Novidades da cardiologia para 2024: Previsões e avanços

  1. Home
  2. »
  3. Cardiologia
  4. »
  5. Novidades da cardiologia para 2024: Previsões e avanços
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Você está bem informado sobre as novidades da cardiologia para 2024? Já sabemos que os campos profissionais são movidos por meio das tecnologias, e conhecer o que há de novo no mercado é uma necessidade.

Neste ano de 2024, há previsão de inúmeros congressos nacionais e internacionais voltados para a área da cardiologia. Sendo assim, é uma excelente oportunidade de descobrir quais são as tecnologias que estão disponíveis para potencializar os serviços dos médicos especialistas da área. Continue lendo e descubra!

novidades da cardiologia

O que é o Congresso Brasileiro de Cardiologia?

O Congresso Brasileiro de Cardiologia é um dos maiores eventos que acontecem anualmente no Brasil. Seu objetivo é informar aos médicos cardiologistas o que há de novo na ciência. Na oportunidade eles conhecem, aprendem e discutem sobre as novidades e os avanços sobre as descobertas de novas drogas, inovações cirúrgicas, aprimoramento de equipamentos e outras diversas informações. 

O evento também envolve a presença de professores e pesquisadores que socializam seus saberes sobre assuntos voltados igualmente para várias áreas da cardiologia. Normalmente os congressos são apresentados por metodologias, como palestras, workshop, exposições, demonstrações e outras estratégias de socialização de conhecimentos.

O ano de 2024, oferece diversas oportunidades de crescimento profissional. Ainda dá tempo de se planejar e participar de alguns eventos que podem aprimorar as suas práticas de cardiologista e transformar a sua clínica. Conheça alguns congressos que vão acontecer neste ano:

  • 44º Congresso de Cardiologia 2024: será na Transamérica Expo Center, do dia 30 de maio a 1 de junho de 2024. Organizado pela SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).
    Para mais informações clique aqui;

  • 79º Congresso Brasileiro de Cardiologia: acontecerá entre 20 a 22 de setembro de 2024, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; Saiba mais clicando aqui;

  • Congresso SBHCI 2024: acontecerá entre os dias 26 a 28 de junho de 2024, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Para saber mais informações clique aqui;

  • Congresso Brasileiro de Imagem Cardiovascular (DIC): será do dia 22 a 24 de agosto de 2024, em Salvador, na Bahia. O evento é realizado pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC), da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Saiba mais sobre este evento clicando aqui.

  • World Congress of Cardiology (WCC): o World Congress of Cardiology de 2024 terá como tema “Shining a spotlight on global cardiovascular health”. Acontecerá de 27 a 30 de junho, Shangai, na China. Para saber mais sobre este evento, clique aqui.

Quais as tecnologias para cardiologia em 2024? 

As inovações tecnológicas estão se estendendo a todos os campos da saúde, inclusive ao ramo da cardiologia. Enquanto o avanço da ciência cresce, com ela surgem também tecnologias que somam nas práticas de tratamento que a cardiologia tanto precisa. 

Um dos males que mais levam ao óbito são as doenças cardiovasculares. Porém, com a descoberta de ferramentas e novas drogas específicas para esse tipo de tratamento, vidas se alongam e é possível ter uma qualidade de vida um tanto equilibrada. Diante disso, é interessante saber quais tecnologias podem ser usadas neste ano de 2024.

Presença de stents bioabsorvíveis nas artérias coronárias

O implante de stents em angioplastia coronária é um tratamento já conhecido para cuidar de doença arterial coronária. O que há de novo, são os stents absorvíveis, que são confeccionados de plástico biológico, ou seja, são sustentáveis

Devido a uma reação química que acontece após seis meses de implantação, o stents se transforma em água e CO2, sendo totalmente absorvido pelo organismo em até dois anos. Essa inovação faz com que o paciente exclua a necessidade das medicações antiagregante plaquetária, e com isso, a formação de coágulos na área stents se torna bem menos arriscada.

