Como aumentar o ticket médio da clínica ou consultório?

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Sumário

Para ter uma clínica ou consultório médico de sucesso é preciso desenvolver estratégias para aumentar o ticket médio. Ou seja, tornar a média do valor gasto pelos pacientes em uma consulta maior. Logo, a receita do negócio cresce, assim como o diferencial competitivo, as chances de fidelização, a imagem da marca etc.

Então, ficar de olho no ticket médio é importante para avaliar o desempenho financeiro de uma clínica ou consultório médico. Afinal, nem sempre é necessário focar em elevar a quantidade de pacientes atendidos para ter melhores resultados com a lucratividade.

Para esclarecer o assunto e ajudar a trazer mais rentabilidade para o seu empreendimento, preparamos este post. Continue a leitura e entenda como aumentar o ticket médio da clínica e outras informações relacionadas!

O que é ticket médio? 

Trata-se de uma métrica financeira que representa o valor médio de cada transação realizada em um negócio. Em outras palavras, é a média do gasto pelos pacientes a cada consulta em um período pré-definido.

Como calcular ticket médio?

Essa métrica é calculada dividindo-se a receita total da clínica pelo número de pacientes atendidos em um determinado período. Por exemplo, se uma clínica faturou R$ 50 mil em um mês e atendeu 500 pacientes nesse período, o ticket médio seria de R$ 100. Isso significa que, em média, cada paciente gastou R$ 100 por visita.

Qual é a importância de acompanhar o ticket médio da clínica?

Essa métrica financeira é relevante para avaliar o desempenho financeiro da clínica, ao permitir entender quanto cada paciente gasta em média e como o gasto pode ser elevado. Afinal, aumentar o ticket médio é uma estratégia interessante para ampliar a receita do negócio.

Isso se reflete em promoções, ofertas de pacotes de serviços ou até mesmo através de melhorias no atendimento e na experiência do cliente. Além disso, existem outros motivos para acompanhar o ticket médio. Confira!

Monitoramento de desempenho

O ticket médio é uma das principais métricas financeiras para medir o desempenho financeiro da clínica ao longo do tempo. Isso porque, com ela é possível entender períodos de maior e menor receita, além de identificar tendências e áreas que precisam de melhorias no negócio.

Identificação de oportunidades de negócios

Como dito, a clínica deve usar o ticket médio para identificar oportunidades de negócios e desenvolver estratégias que elevam a receita. Por exemplo, se a clínica perceber que o ticket médio é baixo para um determinado serviço, pode promovê-lo mais ou oferecer pacotes que incentivem os pacientes a gastarem.

Avaliação de concorrência 

A clínica pode usar o ticket médio para comparar o seu desempenho com outras clínicas da mesma especialidade. Isso tende a ajudar a clínica a avaliar sua competitividade e identificar áreas onde precisa melhorar, conforme as ações da concorrência, aumentando a receita.

Planejamento financeiro

Acompanhar o ticket médio é essencial para o planejamento financeiro da clínica. Com essa informação, ela pode estimar sua receita futura e planejar seus gastos e investimentos com mais precisão. E ainda, essa é uma estratégia para entender em que momentos a clínica fatura mais e os possíveis motivos por trás disso.

Como aumentar o ticket médio da clínica?

Quando o ticket médio é elevado, o valor total das consultas também aumenta, mesmo que o número de transações ou pacientes permaneça o mesmo. Isso traz diversos benefícios para o negócio, como maior lucratividade, fidelização dos pacientes etc. Então, a seguir, acompanhe algumas dicas para aumentar o ticket médio da clínica!

Oferecer serviços adicionais

Por exemplo, se a clínica oferece apenas consultas médicas, pode considerar a inclusão de serviços como exames complementares, terapias alternativas, check-ups ou programas de bem-estar.

Isto é, você é oftalmologista? É uma sugestão oferecer exames de visão mais avançados ou lentes de contato especiais. E ainda, você tem um consultório odontológico? É possível oferecer serviços de clareamento dental por valores mais acessíveis, se combinados com outros tratamentos, para tornar a oferta mais atrativa.

Oferecer pacotes de serviços 

Outra opção é oferecer pacotes de serviços que incentivem os pacientes a gastarem mais. Isso costuma ser ainda mais eficaz para pacientes que precisam de tratamento regular, como os que têm doenças crônicas.

Assim, a clínica oferece pacotes de consultas com desconto para pacientes que realizam exames complementares ou que adquirem mais de uma consulta de uma só vez.

Personalizar os serviços

A clínica pode personalizar os serviços para atender às necessidades específicas de cada paciente. É o caso da inclusão de serviços adicionais, horários especiais de atendimento ou um tratamento mais personalizado.

Por exemplo, se um paciente chega no consultório para uma limpeza dental, o dentista pode oferecer um clareamento dental ou uma avaliação mais completa. Afinal, é mais fácil incentivar alguém que já se consulta com você e até tem algo marcado do que quem não fez isso ainda.

Aumentar o preço dos serviços

Embora aumentar os preços dos serviços possa parecer uma medida impopular, é uma opção para aumentar o ticket médio da clínica. Contudo, antes de aumentar os preços, a clínica deve avaliar cuidadosamente a demanda pelo serviço e a concorrência.

Caso contrário, o seu consultório tende facilmente a perder pacientes para a concorrência, principalmente se o seu maior diferencial são os preços acessíveis. Então, além da avaliação citada, estude as condições financeiras do seu público-alvo para entender se ele pagaria mais para ter um tratamento melhor. 

Investir em marketing

A clínica pode investir em marketing para promover seus serviços e aumentar a demanda. Isso inclui anúncios em mídias sociais, campanhas de e-mail marketing ou a distribuição de panfletos em locais estratégicos.

Então, o que achou das dicas para aumentar o ticket médio da clínica? Como visto, elas são benéficas, como maior lucratividade, diferencial competitivo, fidelização dos pacientes etc. Assim, invista em estratégias alinhadas com a realidade do seu negócio para obter melhores resultados com o aumento do valor médio de cada transação realizada na clínica ou consultório.

Pensando nisso, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros profissionais de saúde e gestores de clínicas a aumentar o ticket médio!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.