Software crm médico: benefícios e funcionalidades para sua clínica ou consultório

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Sumário

Conheça a importância do software crm médico, benefícios e funcionalidades esenciais para uma gestão de sucesso da clínica ou consultório.

Em uma clínica ou consultório médico, o foco está em promover um excelente atendimento aos pacientes. No entanto, é importante ressaltar que o atendimento vai além da consulta em si, pois envolve todo o processo pelo qual o paciente passa, desde o agendamento da consulta até a finalização do seu tratamento.

Para isso, é preciso que todos os setores da clínica trabalhem juntos e com eficiência, incluindo o marketing, financeiro, administrativo, operacional, entre outros. A solução para isso é optar por um software crm médico, que permite uma gestão otimizada e melhora os resultados da empresa.

A seguir, confira as vantagens de utilizar uma plataforma de gestão específica para a saúde e conheça as principais funcionalidades.

software crm médico

Afinal, o que é um software crm médico?

Trata-se de um software desenvolvido especialmente para clínicas e consultórios com o objetivo de aumentar a produtividade e agilizar os processos por meio das diversas funcionalidades que oferece. O mercado oferece uma série de softwares, desde os mais básicos até os mais completos, que automatizam os mais variados processos: desde o agendamento de consultas até a gestão completa da clínica.

Uma clínica não é uma empresa comum, pois seus clientes, no caso, os pacientes, têm necessidades bem específicas, principalmente considerando a diversidade de especialidades médicas. Por esse motivo é preciso contar com um software que atenda a essa demanda e particularidades.

Ou seja, além das tarefas comuns de administração de todo negócio, como controle de fluxo de caixa, gestão de compras, acompanhamento de estoque, entre outros, é necessário que a plataforma também ofereça funcionalidades como agendamento de consulta, prontuário eletrônico, comparação de imagens (no caso de clínicas com dermatologistas ou cirurgiões plásticos), evolução de gestantes (em clínicas com obstetras), curva de crescimento (para profissionais de pediatria), suporte, entre outras.

Quais são as vantagens de utilizar um software crm médico?

A cada dia, a tecnologia apresenta diversas inovações com o intuito de facilitar o nosso dia a dia e as tarefas realizadas no ambiente de trabalho, como o software crm médico. A seguir, confira os principais benefícios de utilizá-lo em sua clínica.

Centraliza as informações

Com um software crm médico que integra os setores, você terá todas as informações centralizadas na plataforma. Assim, com apenas alguns cliques você terá acesso a qualquer dado que precisar, de maneira rápida e livre de falhas ou enganos. Outra vantagem dessa centralização é a eficácia na comunicação entre os departamentos.

Ou seja, caixas e mais caixas de documentos físicos já são coisas do passado. Essa prática, além de ocupar espaço de armazenamento, dificultava o acesso aos dados dos pacientes e, ainda, havia o risco de extravio ou danos aos documentos.

Organiza os cadastros de pacientes

Cada paciente conta com um cadastro composto por inúmeras informações e documentos, como datas das consultas, procedimentos realizados, exames, prontuário, entre outros. O software crm médico consegue organizar todo o histórico de cada paciente.

Desse modo, assim que ele agendar uma consulta, basta informar um dado (o nome completo, por exemplo), para que a secretária tenha acesso a todas as informações importantes para que ele tenha o melhor atendimento, agilizando não apenas o agendamento como a consulta em si, visto que o médico terá em sua tela todo o histórico do paciente.

Garante a segurança das informações

A segurança dos dados dos pacientes não só é uma determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) como também consta no Código Penal Brasileiro. Por isso, preservar as informações de cada paciente precisa ser uma grande preocupação em todas as clínicas e consultórios.

Um bom software crm médico é capaz de mantê-las em segurança, preservando o sigilo entre médico e paciente. Ou seja, somente pessoas autorizadas terão acesso ao prontuário, resultados de exames, medicamentos prescritos e demais detalhes íntimos e particulares que jamais devem ser vazados.

Oferece diversos canais de comunicação

Estratégia omnichannel se refere ao uso simultâneo de diversos canais de comunicação. Quando utilizado em clínicas e consultórios, os pacientes contam com diversos meios para agendar consultas ou reconsultas, tirar dúvidas, solicitar exames, entre outras ações.

Utilizando um software crm médico, os pacientes poderão entrar em contato por telefone, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, redes sociais, chat disponibilizado no site. Isso garante a satisfação do cliente e uma experiência muito melhor, pois o paciente poderá escolher o canal que preferir.

