestação de um trabalho com excelência, é necessário manter a equipe motivada e engajada com os valores e objetivos da organização. Para tanto, é preciso seguir determinados critérios. Veja, a seguir alguns deles.

Selecione as informações importantes relacionadas a vagas

O processo de formação de um quadro de funcionários competentes, começam com os pré-requisitos da vaga ofertada. Assim, é preciso definir criteriosamente os perfis de cada candidato, com as qualificações profissionais necessárias e as características gerais desejadas para a ocupação da vaga.

A partir daí, ficará um pouco mais simples a seleção de cada candidato e seguir com as próximas etapas.

Exponha a cultura da clínica

Outro fator necessário para a contratação de um funcionário que esteja em consonância com os objetivos da clínica é a exposição da cultura do estabelecimento. Isso o conduzirá a um comportamento desejado que fortalecerão a imagem da sua clínica ou consultório médico.

Esse aspecto é essencial, visto que esses estabelecimentos precisam dispor de um tratamento humanizado ao público e, a presença de uma equipe capacitada em atendê-lo com boa comunicação e empatia é essencial.

médica estudando para ter uma equipe de sucesso

Convoque os candidatos para entrevista

A fase final da seleção é a convocação dos candidatos para apresentação das suas capacidades por meio de entrevistas. Desse modo, é necessário que, nessa etapa, sejam apresentados os benefícios do trabalho em sua clínica e reiterados os requisitos necessários para a execução dos trabalhos.

Essa fase é ideal para conhecer um pouco mais a sua equipe, identificando os seus pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados.

Treinamento da Equipe

Uma vez contratados, é preciso que o seu time se insira na cultura da organização. É nessa etapa que precisarão ser reforçados os valores, os objetivos da empresa e apresentadas as maneiras que os trabalhos são conduzidos, por meio de treinamentos.

E, uma vez que as atividades começarem a ser desenvolvidas, é fundamental a realização de reuniões e avaliações periódicas de desempenho, a fim de se constatar os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.

Leia mais:

Aprenda como funciona a automatização de processos em uma clínica
Como aumentar a produtividade em um consultório
Como aumentar o ticket médio da clínica ou consultório?

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento da equipe?

Por mais que o processo de seleção tenha sido feito de modo criterioso, é essencial a manutenção de treinamento visando um alinhamento de expectativas e fortalecimento da motivação de cada um dos colaboradores.

É importante ressaltar que o desenvolvimento de uma equipe se trata de um trabalho incessante e que é sempre possível melhorar diversos aspectos do trabalho desenvolvido em uma organização, visando o seu pleno funcionamento e fortalecimento da sua imagem.

Uma equipe de sucesso representa um ganho para qualquer organização e, para montar e gerir bom time para a sua clínica é preciso compreender que o processo começa a partir da seleção e segue se desenvolvendo mesmo depois da contratação.

É importante entender que um atendimento ao público eficaz e um trabalho eficiente é sempre passível de melhora, visando a satisfação do público e o fortalecimento da imagem da sua clínica ou consultório. 

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e conheça 5 vantagens do prontuário eletrônico do paciente!

Não deixe de conhecer nosso software médico para gestão de clínicas médicas.

Banner otimize seu tempo com o software da GestãoDS
Felipe Ravanello
Felipe Ravanello

Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.

Search
Precisa de ajuda?