Contratação de funcionários

O sucesso de qualquer empresa passa pela boa contratação de funcionários. Afinal, são eles que ajudam a estabelecer a marca da sua empresa, através do relacionamento direto com os clientes. Por essa razão, uma clínica ou consultório médico precisa ter ainda mais cuidado na hora de selecionar os profissionais.


No post a seguir, entenda por que isso é imprescindível na área de saúde. Saiba também 7 dicas essenciais para você contratar bons funcionários para sua empresa. Boa leitura!

Por que é preciso cuidado com a contratação de funcionários?

Em uma empresa, o funcionário é aquela pessoa que está em contato direto com o cliente, para a venda de um produto ou serviço. Contudo, em empresas como clínicas e consultórios esse contato tende a ser mais longo e, inclusive, mais estreito.


Isso porque esse cliente é um paciente, que procura a especialidade médica para tratar alguma condição de saúde. Ou seja, é alguém que tende a retornar de tempos em tempos. Por isso, pode desenvolver um contato próximo, e até afetivo, não só com o médico, mas também com outros funcionários do local.


Além disso, este é o tipo de serviço que envolve informações importantes e restritas das pessoas. Por isso, o cuidado na contratação de funcionários deve ser ainda maior. Afinal, com as pessoas certas é possível garantir essa responsabilidade sobre os dados dos pacientes. Além disso, a clínica consegue evitar diversos problemas, como:

Quais as 7 dicas para fazer a contratação de funcionários ideal?

Como você viu, a boa contratação de funcionários ajuda a clínica a funcionar de forma adequada. Mas como encontrar esse profissional ideal? Para isso, você pode seguir as 7 dicas que separamos. Veja a seguir!

1. Defina o perfil profissional procurado

Depois de identificar a necessidade de contratar um funcionário, é preciso definir seu perfil e elaborar a vaga. Ou seja, além dos requisitos básicos para preenchê-la, quais outras características e habilidades essa pessoa deve ter?


Por exemplo, uma secretária não é só alguém que tem essa formação acadêmica, mas também deve apresentar habilidades de empatia, organização e agilidade para atender corretamente o ambiente de uma clínica movimentada.

2. Divulgue a vaga

Para alcançar bons profissionais, é fundamental divulgar a sua vaga. Para isso, é importante publicá-la nos lugares certos. Por exemplo, entre as redes sociais da clínica, o Linkedin pode ser um canal profissional ideal. Outra opção é contratar uma empresa de recrutamento especializada.


Além disso, vale ter em mente o prazo em que ela ficará aberta e quantos currículos são necessários para começar, considerando os que você vai eliminar. Por exemplo, para uma boa margem de seleção, pode ser que você precise de uma centena de currículos para escolher.

Contratação funcionários

3. Faça uma boa seleção de currículos

Depois de receber várias candidaturas, é preciso uma avaliação criteriosa e objetiva para otimizar a seleção e decidir quem vai para a próxima etapa. Nesse caso, você pode descartar uma certa quantidade já no primeiro momento, retirando currículos com dados incompletos ou sem foto, por exemplo.


Em seguida, conforme vai lendo, é possível selecionar os mais adequados com base na apresentação, formação e experiência profissional, que mais se adequem à clínica. Além disso, outro aspecto importante a ser analisado são as redes sociais, que podem mostrar muito de como a pessoa é e se está adequada a ocupar a vaga.

4. Promova entrevistas e dinâmicas

Uma boa forma de se chegar ao profissional ideal é usando estratégias de recrutamento, como entrevistas e dinâmicas de grupo, dependendo da vaga. Nesse momento, mais do que comprovar habilidades, é uma oportunidade para verificar se a pessoa se adequa à cultura da sua empresa. Para isso, você pode usar testes de escrita e até práticas para saber como a pessoa se porta em alguma situação recorrente.


Outra forma de saber se a pessoa está realmente interessada na empresa é estabelecer alguns “desafios”, que podem ser cumpridos e ajudam a diminuir o número de candidatos. Por exemplo, pedir que a pessoa envie uma apresentação em vídeo até determinado dia para checar seu interesse e comprometimento com prazos.

Contratação funcionários

5. Deixe claro a dinâmica do consultório

Durante a entrevista, é fundamental deixar bem clara a dinâmica do consultório ou clínica para que a pessoa que está se candidatando saiba o que se espera dela. Outro ponto imprescindível é exemplificar absolutamente todas as funções que ela terá que cumprir para que, no futuro, não haja mal entendidos nem obrigações fora do que foi divulgado na vaga.

6. Garanta um bom treinamento

Ao chegar à pessoa certa é importante dar a oportunidade para que ela seja treinada. Isso porque não só ela deve cumprir as funções, mas realizá-las da forma esperada pela empresa. Portanto, precisa conhecer as particularidades com que está lidando, como se organiza seu ambiente de trabalho e como se dá a rotina.


Para isso, é importante promover seu acompanhamento com um colaborador mais experiente e delegar aos poucos os trabalhos para que ela os realize, conforme se envolve com o dia a dia. Assim, a chance de cometer erros será menor. Por exemplo, se sua clínica aplica a telemedicina, essa pessoa deve ter um tempo para treinar e aprender como mexer no sistema utilizado.

7. Aplique um período de experiência

Mesmo aprendendo a rotina e sabendo cumprir as funções, é importante manter o funcionário contratado em um período de experiência. Assim, você pode observar suas habilidades sociais e se a pessoa está se adaptando à cultura da empresa. Para isso, é muito importante ter tudo regulamentado e registrado para que não ocorra nenhuma questão trabalhista, mesmo que você não decida continuar com esse profissional.


Uma empresa de saúde, como uma clínica ou consultório, tem as mesmas necessidades de qualquer outra organização. Portanto, para que se estabeleça no mercado e alcance o faturamento esperado, é preciso atenção a cada detalhe, como a contratação de funcionários.

Dessa forma, é possível estabelecer uma equipe capacitada e habilidosa a lidar com os pacientes, cuidando de cada processo para que sejam bem atendidos e, consequentemente, fidelizados. Para isso, é necessário aplicar boas práticas desde a elaboração da vaga, a fim de encontrar os profissionais ideais.


Viu como o profissional certo pode garantir o bom funcionamento de seu consultório? Conheça mais 6 dicas de como simplificar a rotina na clínica e ajudá-lo a trabalhar melhor!

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso