gestãods

Estar em sintonia com as melhores práticas estabelecidas pelos principais órgãos e agências reguladoras é uma atitude imprescindível para qualquer profissional da saúde, sobretudo se considerarmos que a medicina não pode abrir espaço para erros. Pensando nisso, preparamos um post esclarecendo o que a Anvisa diz sobre segurança do paciente.

device protected by cyber security

Nesse contexto, podemos observar não apenas que há um programa nacional voltado para o tema, bem como existem outras medidas que visam trazer maior proteção para a sociedade. Além disso, também é possível promover ações que promovam maior precisão, notadamente com o uso da tecnologia. Continue sua leitura e descubra como fazer isso.  

O que é o Programa Nacional de Segurança do Paciente?

Para falar sobre o que a Anvisa diz sobre segurança do paciente, precisamos falar sobre o PNSP, que é o Programa Nacional de Segurança do Paciente criado pela instituição. Seu intuito primordial é o de promover uma maior qualificação nos cuidados em saúde, aplicável em todos os estabelecimentos presentes em território nacional.

device protected by cyber security 1

Para isso, são propostas uma série de medidas, que visam a prevenção e a redução da ocorrência de incidentes nos serviços, de maneira que sejam evitados eventos e circunstâncias que possam resultar em danos desnecessários ao cidadão. Trata-se de uma ação relevante, que possibilita que gestores, médicos e demais profissionais ofereçam uma assistência segura.

Quais são as principais medidas e metas do programa?

O Programa Nacional de Segurança do Paciente da Anvisa conta com diversas medidas e metas. Dentre elas, podemos destacar o planejamento, orientação, coordenação e supervisionamento da sua implementação, em articulação com Estados e Municípios, na promoção de uma cultura e aperfeiçoamento da capacidade operacional na área.

Além disso, o programa visa elaborar e apoiar a criação de protocolos, manuais e diversos materiais, promovendo processos de capacitação para quem atua direta ou indiretamente no cuidado. Também foram estabelecidos indicadores de avaliação, bem como parcerias com organismos internacionais, o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação.

Como a tecnologia pode melhorar a segurança do paciente?

Depois de compreender melhor o Programa Nacional de Segurança do Paciente, além de suas principais medidas e metas, é bem provável que você esteja considerando a promoção de ações nesse sentido em sua prática profissional. Sendo assim, considerar o uso de boas soluções em tecnologia parece ser uma excelente ideia. 

cloud computing conceptcloud transfer datacloud computing big data center future infrastructure digital ai concept virtual hosting symbolicon upload downloadvirtual hosting symbol

Uma boa alternativa é apostar em um software para médicos, que pode contribuir para a otimização de uma série de processos no seu consultório, minimizando bastante as chances de erros e problemas. Você poderá usar a telemedicina e, no prontuário, centralizar os dados e incluir procedimentos, cirurgias e prescrições diretamente nas fichas.

Como você pôde ver, a Anvisa visa promover uma maior segurança do paciente, por meio de metas e ações que reduzam a ocorrência de incidentes nos serviços.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que a Anvisa diz sobre segurança do paciente. Quer contar com uma ferramenta moderna, que otimizará seus processos e evitará as possibilidades de erros? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para seu consultório!

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso