Teleconsulta gratuita no software médico da GestãoDS

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Teleconsulta gratuita da GestãoDS é uma plataforma que permite que os pacientes tenham na telemedicina, o diagnóstico de forma precisa e rápida através de uma consulta online com o profissional de saúde. A teleconsulta se dá junto com profissional especialista dentro do software médico no seu melhor dia e horário para você.

Diante do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19 em 2020, a teleconsulta foi uma das soluções mais eficientes que os profissionais de saúde encontraram para manter a segurança nos atendimentos.

Na ocasião, são utilizadas tecnologias de informação e comunicação, como plataformas e vídeo chamadas, para a realização dos atendimentos online. 

Acompanhe a seguir e conheça mais sobre os benefícios e como a plataforma de teleconsulta gratuita da GestãoDS funciona!

médico realizando teleconsulta gratuita com o software médico da GestãoDS

Qual a importância da teleconsulta?

A teleconsulta é uma modalidade que oferece benefícios tanto para o profissional de saúde quanto para os pacientes, ao passo que para os médicos, permite atender uma quantidade maior de pessoas, uma vez que possui processos otimizados.

Por exemplo, ao acessar o prontuário eletrônico, ele tem acesso a todo o histórico do indivíduo, incluindo exames antigos, não sendo necessário realizar as mesmas perguntas em cada consulta. A modalidade também permite que ele amplie o seu acesso, ou seja, o médico deixa de atender apenas pessoas que moram perto da clínica, por exemplo.

Isso porque a teleconsulta, por ser realizada totalmente à distância, permite que o atendimento seja oferecido inclusive para pessoas que residem em outros países. Esse mesmo ponto é benéfico pensando no paciente, visto que ele passa a ter acesso a atendimento especializado mesmo morando em regiões distantes. Essa é uma das maiores dificuldades no Brasil, já que cidades remotas não contam com hospitais e clínicas com infraestrutura completa para todos.

Logo, a teleconsulta surge como uma alternativa para promover a democratização do atendimento. Ela também agiliza os diagnósticos, evitando que os pacientes tenham que encarar filas e um longo período de espera para conversarem com um médico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Quais são os principais benefícios do atendimento na teleconsulta?

Na prática, a teleconsulta inclui diferentes modalidades, como tele orientação, telessaúde, tele monitoramento e tele Inter consulta.

Desde abril de 2020, a telemedicina foi autorizada no Brasil por meio da lei n.º 13.989. O maior objetivo da legislação foi atender às necessidades dos pacientes e evitar ao máximo aglomerações e sobrecargas em hospitais e clínicas.

O atendimento online pode ser utilizado por qualquer especialidade médica, para serviços de triagem, orientação e análise de sintomas. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios da teleconsulta!

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1. Redução de custos na teleconsulta

Grande parte dos sistemas de telemedicina disponíveis no mercado contam com acessibilidade no atendimento remoto, o que evita uma série de despesas relacionadas ao dia a dia de um consultório. As plataformas de telemedicina também não exigem estruturas tecnológicas robustas para funcionar, já que grande parte dos dados são armazenados na nuvem.

2. Maior rapidez no tratamento por teleconsulta

Da mesma forma, há maior rapidez no tratamento, uma vez que durante uma teleconsulta as informações do paciente estão acessíveis de onde ele estiver. Com isso, o profissional da saúde pode emitir laudos a distância ou até mesmo discutir os resultados com outros especialistas sem a necessidade de se deslocar.

3. Otimização do tempo

Outro benefício significativo que a telemedicina oferece é a otimização do tempo. Ao reduzir o período de espera e de atendimento, é possível abrir espaço na agenda para novos pacientes. Com maior disponibilidade de tempo, o profissional e sua equipe são mais produtivos e têm mais chances de atrair, atender, fidelizar e gerenciar os clientes.

4. Melhora na qualidade do atendimento

Com um software de telemedicina de qualidade, o ganho em agilidade e qualidade do atendimento é perceptível. Com um sistema completo, é possível ter mais precisão nas consultas e na emissão dos diagnósticos.

Isso traz grandes vantagens para os pacientes, sobretudo os que apresentam um quadro clínico mais grave e urgente. Para ter acesso a todos os benefícios da telemedicina, é fundamental contar com um software robusto e com diversas funcionalidades.

A plataforma de telemedicina gratuita da GestãoDS, por exemplo, oferece teleconsultas aos pacientes do consultório por meio de uma ferramenta própria de telemedicina para todos os planos.

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.