Pré-natal: o que é, quando fazer os exames

  1. Home
  2. »
  3. Gestão para Clínicas e Consultórios
  4. »
  5. Pré-natal: o que é, quando fazer os exames
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Por muitas décadas, a taxa de mortalidade infantil e materna era algo muito presente no dia a dia dos partos. Infelizmente, muitas mães e bebês perdiam as suas vidas no ato do nascimento, fazendo com esse fosse um momento de tensão, e não de expectativa.

À medida que a Medicina avançou, as taxas melhoraram consideravelmente e hoje, eventos como estes são pontos fora da curva. Boa parte do sucesso nos nascimentos é dado graças à implementação do pré-natal, uma estratégia que acompanha a saúde da mãe e do feto ao longo de toda a gravidez. 

Mas, afinal, qual é o papel de um software médico de pré-natal em todo esse processo? Como a tecnologia pode ajudar a salvar vidas e otimizar, ainda mais, os resultados do acompanhamento gestacional no Brasil? Continue a leitura e saiba mais!

pré-natal

O que é um pré-natal?

Pré-natal é, como o nome indica, um conjunto de estratégias, exames e consultas que são implementadas e feitas antes do nascimento de um indivíduo. Eles são essenciais para garantir a segurança não só do feto, mas também da gestante.

No Brasil, ele foi implementado entre as décadas de 20 e 30, em um contexto de implementação de novas medidas de saúde e prevenção em todo o território brasileiro. Desde então, ele ganhou novas roupagens e hoje é um recurso cheio de protocolos e etapas.

Qual é a importância desse recurso?

Embora muito se fale da importância do pré-natal para a identificação e prevenção de doenças fetais, este processo também é indispensável para garantir a saúde e estabilidade física e mental da gestante.

Durante o pré-natal, a saúde da futura mamãe é constantemente avaliada. Isso envolve o acompanhamento psicológico e físico, além da orientação sobre o que deve ser feito e o que deve ser evitado após a chegada do bebê.

Sendo assim, esse é um recurso fundamental para a diminuição das taxas de mortalidade de neonatos e materna. Além disso, é importante para garantir bem-estar para a família nesse momento e fazer com que a transição da gestação para a fase de parturiente e lactante seja o mais tranquila possível. 

Como os profissionais da saúde podem colaborar no momento do pré-natal?

Os profissionais da saúde têm uma grande importância no momento do pré-natal. Ainda que esse seja um conjunto de protocolos bem estabelecidos mundialmente, é fundamental que os encarregados tenham a sensibilidade necessária para guiá-los da melhor forma possível.

E isso não é tudo. Além de capacitação e humanização, é de suma importância que os profissionais envolvidos no processo saibam lidar com as principais tendências mundiais do setor, integrando-as ao acompanhamento pré-natal. O uso da tecnologia é uma das mais marcantes e é sobre ela que falaremos a seguir!

pré natal

O que é o software médico com pré-natal?

Você sabia que a tecnologia tem se tornado uma grande aliada da saúde? Cada vez mais, os recursos tecnológicos adentram os consultórios e hospitais e se tornam parte da rotina funcional desses ambientes. 

Um belo exemplo disso é o software médico de pré-natal, que tem se mostrado muito útil no objetivo de tornar os pré-natais ainda mais inclusivos, precisos e eficientes. O seu foco é direcionar o acompanhamento evolutivo das gestantes em um só lugar, unindo as informações sobre cada paciente e seus bebês.

Dentre as informações que são avaliadas, temos:

  • peso e altura da gestante;
  • tipo sanguíneo da gestante;
  • carteira de vacinação;
  • histórico médico;
  • idade gestacional;
  • informações sobre o feto;
  • data prevista de parto;
  • perfil da paciente e muito mais.

Assim, é possível verificar as informações sobre a evolução da paciente e da sua gestação, além de programar as próximas consultas e verificar quais são os pontos de alerta em cada acompanhamento pré-natal. 

Quais são as vantagens do software de pré-natal? 

Agora, confira alguns dos benefícios envolvidos na gestão de pré-natal com o uso de softwares!

Mais segurança para as gestantes

O pré-natal é um momento extremamente delicado, no qual a gestante está cheia de dúvidas e inseguranças. Por isso, é fundamental que os profissionais possam tranquilizá-la e passar segurança nesse período.

Uma das melhores formas de fazer isso é utilizar um sistema que sintetize todas as informações sobre aquela paciente, fazendo com que ela perceba que seus cuidados estão em boas mãos, sob a responsabilidade de uma equipe preparada.

Organização individual da agenda

Cada agenda é única e o pré-natal não é uma receita de bolo. Por isso, deve ser personalizado às necessidades de cada paciente. 

O software médico de pré-natal permite que isso seja possível, já que o acompanhamento é mais facilmente visualizado e é possível agendar as consultas de acordo com a necessidade individual dos envolvidos.

Maior controle do prontuário

O prontuário também fica muito mais organizado quando todos os dados são adicionados em um mesmo local. Isso também traz muito mais segurança, evitando que medidas sejam tomadas sem a consideração de informações importantes.

O software de pré-natal se une ao prontuário eletrônico, trazendo o melhor de dois mundos para um contexto muito especial e cheio de nuances.

Otimização da marcação de consultas

A tecnologia é uma das grandes aliadas do processo de marcação de consultas, fazendo com que seja não só mais rápido, mas também muito mais eficiente.

Com o software médico de pré-natal, é muito mais fácil verificar as demandas de cada paciente e entrar em contato para fazer o agendamento remoto, trazendo comodidade e demonstrando interesse e preocupação com cada acompanhamento.

Melhora do relacionamento médico-paciente

Com tudo isso, temos uma consequência muito positiva: a melhora do relacionamento médico-paciente. Quando a gestante se sente mais confiante e segura, isso reflete em seu comportamento durante a gestação, fazendo até mesmo com que os cuidados sejam redobrados por ela nesse período.

Além disso, esse tipo de estratégia garante a fidelização daquela paciente e aumenta as chances de que o seu serviço seja recomendado, por ela, para suas amigas e conhecidas. É uma das formas mais antigas e eficientes de marketing em ação!

Gostou de saber mais sobre o software médico de pré-natal e descobrir a sua importância? A tecnologia é, sem dúvidas, uma das maiores tendências para o setor da Medicina! Agora, não deixe de implementar esse tipo de estratégia na rotina do seu consultório.

Assim, todos saem ganhando!Para isso, aproveite para conferir as soluções da GestãoDS e descobrir como podemos ajudá-lo na hora de fazer uma boa gestão de pré-natal em sua clínica!

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.