Como atender por plano de saúde na clínica?

  1. Home
  2. »
  3. Finanças
  4. »
  5. Como atender por plano de saúde na clínica?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Plano de saúde como parceiro da clínica é uma ótima opção para obter mais público e aumentar a receita do seu consultório.

Veja as vantagens e a boas práticas para credenciar sua clínica a planos de saúde, e aumente a receita da sua clínica ou consultório com nosso artigo de como colocar plano de saúde na clínica e ter um plano de saúde como parceiro da sua clínica.

O número de beneficiários de planos de saúde vem crescendo no país nos últimos dois anos. Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em maio deste ano o setor de saúde atingiu a marca de 49,6 milhões de beneficiários de planos de saúde. E isso aumenta a busca desses usuários por médicos conveniados ao seu plano de saúde. 

Com isso, é uma ótima opção para consultórios e clínicas aderirem ao atendimento por plano de saúde para obter mais público e aumentar a receita. Atualmente, o número de benefícios vem crescendo tanto no plano de saúde individual como no plano de saúde empresarial.

De acordo com a última pesquisa “Demografia Médica”, produzida pela faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo) com apoio do CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, aponta que 75% dos médicos brasileiros já atendem por planos de saúde. 

Aqui neste artigo, vamos mostrar não só o que levar em conta para credenciar sua clínica ou consultório em planos de saúde, mas também quais são as vantagens de atender por convênios. 

plano de saúde

Quais são as vantagens de atender por plano de saúde? 

Como vimos, a maior parte dos médicos brasileiros já atende por planos de saúde, confira abaixo quais são as principais vantagens de atender planos de saúde na sua clínica:

Mais visibilidade para clínicas e consultorias

Uma das principais vantagens é gerar uma maior visibilidade para clínicas e consultórios. Esse fator é essencial, principalmente para negócios do segmento que estão começando. Ao passar a atender por planos de saúde, a sua clínica vira alvo de uma audiência muito maior e que chega ao seu negócio sem necessidade de divulgação paga.

Aumento da demanda de pacientes

Com mais visibilidade, a tendência é de que a demanda de pacientes que procuram a sua clínica aumente já no curto prazo. Fazer parte da rede credenciada de planos de saúde faz com as pessoas possam conhecer o seu trabalho e ter confiança para fazer consultas e tratamentos na sua clínica. 

E o aumento da demanda também traz outros benefícios que falaremos aqui como o crescimento de uma receita recorrente e de uma agenda cheia. Com foco em promover uma experiência de qualidade para os pacientes, a clínica pode conquistar muitos pacientes que chegam ao negócio por conta de convênios com planos de saúde. 

Preencher todas as vagas na agenda

Já falamos do aumento da visibilidade e do aumento de demanda, o que claramente ajuda a preencher todas as vagas da agenda da clínica. Aceitar planos de saúde é uma maneira de ocupar horários vagos, fazendo com que a agenda dos médicos esteja sempre ocupada, diminuindo a ociosidade no dia a dia. 

Maior fluxo de caixa 

A gestão de clínicas depende da movimentação do fluxo de caixa. Os custos para manutenção de consultórios e clínicas são rotineiros, por isso é preciso atender mais pacientes e aumentar a receita no dia a dia. 

Apesar do valor de consultas serem menores quando feitos por planos de saúde, o pagamento ajuda a movimentar o caixa da clínica, ajudando na otimização de gestão como um todo. 

Como escolher os planos de saúde para aderir na sua clínica? 

Agora que você já conhece os benefícios de atender por planos de saúde, fizemos uma lista com os principais fatores que devem guiar a escolha de quais planos de saúde você deve aderir na sua clínica. Confira abaixo:

Entenda como funciona o credenciamento médico em planos de saúde

Basicamente, o credenciamento médico em planos de saúde é a inclusão de médicos, clínicas e consultórios na lista de profissionais que compõem a rede credenciada de planos de saúde. Dessa forma, sua clínica passa a fazer parte da lista do convênio. 

O cadastramento da clínica é feito por meio do envio de documentação e aprovação das operadoras do plano de saúde. Por isso, é essencial avaliar o custo-benefício e a credibilidade das operadoras, antes de buscar o credenciamento. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos. 

Analise o custo-benefício

Um dos fatores principais para escolher os planos de saúde que deseja se credenciar é o custo-benefício. Isso porque o valor pago a clínicas por consulta é menor na comparação com consultas particulares. Por isso, é essencial avaliar o potencial que o plano de saúde tem a oferecer para o seu negócio. 

Nesse sentido, o ideal é que a clínica busque por planos de saúde com uma boa base de clientes em sua região e que tenha uma política de preços por consulta competitiva com o mercado. 

Além de claro, avaliar outras questões como credibilidade dos planos e os custos que a clínica terá de arcar para atender a um plano de saúde. Assim, será possível entender se vale ou não a pena atender um ou outro plano de saúde. 

Faça uma pesquisa sobre a credibilidade das operadoras 

Já citamos acima, mas aqui falaremos com mais detalhes. Fazer uma pesquisa sobre a credibilidade das operadoras é importante para escolher os melhores planos de saúde. Não basta apenas olhar a adesão a planos de saúde pelos benefícios de maior visibilidade e aumento de demanda, é preciso pensar a quais operadoras você está associando a imagem da sua clínica.

Então, faça uma ampla pesquisa sobre a experiência de médicos e pacientes com os planos de saúde oferecidos por cada operadora. Dessa maneira, você consegue medir o nível de confiabilidade que a operadora possui, buscando se associar às melhores opções do mercado. 

Prepare a documentação e se cadastre nos planos de saúde escolhidos 

Para se cadastrar em planos de saúde, a clínica precisa apresentar uma série de documentos para as operadoras. Entre os principais documentos pedidos a clínicas para o credenciamento, podemos citar:

  • Contrato Social 
  • CNPJ atualizado 
  • CCM ou ISS junto à prefeitura 
  • Comprovante de pagamento do ISS 
  • Alvará de funcionamento e da vigilância sanitário
  • Currículo completo de todos os profissionais que fazem parte da equipe da clínica. 

Esses são alguns dos principais documentos, que podem variar de acordo com o regulamento de cada operadora. É preciso cumprir essa parte burocrática para conseguir o credenciamento e começar a atender por planos de saúde. 

Como vimos, atender planos de saúde na sua clínica pode trazer diversas vantagens para o negócio. Com as nossas dicas, você conseguirá definir os critérios e as metas para que a sua clínica possa se beneficiar das vantagens que atender por convênio médico pode trazer para o seu negócio.

Não deixe de conhecer nosso software médico de gestão de clínica e fidelização de pacientes;

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.