Robótica em intervenções e cirurgias cardíacas

O uso de robôs durante procedimentos cardiológicos já é uma realidade em muitos centros cirúrgicos. O intuito desse avanço é tornar as práticas cirúrgicas menos invasivas para os pacientes, e assim, a recuperação ser mais rápida e com menos impacto psicológico e menos dor.

A presença da robótica torna os movimentos humanos mais precisos durante a cirurgia e reduz a ocorrência de erros médicos. Acontece assim: uma câmera é inserida no tórax do paciente para captar imagens em 3D, para o cirurgião acompanhar os movimentos dos braços do robô durante toda a cirurgia.

Software de gestão médica

Outra tecnologia que tem feito diferencial na rotina de trabalho dos médicos cardiologistas é ter uma plataforma de alto padrão para gerir todos os seus compromissos profissionais e ainda fazer a gestão da sua clínica. 

De posse de um software de gestão médica, o especialista em cardiologia pode realizar suas consultas também por meio da telemedicina, o que torna o atendimento mais acessível às pessoas que têm dificuldade em se deslocar até uma clínica por algum motivo. 

A telemedicina é uma tecnologia que facilita a dinâmica entre o paciente e o médico, a começar pelo agendamento da consulta que pode ser feita online.  Quando a plataforma é moderna e composta por diversas funcionalidades, o médico pode enviar receitas por e-mail, com assinatura digital, encaminhar instruções via e-mail etc. e assim, fidelizar seus clientes.

Um software inovador também dispõe de funções que permite a gestão do negócio para realizar acompanhamento financeiro, como controle de entrada e saída, fluxo de caixa, estoque de material, emissão de nota fiscal eletrônica e outras estratégias imprescindíveis que ajudam a desenvolver o empreendimento.

Qual o impacto da inteligência artificial na cardiologia em 2024? 

A IA (Inteligência Artificial) está conduzindo as máquinas a se elevarem a níveis de máquinas pensantes. Estudos feitos no Cedars – Sinai Medical Cente, nos Estados Unidos, descobriram que é possível medir os depósitos de placas nas artérias ao usar um equipamento com Inteligência Artificial chamado angiotomografia computadorizada.  Por auxílio da IA e detecção é feita em 5 a 6 segundos. 

A presença da IA na cardiologia faz com que o resultado de exames e diagnósticos sejam feitos e entregues com muita rapidez e assertividade, fato que ajuda a iniciar o tratamento com maior brevidade e obter a cura de forma célere e com menos impacto aos pacientes.

O que são Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis?

Os Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI) são próteses que executam correção na bradicardia. Eles realizam resposta de frequência aos esforços, e promovem a normalização do sincronismo atrioventricular, como também, a ressincronização das paredes ventriculares, revertem taquicardias ventriculares e realizam a desfibrilação dos ventrículos. 

Como exemplo, temos o marcapassos (MP), cardiodefibriladores (CDI) e ressincronizadores. Os DCEI’s constumam causar poucos impactos e limitações em pacientes que dependem do seu uso. No entanto, é necessário ter cuidados fundamentais, como:

  • avaliações periódicas;
  • correto uso dos medicamentos prescritos;
  • prevenção de infecções;
  • deslocamento dos eletrodos,
  • acompanhamento psicológico.

Os pacientes que usam DCEI podem realizar suas atividades de rotina sem restrições, ou seja, podem ter uma vida normal como antes do implante. Porém, em se tratando de atividades físicas, é importante evitar nos 6 primeiros meses, como também, esportes mais intensivos, como vôlei, natação, tênis e outros.

Enfim, como vimos, conhecimento é o aspecto principal para os profissionais se desenvolverem muito bem em suas profissões. À vista disso, é fundamental saber das novidades da cardiologia para 2024. Participar de congressos é uma iniciativa que além de ganhar conhecimentos para estar atualizado, também eleva o seu employer branding de profissional da área.

Achou o artigo interessante? Então, que tal seguir a GestãoDS no Instagram? Assim você vai poder acompanhar as nossas postagens.

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.