agenda

Quem empreende na área da saúde, sabe a importância de investir em estratégias para ter destaque no mercado e garantir o sucesso da clínica. Contudo, nem sempre é fácil perceber os melhores indicadores de desempenho para trabalhar.

Por isso, estabelecer metas de segurança do paciente pode ser fundamental. A partir delas, a clínica pode avaliar sua performance com base em dados concretos e de acordo com as melhores práticas reconhecidas mundialmente.

Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra o que são as metas de segurança do paciente e qual a importância de implementá-las em sua clínica!

metas de segurança do paciente

O que são as metas de segurança do paciente?

As metas de segurança do paciente são objetivos a serem atingidos dentro dos trabalhos da saúde a fim de garantir as melhores condições durante o atendimento. Desenvolvidas pela Joint Commission Internacional (JCI) em 2006, elas servem como um referencial de bom atendimento e redução de exposição aos riscos.

Quais são essas metas?

Agora que você compreende o que são as metas de segurança do paciente, é importante conhecê-las. Por isso, listamos cada uma delas a baixo. Acompanhe! 

Identificação correta do paciente

A identificação correta do paciente (por meio de número de prontuário/ atendimento, nome e data de nascimento) é o primeiro cuidado para uma assistência segura. Essa ação é o ponto de partida para que todas as demais etapas possam ser realizadas de forma adequada, norteando as necessidades do paciente.

Comunicação efetiva

A segunda meta consiste no aprimoramento da comunicação entre os profissionais de saúde. Esse aspecto deve acontecer de forma precisa, pois, a segurança da assistência ao paciente está diretamente ligada à uma troca de informações claras entre os colaboradores envolvidos no atendimento.

Segurança na prescrição de medicamentos

Um dos principais problemas na área da saúde é a falha no processo de medicação. É comum que isso ocorra devido à uma administração equivocada em relação à dose. Portanto, é fundamental criar meios para garantir a atenção no manuseio, na prescrição e na administração, garantindo que tais erros não ocorram.

metas de segurança do paciente

Cirurgia segura

A quarta meta diz respeito à promoção de cirurgias seguras, reduzindo ao máximo os riscos de eventos adversos, seja antes, durante ou depois do procedimento. Com o intuito de evitar tais problemas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu um programa de cirurgias seguras, fazendo com que o procedimento seja realizado conforme o planejado.

Redução no risco de infecção

A higienização correta para evitar infecções também é uma meta fundamental a ser trabalhada. Nesse sentido, higienizar as mãos de forma adequada e constante é indispensável. Para tal, vale seguir os 5 momentos da higiene correta:

  • antes do contato com o paciente;
  • após realizar procedimentos;
  • após risco de exposição a fluidos corporais;
  • após contato com o paciente;
  • após o contato com áreas próximas ao paciente.
metas de segurança do paciente

Reduzir riscos de quedas e lesões por pressão

Por fim, a última meta consiste em reduzir os riscos de danos físicos causados por quedas por pressão. Para tal, é fundamental avaliar individualmente todos os pacientes, identificando aqueles com maior propensão a quedas e lesões por pressão. Uma vez identificados, os profissionais devem adotar medidas preventivas, além de orientar o paciente e seus acompanhantes.

Como você viu, criar metas de segurança do paciente é fundamental para garantir um bom atendimento em sua clínica. Para isso, contar com um software de gestão pode fazer toda a diferença, permitindo a você identificar de forma clara e precisa as diferentes condições de seus pacientes, o que gera maior facilidade na percepção das práticas que devem ser adotadas em cada um dos casos.

Você conhecia essas informações sobre as metas de segurança do paciente? Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, nos acompanhe nas redes, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso