Funil de vendas para clínicas

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Sumário

O funil de vendas para clínicas é uma das principais ferramentas para aplicar o inbound marketing corretamente e, assim, impulsionar os resultados de um negócio.

Afinal, ele é uma representação da jornada do cliente, ou seja, o caminho que um cliente faz desde o momento que conhece uma empresa até a aquisição de um produto ou contratação de um serviço.

É importante ressaltar que ele deve ser utilizado por todas as empresas, seja qual for seu porte e segmento. Desse modo, não seria diferente com instituições da saúde que desejam alavancar seus resultados.

Acompanhe o texto e entenda a importância dessa ferramenta, como elaborar um funil de vendas para clínicas e consultórios e, ainda, descubra como o branding médico ajuda na estratégia de marketing.

funil de vendas para clínicas

Afinal, o que é um funil de vendas para clínicas?

Também chamado de pipeline ou processo de vendas, é caminho pelo qual o cliente percorre até chegar na etapa de compra do produto ou serviço. Ou seja, é a jornada do consumidor desde o primeiro contato com a empresa até a finalização da compra ou, em alguns casos, além dela.

Então, o funil de vendas para clínicas é a representação do caminho que o cliente faz até a realização da consulta. Ele é composto de vários estágios e cada cliente está em um nível diferente da jornada.

Enquanto alguns estão procurando por um médico com especialidade em dermatologia para entender qual problema têm, outros já sabem o que têm e estão em busca de um tratamento mais eficaz e outros já estão com a consulta agendada.

Por sua vez, outros já passaram pela consulta, estão em tratamento e podem considerar realizar consultas com outros profissionais da mesma clínica. Vale lembrar que em cada estágio há necessidades diferentes e, por isso, é preciso um tipo específico de abordagem em cada uma delas.

Quais são as etapas do funil?

O funil de vendas para clínicas é composto por 3 etapas: topo, meio e fundo e também são conhecidas pelas seguintes siglas:

  • ToFu — Top Of the Funnell (topo de funil);
  • MoFU — Middle Of the Funnell (meio de funil);
  • BoFu — Bottom Of the Funnell (fundo de funil).

A seguir, conheça o que cada etapa representa.

Topo do funil

Esse primeiro estágio também é conhecido como etapa da consciência, pois até então a pessoa não tinha conhecimento da sua necessidade. Ou seja, ela ainda não estava em busca de nenhum produto ou serviço oferecido pela sua empresa, quer apenas tirar alguma dúvida.

No caso de clínicas e consultórios, as pessoas têm muitas dúvidas com relação à saúde e bem-estar. Então, é importante pesquisar quais são seus principais questionamentos e produzir conteúdos que chamem sua atenção e que respondam brevemente as suas perguntas.

Assim, ao ter um primeiro contato com seu negócio, ela se dá conta de que realmente tem um problema e, assim, vai em busca de uma empresa que possa solucioná-lo. Então, esse é o momento de você se mostrar como a solução perfeita.

Meio do funil

É a fase de consideração. Isto é, depois de ler conteúdos sobre o seu problema, ele está considerando adquirir uma solução. Então, é o momento de ajudar seu lead a percorrer o caminho até a compra.

Para isso, você deve oferecer conteúdos mais aprofundados e explicativos. Lembre-se de que nessa etapa, o lead já entendeu que precisa de uma solução, mas ainda não conhece o seu serviço, ainda tem dúvidas se realmente é a melhor opção diante da diversidade existente no mercado.

Fundo do funil

A etapa final é aquela que o lead irá decidir se a fechará negócio com sua empresa ou não. No caso de uma clínica ou consultório, é quando ele decide se é um bom lugar para fazer os atendimentos que ele precisa.

Então, é o momento de você criar conteúdos de marketing digital que mostrem todo o seu diferencial e as vantagens que sua clínica oferece. Através de materiais mais aprofundados e direcionados, mostre ao lead que sua clínica é a melhor opção para ele.

análise de fundo funil de vendas

Por que ele é tão importante?

Elaborar um funil de vendas para clínicas bem delineado traz inúmeros benefícios para uma empresa. Sendo assim, as principais vantagens de utilizá-lo no marketing da sua clínica ou consultório médico são:

  • faz com que o marketing seja mais efetivo — afinal, permite que as campanhas e os conteúdos sejam feitos de acordo com as necessidades que os leads têm em cada etapa do funil;
  • permite prever os resultados — ao analisar seu funil, você saberá quantas pessoas estão procurando informações sobre determinada especialidade médica, por exemplo. Assim, é possível ter uma noção de quanto faturará no mês;
  • aumenta a lucratividade — com o funil, sua clínica atrairá mais clientes. Além disso, também conseguirá guiar boa parte deles até realizarem a consulta, aumentando o seu faturamento;
  • ajuda a promover melhorias — monitorar o comportamento dos leads ao longo do funil permite que você identifique pontos de melhoria, tanto nos conteúdos como nos atendimentos realizados.

Como o branding médico ajuda na estratégia de marketing?

Branding se refere a um conjunto de estratégias que cria e gerencia uma marca, tornando-a conhecida do público. Nesse caso, a marca é a sua clínica médica.

Nesse sentido, é importante que as estratégias de marketing tenham o objetivo de fazer com sua clínica seja uma referência no assunto, pois isso fará com que sua marca tenha um alcance maior, atraindo novos pacientes e impulsionando seu crescimento.

Para isso, é preciso conhecer a fundo o seu público, entender suas necessidades e trabalhar para proporcionar uma ótima experiência ao paciente durante toda a sua jornada no funil. Portanto, branding médico e funil de vendas para clínicas precisam estar alinhados, pois juntos conseguem potencializar seus resultados.

Como elaborar um funil de vendas para clínicas?

Construir um funil de vendas para clínicas não é uma tarefa difícil. Acompanhe o passo a passo a seguir:

  1. defina sua persona — trata-se de um personagem semifictício criado com base nas informações do seu público-alvo. A persona deve ser bem detalhada, com comportamentos, gostos, hábitos, estilos de vida, necessidades e objeções bem definidos;
  2. mapeie a jornada — procure entender quais são as necessidades e expectativas da persona em cada fase do funil de vendas para clínicas;
  3. determine os milestones — identifique quais são os marcos que fazem o lead avançar nas etapas do funil.

A melhor maneira de conseguir os dados para criar o seu funil de vendas para clínicas é por meio de um software médico, principalmente se ele contar com uma ferramenta de CRM, que se refere ao conjunto de práticas focadas no relacionamento com o cliente.

Ele possui todas as informações necessárias para você construir o funil de vendas da clínicas, bem como para definir suas etapas.

Como você viu, unir o branding médico com o funil de vendas para clínicas é a melhor solução para que o marketing obtenha os melhores resultados e, assim, consiga fazer com que sua marca tenha um alcance maior.

Com isso, você atrairá novos pacientes e tornará-referência no setor. Para isso, também viu que é indispensável utilizar um bom software médico. Então, entre em contato conosco e conheça os planos e preços da Gestão DS.

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.