Quando falamos em saúde, ter várias opções é ainda mais importante. Por exemplo, um paciente de uma clínica de otorrinolaringologia e que possui perda auditiva não teria como agendar sozinho uma consulta via telefone.

Melhora a gestão da clínica

Um software crm médico completo também conta com todas as funcionalidades de administração, como controle de entradas e saídas, emissão de notas fiscais, gestão dos funcionários, projeção de recebimentos, planejamento de investimento, entre tantas outras. Como todas as atividades são automatizadas, são executadas de forma muito mais rápida e sem chances de falhas.

Desse modo, os funcionários podem se dedicas a atividades mais complexas e que realmente necessitam ser feitas manualmente.

Por exemplo, em vez de os colaboradores do setor financeiro ficarem lançando manualmente todas as receitas e despesas, fazendo cálculos e mais cálculos para analisar a viabilidade de algum investimento, poderão solicitar relatórios complexos ao software, que os fornecerá de forma detalhada, permitindo tomadas de decisões mais assertivas.

Com uma gestão mais eficiente, os resultados financeiros são melhores e é possível expandir o negócio, seja criando outras unidades, seja ampliando o número de especialidades médicas oferecidas na clínica.

Diminui o não comparecimento em consultas

Muitos pacientes faltam às consultas porque se esquecem da data e horário. Outros, têm algum imprevisto dias antes, mas não avisam porque encontram dificuldade em entrar em contato com a clínica.

Muitas plataformas de gestão médica enviam automaticamente lembretes de consultas, solicitando a confirmação ou cancelamento também de forma automática. Assim, caso o paciente cancele a consulta, outro poderá ser encaixado no horário, otimizando os atendimentos e evitando furos na agenda do médico.

Oferece suporte à telemedicina

Basicamente, telemedicina é o termo que define toda prática médica realizada remotamente por meio de tecnologias digitais.

Há duas principais áreas de atuação da telemedicina: telelaudos, que é a emissão de laudos à distância ou a interpretação do laudo pelo médico ao paciente remotamente, e a teleassistência, que pode envolver triagem, orientação da saúde, monitorização do paciente e consultas entre médicos para uma segunda opinião sobre diagnósticos.

Como a telemedicina pode ser feita por chamadas de vídeo, áudio ou chat, permite que até pessoas de outras cidades possam facilmente virar pacientes da sua clínica. Além disso, melhora a experiência deles, visto que muitas vezes não precisarão se deslocar até a clínica para levar algum exame ou tirar alguma dúvida, por exemplo.

Quais as funcionalidades que um software crm médico oferece?

A GestãoDS criou um software crm médico supercompleto e que oferece todas as funcionalidades que uma clínica necessita. A seguir, confira quais são as ferramentas da plataforma.

Agenda médica

Essa funcionalidade permite controlar todos atendimentos. Assim, o médico poderá verificar mesmo remotamente se o paciente confirmou a consulta, se já está aguardando na sala de espera ou mesmo se não compareceu.

Também registra todo o histórico do paciente de forma automática e, ainda, permite a configuração da confirmação das consultas via e-mail ou SMS. Ou seja, essa funcionalidade apresenta as seguintes ações com acesso 24h:

  • status do agendamento;
  • busca rápida;
  • confirmação de consulta;
  • integração com smartphone;
  • relatórios de agendamentos.

Prontuário eletrônico

O software crm médico da GestãoDS oferece um prontuário eletrônico que pode ser personalizado de acordo com a especialidade médica e que é integrado à plataforma. Desse modo, fica muito mais fácil preencher e consultar o cadastro dos pacientes. Basta escolher um modelo de anamnese. Inclusive, há opções para incluir procedimentos, cirurgias e prescrições.

Outro ponto importante é que conta com padrões para atestados, pedidos de exames e encaminhamentos com sigilo e segurança. Assim, conta com as seguintes opções:

  • personalização;
  • cadastro de pacientes;
  • modelos de prescrição;
  • anexo de arquivos, como fotos, exames e demais documentos;
  • histórico de pacientes;
  • comparador de imagens;
  • assinatura digital que pode ser utilizada em laudos médicos, atestados, pedidos de exame, PDFs, entre outros documentos e que tem a mesma validade de uma assinatura feita de próprio punho.

