Reagendamento de consultas: como otimizar o processo?

  1. Home
  2. »
  3. Agenda Digital
  4. »
  5. Reagendamento de consultas: como otimizar o processo?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Imprevistos no dia a dia acontecem com praticamente todas as pessoas. Por conta disso, muitas vezes, um compromisso que estava marcado precisa ser adiado. É nesse contexto que o reagendamento de consultas é necessário dentro de um consultório ou clínica médica.

Inclusive, isso pode ser necessário não só por mudanças na agenda dos pacientes, como também por imprevistos que surgiram no cronograma dos profissionais de saúde. Por esse motivo, nada como ter um planejamento para reagendar os horários com sucesso.

Quer saber como otimizar todo esse processo? Então, acompanhe este post e confira algumas soluções!

reagendamento

Quando fazer o reagendamento de consultas?

O reagendamento de consultas é uma ferramenta muito importante para manter os horários do consultório bem organizados. Afinal, permitem que tanto o médico quanto os pacientes se organizem melhor na rotina, principalmente na presença de imprevistos.

pediatra atendendo paciente

Independentemente do motivo que leva ao reagendamento, é interessante permitir que os pacientes troquem a data da consulta com, no mínimo, 24 horas antes do horário agendado. Assim, é possível mudar o planejamento do profissional, oferecer esse espaço vago para outra pessoa, entre outras opções.

Além disso, vale destacar que quando os imprevistos surgem com o médico, e é necessário reformular os horários, é importante que os pacientes sejam notificados também com antecedência.

Como otimizar esse processo?

Se você está pensando no trabalho a mais provocado pelos reagendamento de consulta, saiba que é possível tornar esse processo muito mais prático. Para isso, nada melhor do que usar a tecnologia a seu favor.

Com um sistema de agendamento online, por exemplo, é possível resolver essas questões em menos de um minuto. Sem mencionar que esse tipo de software pode ser útil também para várias outras funções. 

Como um sistema de agendamento online pode ajudar?

Quer ver o que o seu consultório pode conquistar ao adotar o uso de uma agenda digital? A seguir, confira as principais vantagens que um sistema de agendamento proporciona!

Organiza os horários

Manter todos os horários organizados pode ser trabalhoso em alguns locais, principalmente aqueles que contam com mais de um profissional atuando. No entanto, com um sistema otimizado, o processo é simples e automático.

Dessa maneira, tanto os pacientes quanto os colaboradores e os profissionais de saúde podem visualizar a agenda médica com mais facilidade e identificar os horários abertos para marcar novas consultas ou reagendá-las.

Envia lembretes

Sabe uma estratégia que ajuda a evitar que os pacientes faltem nas consultas ou que avisem com antecedência quando não comparecerão? O envio de lembretes. O melhor de tudo é que essa é uma função simples que um sistema de agendamento online consegue executar.

Nesse caso, os pacientes são notificados com um determinado período antes da data da consulta. Desse modo, quando há imprevistos ou mudanças no planejamento, podem informar que não vão comparecer no horário previsto e ter acesso à possibilidade de mudar a visita para outro dia ou hora.

Automatiza o reagendamento dos pacientes

Dependendo do sistema de agendamento de consultas utilizado, os próprios pacientes podem remarcar os horários online, sem precisar telefonar ou visitar o consultório para fazer essa tarefa. Esse é mais um fator que evita faltas e atrasos nas consultas.

médico automatizando os reagendamentos da sua clínica

Evita a sobrecarga dos colaboradores

Com um sistema automatizado, os colaboradores só precisam acompanhar as atualizações, sem a necessidade de realizar as tarefas manualmente. Dessa forma, podem se dedicar para as funções que envolvem mais atenção e cuidado, além de oferecer um atendimento mais humanizado durante a recepção.

Viu só como o reagendamento de consultas se torna muito mais simples e otimizado com um sistema online? Por isso, aposte em agendas digitais para ter mais praticidade nos processos do seu consultório ou clínica médica.

Gostou da ideia? Então, veja só a importância de contar com um sistema de qualidade para agendar as suas consultas!

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.