Um dos principais problemas na rotina diária dos médicos é manter a organização das finanças de clínicas e consultórios em dia. Por isso, especialmente no ramo complexo e competitivo da saúde, é fundamental contar com ferramentas que facilitam a até automatizam essa tarefa. E quando se fala em uma gestão eficaz e com resultados, é indispensável ter o apoio de um software de fluxo de caixa.

Antes de tudo, a equipe precisar estar alinhada na no objetivo de manter um controle financeiro adequado. Mas esse é apenas o primeiro passo para garantir melhores resultados para a clínica. Ocorre que, durante a vida acadêmica, a maior parte dos médicos não recebe formação nas áreas de gestão e finanças.

Obviamente, o foco da formação dos profissionais é voltado para os cuidados com o paciente. Porém, mercado atual tem passado a exigir cada vez mais um perfil empreendedor dos médicos. E quando a opção de carreira desses profissionais recai nos consultórios ou clínicas particulares, isso passa a ser mandatório.

software de fluxo de caixa

Leia mais:

Como a educação financeira para médicos pode fazer a diferença no seu futuro
Finanças para médicos: 5 dicas para organizar as contas da clínica
Como fazer o controle financeiro do consultório de um jeito simples e eficiente

Para isso, é preciso entender de alguns conceitos básicos de gestão. Isso vai permitir uma análise realista sobre possibilidades de investimentos futuros e ajudar na identificação e solução de problemas do negócio.

Entre esses tópicos, o mais importante é o fluxo de caixa. O termo define todas as movimentação financeiras que ocorrem dentro da clínica. Trata-se, portanto, do detalhamento de todos os valores que entram como receita no negócio e dos que saem como despesas. Esse controle serve para organizar e monitorar como andam as finanças da clínica e para avaliar a saúde financeira da empresa.

Neste artigo, você vai aprender sobre a importância de usar um software de fluxo de caixa e o correto gerenciamento dele. Além disso, elaboramos dicas simples para otimizar a gestão financeiras de negócios na área médica.

Boa leitura!

software de fluxo de caixa

Vida pessoal e negócio com contas separadas

A partir do conceito de fluxo de caixa, fica muito mais fácil perceber a importância de acompanhar de perto como anda esse indicador. Por isso, é essencial atentar para o erro mais comum (e grave) cometido por quem gerencia uma empresa sem ter muita experiência na área. É frequente encontrar que use a conta vinculada ao CNPJ para pagar despesas pessoais, contas do dia a dia e compras. Mas isso pode fazer todo o seu controle financeiro ir por água abaixo.

Por isso, a primeiríssima medida recomendada a empreendedores é manter os gastos pessoais e os da clínica separados. Na conta do negócio, devem ficar apenas as despesas diretamente ligadas à empresa, como aluguel, contas de água e luz, folha de pagamento e pagamentos a fornecedores.

E nada de achar que um almoço inocente, um cafezinho ou compras pessoais, ainda que de pequeno valor, não vão fazer diferença. Muitas vezes, esses gastos miúdos se transformam em uma cascata que impossibilitam o controle financeiro eficaz de um negócio.

Leia mais:

Cuidar das finanças ficou mais fácil com as novas ferramentas do Gestão DS
Como a gestão financeira para médicos ajuda a otimizar resultados
Finanças para médicos: 5 dicas para organizar as contas da clínica

software de fluxo de caixa

Um software de fluxo de caixa é também uma ferramenta estratégica

Esse controle auxiliado por um software de fluxo de caixa não leva em conta somente valores, mas ajuda a entender a real situação da empresa, mostra oportunidades e sinaliza estratégias futuras. Com ele, você otimiza seus processos e consegue entender melhor o que precisa ser feito para atingir objetivos específicos.

Com esse fluxo de caixa organizado, é possível ter uma noção mais assertiva sobre novos investimentos. Ou ainda avaliar necessidades de mudanças, de comportamento e novas formas de relacionamento com os pacientes. Por isso, um software de fluxo de caixa é uma ferramenta poderosa que vai muito além da questão financeira. Na realidade, esse controle engloba boa parte da gestão global da clínica.

Como usar um software de fluxo de caixa para crescer e melhorar a gestão

O primeiro passo para um controle efetivo do fluxo de caixa exige um planejamento detalhado, muita disciplina e comprometimento dos seus funcionários. É preciso incorporar o hábito de lançar no sistema absolutamente todas as receitas e despesas, sem exceção. Somente desta forma é possível ter controle real sobre as entradas e saídas de dinheiro.

Uma boa tática para quem está começando é reunir documentos do ano anterior ou até de meses passados e colocá-los no software. Caso você esteja iniciando as atividades do seus consultório, a rotina de alimentar a plataforma com os dados financeiros deve ser incorporada desde os primeiros dias.

software de fluxo de caixa

Mas, para isso, é essencial contar com um software de gestão completo e integrado na sua clínica. É ele que vai permitir um mapeamento global, com a geração de de gráficos e planilhas para melhor entendimento de todas as informações importantes para a gestão da empresa.

Com isso, vem também a otimização da sua rotina diária e da sua secretária. Por isso, a escolha por um software de fluxo de caixa especialmente elaborado para as necessidades de clínicas e consultórios é mais do que essencial. Em uma única plataforma, você pode acessar funcionalidades como gestão financeira integrada, prontuário eletrônico, agenda e controle de estoque.

É essa a proposta do sistema criado pela Gestão DS para otimizar a rotina de clínicas e consultórios em 360°. Com todas as ferramentas em um só lugar, operação simplificada e pacotes com funcionalidades distintas, o software da Gestão DS é a melhor forma de manter o controle e o gerenciamento do negócio na palma da mão.

Clique aqui e entenda como podemos começar a lhe ajudar hoje.

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso