Growth para clínica médica: por que é fundamental para clínicas?

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Sumário

O quinto episódio do nosso podcast teve como foco apresentar o conceito de growth e como podemos aplicá-lo no contexto de clínicas e consultórios médicos.

Neste artigo, fizemos um resumo dos principais tópicos do episódio e ainda destacamos como a GestãoDS pode te ajudar a colocar algumas ações em prática.

Felipe e Bruno Ruy na gravação do Podcast sobre growth para clínica médica

Para começar, o que é Growth

O conceito está relacionado com o crescimento de forma sustentável através de uma metodologia de testes

Afinal, Growth é Marketing

De acordo com Bruno, Growth e Marketing não são a mesma coisa. Ele aponta que há componentes do marketing, como a criatividade e copy, mas growth é um estilo de trabalho e mentalidade que tem como objetivo a otimização através de três áreas: marketing, vendas e produto.  

📌Importante: Growth não é achismo e sim uma metodologia de testes.

Para começar a trabalhar com growth, o que devo olhar primeiro? 

No bate-papo, Bruno salientou que busca começar olhando para os canais, ou seja, as “portas de entrada” da sua clínica ou consultório médico.

Neste processo, é importante entender como a sua marca está exposta e como é a experiência do seu paciente desde o primeiro contato até o pós atendimento. Para levantar essas informações, a interação com os seus pacientes é fundamental. Então, não deixe de perguntar como ele conheceu a clínica e, por exemplo, em quais serviços ele possui interesse. 

“Onde o seu consumidor está te vendo?”.

O que é LTV e CAC?

O Lifetime Value (LTV) trata-se do quanto o cliente gera de receita para a sua clínica ou consultório médico ao longo do tempo.

A fórmula básica para calcular o LTV é: 

LTV = (Receita média por pedido * Número médio de pedidos por ano) * Tempo médio de Relacionamento em anos

É bem importante que o seu LTV seja maior que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

O CAC é uma métrica que se refere ao valor investido para conquistar um novo cliente, ou seja, quanto você gasta hoje para trazer um novo paciente?

A fórmula básica para calcular o CAC é:

CAC = (custo total de marketing e vendas) / (número de novos clientes adquiridos) 

👉 Lembre-se: O CAC da sua clínica ou consultório médico deve ser utilizado em conjunto com o LTV. 

📌 Saiba como calcular o LTV conferindo o material que disponibilizamos ao final deste post! 😉

Entendendo a NPS

A Net Promoter Score (NPS) foi outro indicador destacado por Bruno ao longo do programa. A NPS é uma metodologia de satisfação desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade de clientes por meio de uma pergunta objetiva, por exemplo: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa clínica para um(a) amigo(a)?

😍 Os pacientes que marcarem entre 9 e 10 são os promotores da sua empresa. Isso significa que eles tiveram uma experiência positiva e vão indicar o seu serviço para outras pessoas. 

😐 Já os pacientes que marcarem entre 8 e 7 são pessoas neutras, ou seja, eles tiveram uma experiência regular.

😠 Os pacientes que marcarem de 6 para baixo são os detratores da sua clínica. Essas pessoas tiveram uma experiência negativa e não irão dar um feedback positivo sobre a sua clínica para outras pessoas. 

infográfico NPS

A NPS é um indicador importante para trabalhar com Growth. Dessa forma, busque entender os motivos que levaram os seus pacientes a marcarem notas abaixo de 6 e não esqueça de olhar para as pessoas neutras. Afinal, elas estão mais propensas a se tornarem promotoras. Por fim, não deixe de reconhecer quem promove a sua clínica para outras pessoas!

🚀💡 Quer descobrir como aplicar estratégias de growth hacking na área da saúde para melhorar a gestão, o marketing e o engajamento de pacientes da sua clínica? Assista ao podcast com Bruno Ruy, Sócio da Auddas, e Felipe Ravanello, Co-fundador da GestãoDS. Neste vídeo, eles exploram o conceito de growth hacking, os canais de aquisição e como mensurá-los eficazmente.

Como a GestãoDS se tornou referência nessa estratégia?

A GestãoDS é um software médico específico para a gestão de clínicas e fidelização de pacientes. Diversas demandas fundamentais de controle são abrangidas nessa aplicação como:

  • agendamento online;
  • controle financeiro;
  • telemedicina gratuita;
  • marketing médico; dentre outras.

Além disso, com a nossa ferramenta de ranking de pacientes, você terá gráficos informando a porcentagem de pessoas do gênero feminino e masculino, a faixa etária e quem são os seus melhores pacientes, com base no princípio de Pareto, que diz que 80% do seu faturamento provém de 20% dos seus (melhores) pacientes.

Ainda sobre o ranking de pacientes, você terá dados sobre aqueles que mais investem na sua clínica acessando o ranking financeiro. Também é possível identificar quem mais indica utilizando a funcionalidade de origem do paciente, e observar quem são as pessoas que estão há mais tempo sem retornar para a sua clínica através da ferramenta de “pacientes inativos”. 

Saiba mais sobre a Origem do Paciente conferindo esse vídeo que preparamos para você!

👉 Solicite seu contato e faça o growth para clínica médica acontecer no seu negócio!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.