AI na área médica: inteligência artificial na área médica

  1. Home
  2. »
  3. Fidelização de Pacientes
  4. »
  5. AI na área médica: inteligência artificial na área médica
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

AI na área médica: a Inteligência Artificial na área médica consiste em utilizar computadores para resolver problemas médicos. Isso é possível através da análise de grandes quantidades de dados, seguindo algoritmos criados por especialistas na área.

A tecnologia vem aumentando a eficiência de variadas áreas, sendo que isso também se aplica à medicina. Uma das inovações mais promissoras para o futuro é a inteligência artificial na área médica. Isso é algo real que vem sendo aplicado na prática em diversos hospitais, clínicas e consultórios. É importante conhecer essa inovação para se manter atualizado no mercado.

Se você quer modernizar seu negócio e aproveitar das vantagens que a IA pode trazer, continue esta leitura. Aqui você conhecerá o funcionamento dessa tecnologia, exemplos de inteligência artificial na área médica, vantagens práticas e mais!

prontuário eletrônico com inteligência artificial

Como funciona a inteligência artificial na área médica?

A IA busca simular a inteligência humana com mais precisão e velocidade. Sua utilidade é mais ampla que muitos acreditam, podendo atuar na:

  • Identificação de padrões: ao se aliar com tecnologias como Big Data (coleta de dados de várias fontes), a IA identifica padrões nas informações analisadas. Exemplos são áreas mais propensas a surtos, crescimento de certas enfermidades, remédios mais responsivos etc.;
  • Recuperação de dados: a IA melhora a capacidade de recuperação de dados. Ela faz uma análise profunda que conecta informações perdidas, fazendo com que dados valiosos sobre pacientes sejam mais facilmente recuperados;
  • Machine Learning (aprendizado de máquina): subtipo de IA que aprimora seu algoritmo autonomamente. Esse recurso ainda permite fazer previsões, como de prováveis surtos de doenças no futuro;
  • Automação de atividades: muitas tarefas manuais passarão a ser realizadas pela IA, como análise de exames e imagens médicas.

Quais são exemplos de inteligência artificial na área médica?

Inteligências artificiais já são utilizadas no dia a dia de vários estabelecimentos de saúde. Você também pode aproveitar dessas utilidades para aumentar a qualidade dos seus serviços e atendimento do negócio. Veja exemplos práticos a seguir.

Cirurgias mais precisas

Robôs com IA já se mostraram capazes de melhorar os resultados de cirurgias. Elas auxiliam nas cirurgias ao fazer análises pré-operatórias, prever os movimentos do médico-cirurgião e torná-los mais precisos, fazendo com que o procedimento se torne menos invasivo.

Análise de imagens

Com IA, a análise de imagens pode ser feita com alta precisão e em tempo real. A inteligência artificial na área médica detecta, classifica e segmenta objetos, interpreta e descreve o conteúdo das fotos, entre outras vantagens. O médico receberá a imagem já com um relatório pronto de possíveis diagnósticos e várias características das imagens já analisadas.

Prontuário eletrônico com IA

Prontuário eletrônico é um sistema que armazena todos os dados de um paciente, como anotações, imagens, exames, diagnósticos, tratamentos e consultas passadas. A inteligência artificial na área médica tornará diagnósticos mais rápidos e precisos ao analisar as informações presentes no prontuário eletrônico. Mesmo que o médico deseje verificar os dados por conta própria e manualmente, ele receberá insights valiosos da IA.

inteligência artificial na área médica

Exames mais precisos

A inteligência artificial na área médica já está realizando exames médicos como análises de urina ou sangue, bem como exames radiológicos como momografias, radiografias e tomografias computadorizadas. Essa tecnologia já executa essas tarefas com precisão pelo fato de já ter processado inúmeros exames anteriormente, ajudando o médico a obter as informações obtidas para emitir um resultado mais preciso.

