O que é telemedicina?

  1. Home
  2. »
  3. Gestão para Clínicas e Consultórios
  4. »
  5. O que é telemedicina?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

O que é telemedicina na área da telessaúde? è uma modalidade dentro da área da saúde com atendimentos médicos totalmente remotos. Entenda o que é telemedicina e como realmente funciona!

Os atendimentos via telemedicina têm sido cada vez mais comuns, sobretudo pela possibilidade de os médicos proporcionarem mais praticidade e comodidade aos pacientes. 

A telemedicina é regulamentada no país e tem contribuído para avanços significativos na área da saúde, tornando-a mais acessível. Teleconsultas, exames, diagnósticos, entre outras atividades, podem ser realizadas a distância, com total segurança e suporte. 

Acompanhe a seguir e entenda o que é telemedicina e como esse formato de atendimento realmente funciona!

o que é telemedicina

Entenda o que é telemedicina

A telemedicina é uma área da telessaúde que disponibiliza atendimentos médicos de forma totalmente remota. Com isso, o profissional pode interpretar exames, realizar diagnósticos e monitoramento, tudo online.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, essa especialidade é feita por meio de metodologias interativas de comunicação e dados. Nesse sentido, a telemedicina deve ser feita apenas por profissionais capacitados, que entendem das técnicas mais adequadas para prestar a assistência remota.

Com tecnologias robustas e recursos inteligentes, a telemedicina melhora significativamente os procedimentos adotados na área da saúde. Por não depender de deslocamentos e intervenções presenciais, o atendimento elimina barreiras geográficas, ampliando o acesso dos pacientes.

Por isso, a telemedicina é considerada mais acessível, prática e confiável, sobretudo em casos que não há atendimento físico disponível. O mais bacana é que a telemedicina oferece uma série de vantagens, tanto para médicos quanto para pacientes.

Saiba o que é telemedicina e como funciona

A telemedicina funciona por meio de equipamentos, softwares, plataformas e profissionais especializados e qualificados para o atendimento remoto. O sistema de telemedicina armazena todos os registros e dados em servidores na nuvem, permitindo que os usuários credenciados consigam visualizar as informações.

No caso da teleconsulta, o atendimento ocorre por meio da plataforma, em que o médico e o paciente entram na sala virtual para conversar. Ao concluir o atendimento, o profissional assina o prontuário digital, solicita exames, faz prescrições e envia os documentos diretamente para o paciente via e-mail.

Logo após as consultas, por exemplo, o paciente pode verificar facilmente o laudo e as conclusões do especialista sobre a sua condição médica. Todos os dados ficam disponíveis na plataforma de telemedicina, podendo ser acessados por funcionários da unidade de saúde e por pessoas externas, mediante login e senha.

Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens. A telemedicina é uma maneira de agilizar e qualificar os procedimentos, e a entrega dos laudos de diversos exames, possibilitando o diagnóstico e o início do tratamento mais rapidamente.

Confira os benefícios da telemedicina

A telemedicina permite que os pacientes obtenham assistência médica a qualquer momento e de onde estiverem. Isso permite que um número maior de pessoas tenha acesso aos principais serviços de saúde, com mais praticidade e tranquilidade.

Além disso, o aumento da acessibilidade ajuda a nivelar os atendimentos, melhorando significativamente a qualidade do cuidado de saúde. Os pacientes de telemedicina tendem a ter taxas mais baixas de internação hospitalar, períodos mais curtos de internação e mais engajamento em seu próprio estado de saúde.

Para os médicos, há vantagens atrativas, como agilidade nos atendimentos, acesso facilitado a exames e laudos, melhor monitoramento de pacientes, segurança e integração das informações, entre outras. 

Os consultórios, nesse caso, podem aumentar a capacidade de serviços, reduzir os custos, otimizar o tempo de médicos e pacientes, além de ter mais facilidade na emissão de laudos, já que tudo é feito de forma online.

Descubra como usar a telemedicina

No Brasil, o serviço de telemedicina está crescendo e se consolidando cada vez mais. Geralmente, os pacientes têm acesso a atendimentos em diversas especialidades médicas, como Cardiologia, Radiologia, Neurologia, Pneumologia, entre outras condições. 

A telemedicina é legal no Brasil e conta com iniciativas realizadas tanto pela rede privada quanto pela pública. Com isso, pacientes de cidades distantes não precisam percorrer longos trajetos para serem atendidos. As plataformas são totalmente alinhadas aos princípios médicos, proporcionando atendimentos humanizados, seguros.

Para usar a telemedicina, basta ter acesso a algum dispositivo digital, como tablet, smartphone e notebook, e uma conexão de internet. Os médicos têm a oportunidade de acessar todas as informações sobre os pacientes, independentemente do local onde se encontra.

Por meio de videochamadas e outros recursos de telecomunicação, os pacientes também têm a comodidade e praticidade de serem atendidos por especialistas, em qualquer lugar e a qualquer hora. 

A teleconsulta pode ser síncrona ou assíncrona. O primeiro formato de atendimento é feito de forma imediata, ou seja, em tempo real. Já a assíncrona é feita via mensagens de texto, que são respondidas algumas horas após o envio das informações pelo paciente. 

Seja qual for a alternativa escolhida, a telemedicina continua sendo uma metodologia capaz de aproximar o médico do paciente, garantindo acolhimento e saúde onde e quando for necessário. 

Interessado em descobrir como a telemedicina pode transformar a maneira como você oferece cuidados médicos, trazendo mais conveniência e acessibilidade para você e seus pacientes? Assista ao vídeo abaixo e veja como este serviço está revolucionando o atendimento médico no Brasil.

Veja a diferença entre o que é telemedicina e telessaúde

A telessaúde é um termo mais abrangente que a telemedicina, e engloba toda e qualquer utilização de serviços e tecnologias, que visam a assistência em saúde. Já a telemedicina é mais voltada para atividades complementares às práticas médicas, com o objetivo de otimizar o atendimento no geral.

Tanto a telessaúde quanto a telemedicina são práticas que transformaram significativamente a área da saúde. Um dos principais benefícios é a simplificação da rotina de clínicas, hospitais e demais instituições, que podem adotar softwares de gestão e plataformas de ponta.

Atualmente, o uso da telemedicina e da telessaúde são essenciais para os profissionais e especialistas de diversos setores. Utilizar essa ferramenta no cotidiano é a melhor maneira de garantir aumento da qualificação no processo de atendimento.

Não há como negar que a telemedicina oferece diversas vantagens para o dia a dia, concorda? Adotando uma plataforma como essa, é possível realizar inúmeras tarefas, como agendamentos online, controle financeiro, marketing médico, entre outras funcionalidades que facilitam sobremaneira o gerenciamento do consultório. 

O sistema da GestãoDS acompanha todos os setores, integra informações e facilita o atendimento aos pacientes. A plataforma otimiza várias tarefas na administração de uma clínica, proporcionando acesso fácil e rápido aos dados dos pacientes, tudo concentrado em um só lugar.

Quer conhecer mais sobre as funcionalidades e diferenciais do software da GestãoDS? Aproveite a visita e fale com um de nossos consultores agora mesmo!

Não deixe de conhecer nosso software médico de gestão de clínica e fidelização de pacientes;

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.