Reduzir os custos do atendimento médico com ajuda do prontuário médico

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Sumário

O prontuário médico eletrônico — ou Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) — é uma das principais inovações que ajudam negócios médicos a minimizarem seus custos e aumentar sua eficiência simultaneamente. Um estabelecimento de saúde tem vários processos e documentos, sendo importante que você otimize a gestão da papelada para que se concentre em oferecer uma melhor experiência aos pacientes.

Gestores que não aproveitam dessa inovação acabam entregando um atendimento de menor qualidade, além de ter gastos maiores. Se você quer assegurar seu desenvolvimento no mercado, continue lendo este artigo para entender melhor o funcionamento do prontuário médico online!

reduzir custos do atendimento médico

Como reduzir custos do atendimento médico com a implementação de prontuário médico eletrônico?

Tópico principal. Informar como o prontuário médico reduz custos no atendimento, na gestão, entre outros aspectos do negócio médico.

O prontuário médico eletrônico ajuda a reduzir os custos do atendimento médico de variadas formas. Uma delas é a redução de custos com materiais físicos, como papéis, impressões, tintas, grampos, entre outros. À primeira vista, a economia de custos pode parecer pequena, mas ela se torna impactante no final do mês ou no final do ano.

Outra forma de economia de reduzir custos é desnecessidade de reservar espaços, armários e pastas para guardar os materiais. Lembre-se que esse ambiente também precisaria ser limpo, organizado e higienizado com frequência, mão-de-obra que também é eliminada com o prontuário médico. Esses ambientes poderão ser reaproveitados para outras finalidades, podendo ser uma nova sala para atendimento, cantina, entre outras.

Com essa tecnologia, as informações sobre os pacientes são apresentadas em uma única tela. Os médicos, enfermeiros e outros profissionais não precisarão mais gastar minutos (ou até horas) buscando informações sobre o paciente. Com poucos cliques ele saberá quais foram as consultas, exames, cirurgias, medicamentos, atendimentos passados e procedimentos que o cliente já realizou.

Com isso, o profissional se concentrará mais em analisar os dados do paciente, buscar os remédios ou tratamentos mais adequados, fornecer informações etc. A redução de custos aqui diz respeito ao maior valor agregado para cada hora trabalhada e para cada atendimento.

Como o prontuário médico pode melhorar a eficiência e gestão da clínica?

A gestão de consultórios, clínicas e hospitais é um grande desafio, sendo que o manejo de documentos físicos ainda ocupa muito tempo dos responsáveis. Com o prontuário médico eletrônico, os gastos são reduzidos sem deixar de lado outros aspectos do hospital, como a produtividade, a harmonia do ambiente, o bem-estar dos pacientes e o alcance dos resultados.

Na verdade, a gestão se torna mais eficiente de variadas formas, entenda melhor quais são os benefícios a seguir.

Mitigação das falhas

Prontuário médico eletrônico calcula o efeito de interações com medicamentos e traz alertas voltados à administração correta dos medicamentos. Essa vantagem minimiza a probabilidade de que ocorram erros no atendimento, diagnóstico e mais.

Personalização

O prontuário pode ser personalizado conforme a necessidade do negócio da saúde. Os documentos podem conter as informações mais comuns e relevantes para o trabalho dos médicos. Isso também traz mais eficiência para o atendimento realizado pelos médicos.

Otimização dos trabalhos

Várias tarefas serão automatizadas, como encaminhamento de pedidos de medicamentos, insumos e outros materiais para o estoque. O agendamento de exames em laboratórios ou em unidades de diagnóstico por imagem também pode ser automatizado.

Tomada de decisões

O PEP armazena o histórico do paciente e permite que o negócio mapeie o atendimento. Basicamente, o médico terá uma visão sistêmica sobre todos os atendimentos. Assim, a tomada de decisão se torna mais rápida, assertiva e com menos erros de avaliação.

Confidencialidade

Somente pessoas autorizadas têm acesso aos documentos do PEP. Como também, há um contínuo monitoramento e registro de qualquer alteração feita no prontuário. Essas qualidades trazem mais segurança e confidencialidade às informações médicas, além de evitar fraudes e adulterações.

Outras vantagens de um software médico

É preciso contratar um software voltado para estabelecimentos médicos para aproveitar todas as economias e outras vantagens conquistadas pelo PEP. Entretanto, essa solução ainda traz um amplo rol de benefícios para as clínicas que a implementam.

  • Os gestores conseguem implementar políticas e, pelo sistema, fazer com o pessoal as sigam;
  • Melhorar a comunicação e coordenação dos funcionários;
  • Elaborar fluxos de trabalho orientador para os pacientes;
  • Possibilidade de agendar online;
  • Tarefas de rotina serão automatizadas.

O software médica da GestãoDS ainda permite trazer controle de receitas e despesas, bem como dos estoques de materiais, emite notas fiscais, entre outros. Ainda há recursos voltados ao atendimento, como criação de rankings dos clientes mais valiosos, identificação de quem recomenda os serviços, envio automático dos e-mails, criação de lembretes de aniversário e mais.

De que forma a gestão da clínica é beneficiada com o melhor atendimento?

Graças a um melhor atendimento, os pacientes passam a colaborar melhor com as orientações dos médicos. Como também, os clientes serão mais fidelizados e sempre retornarão ao mesmo médico. 

Consequentemente, será possível acompanhar melhor a evolução dos pacientes. Os médicos serão cada vez mais precisos nos seus diagnósticos. Toda a clínica também terá mais informações — por meio dos feedbacks — para melhorar sua gestão.

Quais são os benefícios de um melhor atendimento médico no dia a dia?

O estabelecimento médico conquista inúmeros benefícios quando investe no PEP. Primeiro, o melhor atendimento faz com que os clientes se sintam mais valorizados. Há maiores chances de que os pacientes sejam fidelizados e recomendem o negócio para outras pessoas, como amigos, colegas e familiares.

Essa melhor imagem é fundamental para que o estabelecimento consiga expandir sua carteira de clientes e, consequentemente, potencialize seu faturamento.

Os profissionais que trabalham no estabelecimento passam a se sentir mais realizados em suas profissões. Eles observarão que os pacientes estarão mais satisfeitos com o atendimento, retornarão mais vezes à empresa e terão mais adesão ao tratamento.

Assim, os médicos e enfermeiros verão como seu trabalho gera resultado nas pessoas. Isso minimiza a taxa de rotatividade do negócio e torna o ambiente de trabalho mais harmonioso .

Seu negócio pode aproveitar das vantagens do prontuário médico eletrônico e melhorar a eficiência do seu atendimento com o sistema especializado GestãoDS. Essa tecnologia garante todos os benefícios listados neste conteúdo, além de outros que agregam valor a outras áreas do seu negócio.

Que tal conhecer as outras funcionalidades do software GestãoDS? Entenda como ela ajuda na gestão da clínica ou consultório!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.