Lidar com todos os processos minuciosos dentro de um consultório médico pode ser uma tarefa e tanto para os gestores da clínica, em especial se a gestão é feita enquanto se realizam também os atendimentos. Cada vez mais surgem soluções do tipo, uma delas é a automação.
A maior dificuldade em grande parte dos casos é equilibrar a rotina de atendimentos com a atenção necessária ao controle do consultório como um empreendimento e do atendimento aos pacientes, seja ele pré ou pós-consultas e agendamentos.
No dia a dia, esse conflito se torna um grande peso na mão de médicos e auxiliares. Contudo, é possível investir em soluções inteligentes que automatizam ou otimizam processos, e que a partir delas, não demandam mais a atenção humana.
Porém, esses sistemas podem ser bem mais complexos que uma máquina de estamparia digital têxtil, então, é preciso conhecer bem cada solução, sua utilidade e como ela será aplicada no cotidiano da clínica médica em questão.
A automação só é possível dentro do consultório ou em qualquer outro âmbito de trabalho graças à tecnologia. Sua função é facilitar, potencializar e otimizar os processos de uma empresa, ou, neste caso, da clínica.
Com cada vez mais avanços tecnológicos, essas ferramentas e aplicações informacionais se tornam ainda mais eficientes em gerar soluções para os problemas do dia a dia em diversas áreas sensíveis para o trabalho do médico ou a gestão do consultório.
O mercado de aplicativos destinados para esse nicho cresce a cada dia, sempre com novas ideias mais dinâmicas, ágeis e integradas. Recursos como a telemedicina e prontuários eletrônicos já estão difundidos e alteraram profunda e positivamente a rotina médica na clínica.
Olhando para o que temos hoje, a automação já carrega consigo uma série de benefícios práticos e reais. Essas tecnologias, com toda sua diversidade, permitem a centralização de dados tanto da gestão da clínica quanto de casa atendimento possível.
Com esse tratamento de dados, otimizado por ferramentas digitais, é possível agilizar o atendimento e minimizar tanto as dores de cabeça com a gestão do consultório quanto o tempo dedicado a essa questão.
Essas tecnologias permitem ao gestor inserir novos processos que integrem melhor a clínica e o seu público, otimizando a produtividade, o controle das finanças e a segurança dos registros.
Afinal, o aumento da produção e a minimização de erros são a base do crescimento de uma empresa.
A automação é uma aliada bastante antiga com a medicina, antes de se inovar na máquina bordadeira industrial barudan a tecnologia já estava integrada nos hospitais e nos consultórios clínicos desde 1890.
Em 1895, muitos processos passaram a ser automatizados a partir da criação dos aparelhos de raio X, por uma necessidade de operar o equipamento sem pôr em risco a saúde do profissional da saúde.
Mais tarde, no século 20, a máquina de ultrassom e de tomografia computadorizada também gerou inovações. Já no século 21, os aplicativos ganharam espaço na medicina até o cenário atual, onde os softwares de gestão para clínicas chegam e ganham cada vez mais espaço.
Assim como no dia a dia de uma empresa de telemetria veicular, em uma clínica é possível direcionar essas aplicações para variadas ações, entre elas estão:
Já faz algum tempo que o papel está tendo seu uso reduzido em diversas operações mundo afora. Além de reduzir esse custo, quando as informações são passadas por meios digitais, todo o processo é registrado e dinamizado.
Se uma empresa de limpeza e impermeabilização de estofados já envia notas de serviço e recibos por meio digital, nas clínicas essa mudança também está ocorrendo.
Os prontuários digitais, por exemplo, já estão dinamizando consultas e livrando o paciente da caligrafia complexa dos doutores.
Essa digitalização também é responsável por cortar da rotina da clínica os processos que lidavam com a armazenagem, o controle, o transporte e a organização de toda essa documentação com a documentação digital, e hoje isso pode ser feito com poucos cliques.
A automação cria um novo passo para o andamento dos prontuários médicos. Protegidos por softwares e armazenados em nuvens, eles facilitam o acesso para as pessoas certas e garante a segurança das informações e documentos.
