Como reforçar a fidelização após a consulta

Uma das principais medidas do sucesso na relação médico-paciente é a recorrência de consultas. A partir dessa métrica, surge o conceito do trabalho de fidelização, que consiste em estímulos capazes de criar e manter essa aproximação. Mas, na prática, muitos médicos ainda se perguntam como fidelizar pacientes de forma contínua.

Para começar, a importância desse processo vai bem além do retorno frequente para novos atendimentos e da procura por novos tratamentos. Paralelamente a isso, a fidelização também funciona como a melhor forma de atrair mais pessoas interessadas nos seus serviços. Um paciente fiel, que se mantém satisfeito com o cuidado dispensado a ele e com os procedimentos a que é submetido, funciona como um ímã de novos clientes e oportunidades.

Por conta disso, é essencial para o médico contar com técnicas baseadas em ações de marketing focadas em manter o paciente sempre por perto. Para muita gente, especialmente para quem tem formação na área de saúde, em que não há praticamente não há educação empreendedora, a ideia de implantar processos de fidelização na rotina de uma clínica pode parecer mais complicada do que de fato é. Duvida? Pois com a ajuda da Gestão DS, você aprende como fidelizar pacientes de uma forma prática e eficaz.

como fidelizar pacientes
Neste artigo, você vai entender como três passos simples podem melhorar sua fidelização e, com isso, trazer cada vez mais pacientes para a sua clínica.

Graças a estratégias práticas aliadas à tecnologia, a fidelização é um processo que depende de poucos passos, mas dá resultados efetivos em pouco tempo. Entre as principais consequências de manter um paciente fidelizado à sua clínica, estão a potencialização de indicações de novos clientes, a divulgação gratuita da qualidade dos seus serviços e o crescimento de sua autoridade entre os profissionais da sua especialidade.

É uma regra bem simples: quanto mais confiantes e seguros seus pacientes se sentem, mais eles voltam. Da mesma forma, eles têm a noção de estarem resguardados e de serem cuidados por um profissional que se preocupa com eles e mais influenciam pessoas dos seus círculos familiares e de amizade a buscarem sua assistência. E dentro dessa dinâmica, todos os envolvidos são beneficiados.

Para parte das especialidades, nas quais os procedimentos ou as consultas são normalmente eventos únicos, falar em fidelização pode não fazer muito sentido. Mas a situação muda completamente de figura no caso de profissionais que atuam na medicina estética. Para eles, garantir a lealdade da clientela é ponto central para criar uma clínica de sucesso. E, para isso, é preciso aprender como fidelizar os pacientes no dia a dia.

Profissionais que lidam diretamente com procedimentos e cirurgias que normalmente precisam de manutenção periódica e tratamentos que dependem da vontade dos pacientes, como é o caso de dermatologistas e cirurgiões plásticos, são os principais beneficiados com a implementação automatizada de um processo cuidadoso de fidelização. E quanto mais fiel o paciente, mais provável é que ele sirva de referência e faça indicações do seu trabalho para amigos e conhecidos.

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Como fidelizar pacientes: confira os 3 principais passos:

Demonstre interesse quanto às dúvidas do paciente

É comum que pacientes saiam da consulta com alguma pergunta que ele esqueceu de fazer ou que novos questionamentos surjam depois da visita. Por isso, é fundamental oferecer uma forma de contato acessível, seja via telefone, seja por WhatsApp ou e-mail. E, tão importante quanto isso, é oferecer respostas rápidas que mostrem sua disposição de ajudar e atenção.

Esse controle, que pode ser 100% automatizado, vai ajudá-lo tanto a identificar as dúvidas mais comuns de seus pacientes quanto a garantir que nenhum deles fique sem resposta. Melhor do que se manter passivo à espera de eventuais dúvidas é lançar mão de ferramentas de automação que lhe permitam ser proativo e demonstrem sua preocupação em responder qualquer questionamento antes mesmo que ele surja.