Associação de sintomas

A inteligência artificial na área médica associa sintomas de doenças para chegar a um diagnóstico mais preciso. Esse recurso também é possível pelo fato da IA estudar um grande banco de dados com inúmeros sintomas mais as decisões dos médicos.

Com o histórico de milhares de pacientes nas mãos, a inteligência artificial na área médica informa quais são os diagnósticos mais prováveis a partir dos sintomas de um paciente. Não é sempre que a tecnologia está correta, mas ela auxilia o médico a chegar a uma conclusão, diagnóstico e tratamento mais adequado. Além disso, essa inovação está em constante evolução, fazendo com que se torne mais precisa com o passar do tempo.

Quais são os benefícios da IA na área médica?

Os benefícios da IA impactam vários setores do negócio, como a rotina dos médicos, a qualidade e velocidade do atendimento, imagem da empresa no mercado, entre outros. Conheça as vantagens a seguir.

Otimização das tarefas

Um dos principais benefícios é a otimização das tarefas do médico, pois a IA ajuda na otimização da triagem dos pacientes, análises das imagens e recomenda diagnósticos. Segundo uma notícia da CryptoID, a tecnologia é capaz de otimizar o tempo de realização de exames em até 40%, sem qualquer prejuízo à qualidade.

Contribuições para telemedicina

A telemedicina é o atendimento ou prestação de serviços médicos à distância, que é normalmente feito por videoconferências e com o apoio de um software médico. A IA contribui diretamente para esse tipo de atendimento quando fornece resultados de exames.

O médico também poderá verificar os resultados das análises da IA diretamente da solução médica contratada antes ou durante o atendimento, bem como realizar laudos à distância.

Maior produtividade dos médicos

A otimização permite que os médicos façam mais atendimentos em um mesmo dia. Eles também gastarão menos tempo com atividades burocráticas e podem dedicar mais tempo à tomada de decisão, análise dos sintomas, exames e dos relatórios entregues pela IA. Assim, ele expande a carteira de clientes e agrega mais valor para cada hora trabalhada ao mesmo tempo.

Essa vantagem também contribui para melhor satisfação dos profissionais no ambiente de trabalho, pois tarefas burocráticas, repetitivas e monótonas — que muitas são automatizadas pela IA — acabam gerando estresse.

inteligência artificial na área médica

Armazenamento de dados em nuvem

Atualmente as informações dos pacientes, instituições e profissionais ficam guardadas em um ambiente nuvem completamente seguro. Assim, a IA organiza e gerencia os dados em nuvem, o que possibilita que você consiga as informações mais rapidamente de qualquer lugar. Como também, a IA atua na segurança da solução médica. Ela prevê ataques, identifica atitudes suspeitas e toma outras medidas para impedir ciberataques.

Acompanhamento em tempo real

Aliado a aparelhos, a inteligência artificial na médica faz com que os profissionais da saúde sejam notificados imediatamente sobre mudanças no estado de saúde dos pacientes. Isso contribui especialmente para o atendimento de casos graves, em que os médicos precisam se manter sempre atualizados sobre a saúde do paciente para tomar medidas rápidas.

Satisfação e fidelização dos clientes

Seu negócio conseguirá oferecer telemedicina, bem como prestar um atendimento mais rápido e atencioso, pois o médico conseguirá dar mais atenção ao paciente. Com isso, seus clientes se sentirão mais valiosos para o negócio, terão uma melhor experiência com sua marca, gerando fidelização.

As mudanças geradas pela inteligência artificial na medicina transformam o papel do médico, que passará a ser o de conquistar seus pacientes. Você conseguirá aproveitar da IA e transformar seu negócio com o software Gestão DS, que faz comparação de imagens, curva de crescimento, acompanha evolução de gestantes e muito mais.

Nosso software médico é excepcionalmente amplo e ajuda desde a automação de atividades operacionais até fornecimento de ferramentas para fidelizar clientes. Conheça a GestãoDS!

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.