Para o médico se torna muito mais fácil acompanhar o histórico de um paciente, apenas com uma busca de segundos, é possível encontrar a relação de medicamentos anteriores, sintomas e efeitos sentidos. Com informações mais rápidas, o tratamento também ganha eficiência.
Especialistas que dependem de exames de imagem também tem um acesso mais facilitado a esses recursos, exames de raio X são revelados em minutos, imagens são protegidas e guardadas corretamente e podem ser manipuladas para alinhar o tratamento com o paciente.
Alguns softwares permitem um leque de funções muito maior, como um equipamento automático de tampografia. Eles têm a capacidade de emissão de documentos como receitas medicamentosas, atestados médicos e até solicitações de exames.
Esses programas de gestão de clínicas médicas podem criar modelos pré-definidos desses documentos e até preencher informações a partir da base de dados dos pacientes.
Resta ao especialista apenas validar as informações e realizar as pequenas alterações que dependem dele.
Essa é mais uma forma que a automação agiliza e minimiza os riscos de erros dentro de uma clínica médica geral ou especializada. Outra forma é coletando informações antes da primeira consulta por meio de um formulário.
Esses dados coletados previamente podem dar ao médico durante a consulta um quadro mais amplo da saúde dos pacientes, assim, ele poderá fazer um atendimento mais minucioso e eficiente para um possível início de tratamento.
Como todas essas informações estão em uma mesma rede de dados e de acesso restrito ao corpo médico, a rotina do médico é agilizada e o paciente tem os serviços disponibilizados mais rapidamente.
Uma questão muito sensível para as clínicas é gerenciar as operações com os planos de saúde. Esse ponto vai determinar a sustentabilidade financeira no dia a dia. A automatização contribui para a coleta e padronização dos dados que devem ser passados para as empresas.
Outra questão que sempre gera uma dor de cabeça para gestores de clínicas é o agendamento de consultas. Aqui, as ferramentas de automação organizam agendas, geram lembretes e até entram em contato com pacientes, economizando recursos e agilizando os processos.
Faz muito tempo que a tecnologia não é mais dispensável dentro de uma clínica médica, como uma chapa cimentícia. Hoje ela é essencial para o funcionamento eficiente, desde o agendamento das consultas até a validação com os planos de saúde.
A principal vantagem da automação em uma clínica está em manipular com mais agilidade as informações. Quando os dados são digitalizados e inseridos nas plataformas da clínica, o médico tem acesso a um histórico completo do paciente e diversas outras informações.
A automação também permite que o médico ofereça um atendimento mais atencioso e humanizado, uma vez que boa parte das questões burocráticas e protocolares das consultas está sob controle das ferramentas automáticas.
A mesma ferramenta de busca que na internet te permite buscar por cilindro de gás gnv 7 5 preço, dentro da plataforma da clínica faz com que o médico tenha acesso a uma base de dados pregressa de cada paciente para definir um tratamento mais assertivo.
A otimização proporcionada pela automação também parte da facilidade em gerar relatórios, prontuários, receitas e atestados de forma rápida a partir de modelos definidos previamente e editáveis.
A lógica de organização também funciona quando se trata de questões financeiras de uma clínica, todo o orçamento é reduzido porque além de otimizar processos, a automação também mitiga erros que geram prejuízos no final do mês.
Por fim, a automação é responsável pela possibilidade de dinamizar todos os processos internos e externos da clínica, a fim de atender melhor os resultados com menos foco na burocracia e mais na atenção humanizada ao paciente.
Muitas clínicas passaram por um processo de transição para as ferramentas de automação, como a conversão a gás veicular ocorrida em diversos carros.
Esse processo visa colocar ferramentas tecnológicas no dia a dia da empresa para otimizar processos que facilitem o cotidiano.
Essas aplicações fazem com que seja possível delegar funções protocolares para uma programação ou inteligência artificial digitalizada que organiza documentos, desenvolvem agendas e realiza o envio de documentos.
Além disso, esses mecanismos são responsáveis por coletar, coordenar e transitar informações entre a equipe médica em contato com o paciente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.