Growth hacking médico: faça sua clínica crescer!

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Sumário

Growth hacking médico é essencialmente um mindset estratégico de crescimento para profissionais de saúde e clínicas. Você já se deu conta da importância disso para a área?

Muitos doutores priorizam a excelência médica com toda razão, no entanto, esquecem que o crescimento da carreira e a evolução de uma clínica exigem um olhar de negócios.

Claro que esse crescimento tem que ser positivo e qualitativo para ambos os lados: médicos e pacientes. E é nesse cenário que o growth faz total diferença. Entenda!

growth hacking médico

O que é growth hacking?

A palavra growth significa crescimento. Já o hacking não necessariamente se refere às práticas criminosas de hackers. Na verdade, o termo define implementação de tecnologia, expertise, conhecimento técnico, insights ou qualquer prática que seja a mais inteligente para superar algo, no caso específico deste artigo, a estagnação do serviço médico.

Então, não é algo errado ou ilegal, ao contrário, o growth hacking médico pode ser considerado uma mentalidade ou mesmo uma metodologia totalmente voltada para o crescimento de um negócio, seja ele de qualquer tipo como:

  • clínicas;
  • startups;
  • e-commerces; e outros.

O objetivo é identificar oportunidades e evoluir em cima delas. Para isso, a metodologia se baseia em testes, experimentos e mensurações para encontrar os caminhos mais rápidos e efetivos. Outras ferramentas essenciais em growth hacking são:

Podemos afirmar assim, que o growth hacking médico aplica todas essas tecnologias e expertises para fazer uma clínica ou um profissional de saúde evoluir de forma rápida e escalável.

Portanto, não interligue o termo hacking como algo negativo. Nesse caso, o conceito se refere a um esforço focado em encontrar as melhores e mais rápidas práticas para crescimento.

Como aplicar growth hacking médico na saúde?

Bem, o primeiro passo é conhecer a metodologia. Há muitos recursos que envolvem conhecimento de marketing e administração e nem sempre o conhecimento em medicina será o suficiente. Veja agora algumas das orientações principais.

Conheça o perfil detalhado do seu paciente

Pode parecer algo simples, mas o conhecimento mais aprofundado do seu público é fundamental para que você aprimore os serviços prestados e amplie o potencial de atendimento. Procure identificar práticas que funcionem como:

  • Ele gosta de marcar consultas e exames por WhastApp?
  • É aberto ou fechado para telemedicina?
  • Ele gostaria de ser convidado para algum evento sobre a área?

Enfim, há diversos pontos a serem analisados para encontrar um perfil mais aproximado das preferências do seu paciente. Investir nisso é vital para o crescimento da clínica.

Tenha um mindset voltado para a performance

Vá além do atendimento médico de excelência e observe os números da sua clínica. Todos os pacientes têm um atendimento completo e solucionam efetivamente os seus problemas de saúde?

Você já identificou se sua clínica está sendo indicada pelos próprios pacientes para outras pessoas? O número de atendidos é suficiente para gerar a lucratividade necessária para proporcionar uma boa experiência para o paciente?

Enfim, são várias perguntas que envolvem essencialmente números. É preciso calcular entradas e saídas e entender como elas podem ser aprimoradas por meio de KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance).

Implemente ferramentas de marketing

Com a devida responsabilidade sobre as regras de publicidade para medicina, o gestor de uma clínica pode acelerar substancialmente o seu negócio com soluções de marketing específicas para a área médica.

A transformação digital gerou um aumento expressivo no uso de smartphones e internet. Isso significa que o consumidor — no caso da medicina o paciente — está cada vez mais digitalizado.

Hoje as pessoas não estão apenas buscando médicos em catálogos de planos de saúde. Há aplicativos, os mecanismos de busca como o Google, as redes sociais e diversos outros canais de interação com determinada área de saúde.

A função das ferramentas de marketing nesse caso é extrair dados estratégicos dessas interações e usá-los em favor da área médica para encontrar os melhores caminhos de evolução rápida de atendimento e performance na medicina.

Como aplicar growth hacking para médicos?

Você já identificou que muitos médicos bons cobram valores mais acessíveis e acabam tendo um número absurdo de pacientes? Por outro lado, alguns médicos, também com excelência, escolhem um valor maior e acabam tendo menos pacientes, no entanto, obtém mais lucratividade e qualidade de vida.

O ideal é que se encontre um equilíbrio em cima disso e o profissional busque evolução por meio de prática e conhecimento. Por exemplo, um doutor recém formado tende a ter menos visibilidade de mercado e talvez seja necessário atrair mais pacientes em um primeiro momento com uma consulta mais barata.

Entretanto, é possível crescer focando em uma área específica como a cardiologia e buscando novas formações. Assim, o profissional conquista experiência de atendimento e reconhecimento no mercado por conta da capacitação.

Mas o ápice desse mindset de evolução está em aplicar growth hacking médico ao longo da sua carreira. Ou seja, é preciso aliar evolução médica com crescimento de mercado com ferramentas como:

  • site na internet;
  • presença em redes sociais;
  • software para gestão do atendimento e avaliação de performance; dentre outras possibilidades.

A ideia é que o médico busque aprimoramento constante e tenha uma noção exata da sua performance por meio de estatísticas, relatórios e tendências.

Finalmente, busque insights, pequenas ideias e faça testes frequentemente para encontrar as melhores práticas de crescimento. A análise é vital nesse cenário para identificar o que está dando certo e o que não está para crescer rápido.

🚀💡 Quer descobrir como aplicar estratégias de growth hacking na área da saúde para melhorar a gestão, o marketing e o engajamento de pacientes da sua clínica? Assista ao podcast com Bruno Ruy, Sócio da Auddas, e Felipe Ravanello, Co-fundador da GestãoDS. Neste vídeo, eles exploram o conceito de growth hacking, os canais de aquisição e como mensurá-los eficazmente.

Como o software GestãoDS impulsiona sua clínica?

A Solução de Marketing da GestãoDS é simplesmente a ferramenta pioneira de growth hacking médico, clínicas e consultórios. Há uma série de funcionalidades customizadas para área, que abrange:

Se você acha impossível uma clínica crescer como negócio, este post revela que há estratégias inteligentes para conciliar excelência médica com business.

Neste post, você entendeu o conceito de growth hacking médico e descobriu a melhor forma de implementação. Além disso, conheceu a solução GestãoDS desenvolvida especialmente para a área. Solicite seu contato e faça o growth hacking médico acontecer na sua clínica hoje!

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.