Estar em sintonia com as melhores práticas estabelecidas pelos principais órgãos e agências reguladoras é uma atitude imprescindível para qualquer profissional da saúde, sobretudo se considerarmos que a medicina não pode abrir espaço para erros. Pensando nisso, preparamos um post esclarecendo o que a Anvisa diz sobre segurança do paciente.
Nesse contexto, podemos observar não apenas que há um programa nacional voltado para o tema, bem como existem outras medidas que visam trazer maior proteção para a sociedade. Além disso, também é possível promover ações que promovam maior precisão, notadamente com o uso da tecnologia. Continue sua leitura e descubra como fazer isso.
Para falar sobre o que a Anvisa diz sobre segurança do paciente, precisamos falar sobre o PNSP, que é o Programa Nacional de Segurança do Paciente criado pela instituição. Seu intuito primordial é o de promover uma maior qualificação nos cuidados em saúde, aplicável em todos os estabelecimentos presentes em território nacional.
Para isso, são propostas uma série de medidas, que visam a prevenção e a redução da ocorrência de incidentes nos serviços, de maneira que sejam evitados eventos e circunstâncias que possam resultar em danos desnecessários ao cidadão. Trata-se de uma ação relevante, que possibilita que gestores, médicos e demais profissionais ofereçam uma assistência segura.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente da Anvisa conta com diversas medidas e metas. Dentre elas, podemos destacar o planejamento, orientação, coordenação e supervisionamento da sua implementação, em articulação com Estados e Municípios, na promoção de uma cultura e aperfeiçoamento da capacidade operacional na área.
Além disso, o programa visa elaborar e apoiar a criação de protocolos, manuais e diversos materiais, promovendo processos de capacitação para quem atua direta ou indiretamente no cuidado. Também foram estabelecidos indicadores de avaliação, bem como parcerias com organismos internacionais, o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação.
Depois de compreender melhor o Programa Nacional de Segurança do Paciente, além de suas principais medidas e metas, é bem provável que você esteja considerando a promoção de ações nesse sentido em sua prática profissional. Sendo assim, considerar o uso de boas soluções em tecnologia parece ser uma excelente ideia.
Uma boa alternativa é apostar em um software para médicos, que pode contribuir para a otimização de uma série de processos no seu consultório, minimizando bastante as chances de erros e problemas. Você poderá usar a telemedicina e, no prontuário, centralizar os dados e incluir procedimentos, cirurgias e prescrições diretamente nas fichas.
Como você pôde ver, a Anvisa visa promover uma maior segurança do paciente, por meio de metas e ações que reduzam a ocorrência de incidentes nos serviços.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que a Anvisa diz sobre segurança do paciente. Quer contar com uma ferramenta moderna, que otimizará seus processos e evitará as possibilidades de erros? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para seu consultório!