Gestão financeira

O controle de finanças é otimizado com o software crm médico, pois é possível controlar todas as entradas e saídas, calcular repasses, categorizar cada custo e receita para uma análise mais detalhada. Tudo isso com controle de acesso, isto é, é possível controlar quais pessoas são autorizadas a acessar esse módulo, que conta com as seguintes funcionalidades:

  • recebimentos e pagamentos;
  • cálculo de repasses;
  • controle de permissões;
  • controles de pagamentos;
  • cadastro de receitas e despesas;
  • gráficos e relatórios;
  • cadastro de produtos;
  • meta de faturamento;
  • compras e baixas de estoque.

Marketing médico

Além de melhorar o relacionamento com os que já são pacientes, por meio do envio de e-mails educativos e comemorativos, também é possível entender melhor o comportamento do seu público-alvo. Dessa maneira, as campanhas de marketing se tornam muito mais assertivas. Essa funcionalidade conta com as seguintes ações:

  • ranking de pacientes;
  • fontes de indicação;
  • marketing médico;
  • automação de e-mails;
  • lembretes de aniversário;
  • campanhas de e-mail;
  • agendamento on-line;
  • chat interno;
  • gestão de oportunidades.

Ranking de pacientes

Com essa ferramenta, você conseguirá identificar quais são os pacientes mais importantes para a sua clínica, ou seja, aqueles que mais contribuem para a lucratividade da clínica. Assim, poderá fazer campanhas segmentadas a eles, elevando os resultados financeiros do seu negócio.

Pré-cadastro de pacientes

O principal objetivo da ferramenta de pré-cadastro é diminuir o tempo dos pacientes na sala de espera. Para isso, eles receberão um link por e-mail, WhatsApp ou um QR-Code que direcionará para uma página que eles deverão preencher com seus dados.

Telemedicina

O módulo de telemedicina permite atender os pacientes remotamente. Após o agendamento e preenchimento dos dados, um link é enviado para o paciente, que o direcionará a uma videoconferência. Essa ferramenta conta com as seguintes ações:

  • relatório de chamadas;
  • gravação de consultas;
  • Certificado HIPAA Compliance.

Pré-natal

Durante toda a gravidez, há uma série de exames que a gestante precisa realizar. Com o módulo de pré-natal, o médico poderá registrar todas as informações e armazenar todos os exames. Assim, o obstetra poderá fazer um acompanhamento minucioso da evolução da paciente.

Curva de crescimento

A curva de crescimento é uma ferramenta indispensável para os pediatras. Por meio dela, é possível identificar rapidamente problemas relacionados à nutrição e ao desenvolvimento da criança. A curva de crescimento do software crm médico da GestãoDS pode ser analisada em gráficos padronizados pela Organização Mundial da Saúde — OMS.

Por que contar com crm médico da GestãoDS?

O software da GestãoDS conta com todas as funcionalidades que citamos no tópico anterior. Uma das grandes vantagens é poder personalizar o prontuário de acordo com a especialidade médica, como dermatologia, cirurgia plástica, oftalmologia, pediatria, obstetrícia, entre outros.

Assim, contará com módulos específicos que tornarão as consultas muito mais completas e cujos dados dos pacientes serão facilmente acessados pelo médico. Além disso, há o fato de poder contar com planos diferenciados. Desse modo, você poderá escolher o mais adequado para a sua clínica ou consultório médico.

O ponto mais importante é que o software crm médico da GestãoDS nasceu dentro de um consultório médico. Isso significa que foi criado com base nas principais necessidades de uma instituição de saúde.

Já são mais de 3 mil clínicas, totalizando quase 20 mil atendimentos e quase 10 mil agendamentos para mais de 7 mil pacientes.

A plataforma é muito intuitiva, fácil de ser utilizada por todos os colaboradores e médicos de uma clínica. E ainda assim, no próprio site, é possível ter acesso a treinamentos em dezenas de vídeos para utilizar o software de crm e tirar as dúvidas.

Ainda, conta com um grande número de artigos bem detalhados sobre as principais dúvidas e dicas para melhor usabilidade da plataforma. Por exemplo, você encontrará artigos sobre como atender por meio do aplicativo no celular, como configurar a agenda na plataforma, como assinar digitalmente as prescrições, como gerar relatórios financeiros, como configurar os fluxos de e-mail marketing, entre tantos outros.

Como você viu, um software crm médico é uma ferramenta indispensável em clínicas e consultórios. Afinal, além de otimizar a administração e torná-la mais eficaz, também contribui muito para as consultas, pois com apenas alguns cliques, o profissional da saúde terá acesso a todo o histórico do paciente.

Mas, para isso, é preciso contar com uma plataforma de qualidade, confiança e de renome no mercado, como a GestãoDS.Então, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos planos e saber como podemos ajudar você!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.