blog 21.02

Diante da realidade do mercado e das facilidades oferecidas pela tecnologia, hoje é essencial para a rotina de clínicas e consultórios ter um um software médico. Mas mesmo que você já conte com a ajuda de uma plataforma do tipo há algum tempo, é possível que ele não atenda a todas as suas demandas. Ou pior ainda: se o seu sistema é gratuito, ele pode estar defasado e colocando suas informações sob sério risco. Por isso, é hora de analisar se o seu sistema atende às suas demandas e aprender a escolher a melhor opção para as suas necessidades.

Para ajudar, preparamos um conteúdo sobre as 4 principais funcionalidades de um software médico capazes de fazer uma grande diferença na gestão de clínicas e consultórios. E muito além de facilitar rotinas, esses itens também são essenciais para escalar negócios do ramo, direcionar sobre mudanças e oportunidades e potencializar ganhos.

Do ponto de vista do relacionamento com pacientes, uma plataforma especialmente planejada o dia a dia de médicos também pode ser fundamental para melhorar a fidelização e a comunicação com o público e ajudar em ações de marketing. Com a orientação correta, você pode passar a ter ao seu lado uma solução que não só ajude na organização e na rotina, como também ajude a alavancar seus resultados. Com a ajuda de funcionalidades integradas, um software médico eficiente consegue entregar facilidade, controle e integração de forma prática de operar, oferecendo resultados no curto prazo.

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E ainda que você utilize seu software atual há muito tempo, pode ficar tranquilo. Na maior parte dos casos, é possível fazer a migração de dados sem complicações para a nova plataforma. Com a ajuda de um software médico eficiente, você tem à mão uma gama de ferramentas construídas para levar a administração da sua clínica ou consultório a um nível de excelência. Assim, elas não só ajudam a otimizar seu tempo e a aplicação de recursos como também ajudam no crescimento da sua carreira.

Os 4 pontos essenciais de um software médico eficiente e prático:

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Suporte facilmente acessível e de qualidade

Imprevistos envolvendo instabilidade em sistemas fazem parte da rotina de qualquer pessoa ou empresa. Isso só não pode atrapalhar o fluxo do negócio. Portanto, é essencial que exista um time de experts nos bastidores prontos para solucionar qualquer dúvida ou problema. Se isso não faz parte da sua realidade atual, é hora de pensar seriamente em mudanças. 

Além disso, é necessário que o suporte do seu software médico tenha acesso remoto à plataforma, o que vai garantir muito mais agilidade na solução de demandas. Muitas vezes isso possibilita que todo o processo – desde a chamada para o atendimento até a resolução da questão – ocorra dentro do próprio sistema. Desta forma, um chamado para uma simples dúvida ou uma intervenção do time de tecnologia pode ser resolvido com muito mais agilidade e assertividade. 

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Acesso aos prontuários de qualquer lugar

O segundo ponto é bem prático e capaz de fazer uma grande diferença na rotina. Você consegue acessar os prontuários eletrônicos dos seus pacientes e outras informações contidas no seu software médico independentemente de onde esteja? Se a sua resposta for não, ou ainda se existe essa possibilidade, mas nem sempre ela é fácil, esse pode ser um indicativo de que há muito a melhorar. 

Lembre-se de que um prontuário remotamente acessível garante flexibilidade nos seus atendimentos e mais segurança para os pacientes, já que os dados de saúde deles podem ser checados sem dificuldade. Para os médicos que atendem em vários locais , acompanham pacientes em hospitais e trabalham com medicina, contar com essa facilidade é obrigatório.

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Integração de informações: fundamental em um software médico eficiente

Que tipo de dados você consegue colocar no seu software médico? Para uma gestão minimamente eficaz, é preciso que a plataforma de administração de uma clínica ou consultório ofereça ferramentas integradas e completas. Isso vai garantir que você tenha em mãos todas as informações necessárias para analisar o que vai bem e o que precisa melhorar. 

Desde o controle de contas e recebimentos e folha de pagamento ao acompanhamento de estoque e ferramentas de marketing, é preciso que todas essas funcionalidades aproveitem vários tipos de informação. Com isso, você vai ter um panorama atualizado das suas finanças, dos seus resultados e das oportunidades de negócio.

Com essas informações organizadas e sistematizadas em gráficos e planilhas, você tem à mão informações claras e precisas para fazer um planejamento estratégico. Graças a isso, a gestão da sua clínica ou é otimizada e simplificada. E o que parecia uma tarefa complexa e cansativa passa a ser muito mais prática e eficaz.

Isso abrange inclusive a noção da satisfação dos seus pacientes, o ranqueamento dos mais fiéis e a indicação de quem mais faz indicação dos seus serviços. E as possibilidades vão muito além. Com a ajuda de funcionalidades de marketing, é possível estabelecer uma relação muito mais próxima com os seus pacientes, já que é possível segmentá-los para uma comunicação assertiva e eficaz. 

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Rapidez e facilidade no preenchimento das informações no software médico

Outro sinal importante que precisa de atenção envolve a facilidade e a agilidade no preenchimento de informações no sistema e no prontuário eletrônico. Como qualquer interface digital, um sistema de gestão de consultórios precisa ter como porto de partida a melhor experiência para o usuário. Se você ou sua equipe enfrentam dificuldades, não entendem determinada funcionalidade e têm dúvidas frequentes sobre a operação de ferramentas, é definitivamente o momento de optar por outra solução

Tenha em mente que a colocação de dados no sistema e as anotações do prontuário eletrônico precisam, acima de tudo, ser simples, intuitivas e ágeis. Qualquer sistema que não esteja alinhado a esses pilares pode estar na verdade atrapalhando o seu dia a dia.  

E para que o seu trabalho seja de fato otimizado, é preciso contar com a possibilidade de personalização do prontuário eletrônico. Ele deve permitir que o médico escolha que campos usar e a disposição deles na tela. Desta forma, o profissional pode escolher a melhor organização para otimizar as suas demandas de acordo com o que fizer mais sentido e for mais relevante para a sua especialidade.

Todas essas funcionalidades que garantem a eficiência de um software médico são prioridades na solução desenvolvida pela Gestão DS para o gerenciamento de clínicas e consultórios. Além de uma plataforma permanentemente atualizada e alinhada com todas as necessidades, independentemente do tamanho da empresa, o sistema também oferece vários pacotes com ferramentas que se adequam ao seu perfil. Conheça todas as opções disponíveis e comece agora a escalar os seus resultados.

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