Como parte das funcionalidades da Gestão DS, isso pode ser feito sem nenhum esforço a partir de uma simples configuração padrão que envia mensagens aos pacientes. Com a ajuda delas, você pode perguntar se foi tudo bem com a consulta, se certificar de que as expectativas do seu cliente foram atendidas e se ele tem comentários, perguntas ou considerações a fazer logo depois do atendimento.

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Crie conteúdos exclusivos direcionados aos seus pacientes

Depois de mapear e entender as dúvidas mais frequentes de quem lhe procura para uma consulta, um trabalho que também é feito de forma simples pelo software Gestão DS, você pode utilizar esses dados para produzir uma série de materiais que vão ajudar a esclarecer as questões mais apresentadas por seus pacientes e ajudá-los nas decisões sobre seus tratamentos e procedimentos.

Essa estratégia pode funcionar em várias frentes ao mesmo tempo: desde um detalhamento preciso que vai facilitar a explicação para seus clientes e lhe poupar tempo nas consultas à demonstração de que você é um profissional preocupado, cuidadoso e antenado com as tecnologias que facilitam a comunicação com seu público. As possibilidades são praticamente infinitas: textos, infográficos, listas e vídeos podem ser disparados para as listas de contato definidas na plataforma da Gestão DS.

Para ajudá-lo a entender como fidelizar pacientes, nosso software também consegue mapear a chamada persona – um perfil fictício criado a partir das características principais dos seus pacientes que ajuda a entender seus gostos, preferências, atitudes e expectativas – para quem seu conteúdo deve ser dirigido. Com isso, seu conteúdo consegue atingir as pessoas certas, suprir as demandas mais comuns do seu público e tornar seu material assertivo e objetivo.

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Saiba a importância de conhecer sua persona
Jornada do paciente: a importância da gestão
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Conte com a ajuda de um software para automatizar os processos de fidelização

Dispor de uma ferramenta que automatize vários processos de fidelização não é só sinônimo de economia e de praticidade, mas também de eficiência na tarefa de manter seus pacientes próximos e interessados em novos procedimentos. E se essa plataforma essencial para o crescimento da sua clínica funcionar de forma integrada com o sistema de gestão de marcação de consultas, o cadastro de pacientes e os dados dos prontuários, as potencialidades se multiplicam. É com base nessa sinergia que a Gestão DS se baseia para oferecer a você, médico, um serviço completo e cheio de funcionalidades.

Muito além do que disponibilizam os softwares médicos comuns, que oferecem ferramentas básicas e limitadas para informatização de prontuários e prescrições, o sistema Gestão DS foi concebido para possibilitar o uso de uma vasta gama de opções voltadas para a fidelização. Na plataforma, há várias funcionalidades que permitem a seleção prévia de conteúdos de acordo com o perfil e os serviços procurados por cada novo paciente.

Também é possível direcionar mensagens segmentadas falando sobre novos procedimentos ou da possibilidade de complementação do tratamento para quem já conhece seu trabalho. Isso permite a criação de um canal que possibilite o recebimento de feedbacks e de contato direto entre você e seus pacientes logo após as consultas.

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Com ações simples e sistematizadas implementadas de forma automática pelo Gestão DS, você pode ter um aumento expressivo da fidelização dos seus pacientes. E a adoção desses processos pode começar hoje mesmo na sua clínica ou consultório com o auxílio da nossa plataforma, um sistema completíssimo e exclusivo planejado para otimizar de todas as formas possíveis a gestão de empresas médicas e concebido sob medida para as demandas específicas de profissionais de saúde.

Quer começar a se diferenciar no mercado com a ajuda de um vasto menu de ferramentas capazes de alavancar seu faturamento a partir da fidelização dos seus pacientes? Clique no banner abaixo, conheça todas as funcionalidades do nosso software e faça uma experiência gratuita que vai abrir seus olhos para novas oportunidades.

Por isso, comece agora mesmo a investir em técnicas de fidelização. A GestãoDS tem uma preocupação muito grande em oferecer as melhores opções para nossos clientes e pacientes. Se quiser diferenciar-se e reforçar ainda mais seus processos de fidelização após a consulta, basta clicar no banner abaixo:

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