finanças para médicos

Gerir todos os detalhes de uma clínica é tarefa que exige dedicação, paciência e conhecimento. E mesmo que não se trate de um trabalho complicado, esse costuma ser o calo dos profissionais que precisam se desdobrar nas tarefas múltiplas de atender seus pacientes e manter a administração do negócio em dia. Por isso, ter noção de finanças para médicos pode ser o grande diferencial para o sucesso de uma carreira e para escalonar os resultados de um consultório.

Na prática, porém, a formação desses profissionais passa bem longe do desenvolvimento de habilidades gerenciais. Embora elas sejam mais do que necessárias na rotina de uma clínica, é de fato no dia a dia e na base da tentativa e erro que essas habilidades costumam ser desenvolvidas. Mas quando falamos de finanças para médicos, é preciso ir além do básico.

Aprender sobre finanças para médicos pode ser o grande diferencial da sua carreira

cheerful male doctor using modern laptop at work

Entender sobre conceitos e técnicas que façam a gestão do negócio fluir não é só garantia de acompanhar de perto como ele anda. Muito além disso, uma boa gestão financeira é capaz de garantir a saúde da empresa, melhorar a lucratividade e viabilizar o crescimento. Sem falar que uma administração eficiente evita muitas dores de cabeça e a alocação racional e assertiva de recursos. E isso também se reflete na qualidade de vida do médico, que passa a ter mais tranquilidade e tempo para investir na vida pessoal ou na carreira.

Obviamente, esse aprendizado demanda dedicação e tempo. Mas esse é um esforço que não só compensa, como também traz uma série de benefícios no longo prazo. E mesmo que não se tenha muita disponibilidade para mergulhar no tema, algumas dicas fáceis de derem aplicadas já podem ter um grande impacto na organização das contas da clínica.

Leia mais:

Gestão de clínicas médicas: por que ela é essencial?
3 dicas para manter o fluxo de caixa organizado
O que procurar em um sistema de gestão para consultórios?

Trace metas e acompanhe-as

Estabelecer objetivos – desde que com o pé no chão e com base na sua realidade – é um dos primeiros pontos quando se trata de finanças para médicos. São elas que vão nortear prioridades, necessidades de arranjos e a alocação de recursos.

Esse é um passo que demanda análise, senso crítico e comprometimento. Antes de tudo, é preciso avaliar com cuidado a sua situação atual e o que precisa mudar para melhorar seu desempenho. Mas tenha em mente que essa meta não precisa estar necessariamente ligada ao aumento de faturamento ou de lucro.

Na verdade, é preciso fazer uma faxina geral nas finanças da clínica para então colocar foco em algo que tem potencial de otimizar o seu negócio. O simples fato de sistematizar a administração financeira da clínica já funciona muito bem como uma primeira meta que vai abrir espaço para outras.

Mas se você já tem essas informações organizadas e, graças a elas, consegue avaliar com precisão os pontos a serem melhorados, ótimo. É hora de partir para as metas mais direcionadas, como a redução de despesas ou a aposta em novos serviços que podem turbinar seus ganhos.

Leia mais:

Cuidar das finanças ficou mais fácil com as novas ferramentas do Gestão DS
Conheça os 10 indicadores que vão fazer o diagnóstico completo da sua clínica
Como transformar sua clínica em um ambiente de sucesso

medical technology concepts the doctor is working on a tablet and a digital tablet computer in a modern office 1

Mantenha o fluxo de caixa organizado

Acompanhar de perto toda a movimentação financeira da clínica, com o devido registro de despesas e receitas, é um desafio. Por isso, a organização cuidadosa do fluxo de caixa é fundamental quando se trata de finanças para médicos. O grande desafio aqui é contar com o comprometimento dos funcionários para lançarem essas informações no seu sistema de gestão.

Com o devido treinamento e a prática, porém, isso se torna corriqueiro, possibilitando o controle de saída e de entrada de recursos. Com essas informações em mãos, fica fácil entender o que pode ser mudado e melhorado para otimizar a gestão da clínica.

Isso vai possibilitar a análise de despesas desnecessárias ou que podem ser reduzidas e mostrar pontos mais vulneráveis que precisam de atenção. Assim, fica muito mais fácil e prático fazer um controle financeiro otimizado, o que se traduz em resultados melhores para o negócio.

Controle cuidadosamente os seus recursos

Independentemente de qual seja seu objetivo, melhorar o acompanhamento e a forma de aplicação dos seus recursos é essencial. Mas no meio da rotina atribulada de atendimentos e com a preocupação voltada para prestar o melhor serviço aos seus pacientes, esse ponto pode ser negligenciado. Porém, é preciso ter em mente que o gerenciamento inteligente de recursos caminha lado a lado com o operacional do seu negócio para garantir seu sucesso.

Assim, uma administração inteligente dos recursos que você tem à disposição merece atenção diária e acompanhamento sistemático. E para isso você precisa dispor de um sistema automatizado de gerenciamento que concentre essas informações e as disponibilize para consulta e avaliação.

Desta forma, contar com um sistema de gestão que agregue todos esses dados de fluxo de caixa, estoque, pagamentos e recebimentos é a garantia de mantê-los em segurança e conseguir analisá-los periodicamente. Isso vai permitir a tomada de decisões práticas e objetivas para melhorar novos investimentos e adequações da empresa.

Leia mais:

Aprenda a fazer o planejamento estratégico do seu consultório
Como otimizar o atendimento no seu consultório com o GestãoDS

laptop and stethoscope healthcare concept

Deixe suas informações financeiras sempre à mão

Com a ajuda de um sistema especialmente desenhado para as necessidades de uma clínica ou consultório, é possível manter as informações financeiras da empresa arquivadas para consulta a qualquer momento. Isso torna possível o acompanhamento permanente desses dados e a análise de desempenho da empresa.

Mas tão importante quanto tê-las à mão é a facilidade de acesso a elas. E, na prática, relatórios cheios de números mais atrapalham do que ajudam. Por isso, é importantíssimo dispor de uma plataforma de gestão que faça a apresentação desses dados sob a forma de gráficos e planilhas, muito mais fáceis de serem visualizados e interpretados.

Faça o controle de pagamentos e de estoque

O cuidado com as muitas obrigações financeiras de um consultório precisa de atenção especial. Por isso, é preciso ter um controle rígido com pagamentos, tanto os periódicos quanto os ocasionais. E confiar essa tarefa ao seu sistema de gestão garante não só que eles não serão esquecidos como também assegura a quitação em dia. Assim, é possível ter certeza de que seus fornecedores estão recebendo em dia, mantendo uma boa relação com eles, e evitar juros e multas por atrasos.

Outra forma de ficar longe de imprevistos é automatizar o controle de estoque dos seus insumos. Essa medida vai garantir a reposição tranquila e condições de compra mais favoráveis. Além de tudo, você e sua equipe não vão mais precisar se preocupar em fazer várias checagens para avaliar a necessidade de adquirir novos itens. Com a ajuda de ferramentas que fazem esse acompanhamento, você vai ser avisado quando o estoque de determinado insumo estiver baixo e precisar de atenção

Todas essas ferramentas que podem deixar a gestão financeira do seu consultório muito mais prática fazem parte da Gestão DS, plataforma especialmente criada para atender às demandas de clínicas e consultórios de diversas especialidades. Que tal conhecer as funcionalidades e começar a usá-las para potencializar seu trabalho e potencializar seus resultados?

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso