dermatologistas

Se a preocupação com o skincare – rotina de cuidados com a beleza que vem se popularizando nos anos recentes – vive hoje um boom, isso se deve ao trabalho sério dos dermatologistas. Os médicos dessa especialidade são os profissionais responsáveis pelo diagnóstico e tratamento do maior órgão do corpo humano: a pele. Só isso já mostra a importância fundamental deles em vários aspectos importantes da saúde humana. Mas a área de atuação vai bem além e engloba também mucosas, unhas e cabelos. Porém, é na atenção ao bem-estar que o papel dos especialistas da área ganha cada vez mais destaque, com tratamentos e procedimentos cada vez mais refinados no campo da estética.

dermatologistas

Não à toa, os dermatologistas estão entre profissionais mais felizes da área médica. Afinal, trata-se de uma especialidade que cuida da autoestima e foca na em questões extremamente sensíveis do paciente, como a vaidade e a autoimagem. Esse dado é uma das conclusões do Medscape’s 2016 Physician Lifestyle Report, que avalia o estilo de vida dos médicos. Segundo o documento, que coletou respostas de mais de 15.800 médicos, o grau de satisfação dos dermatologistas com a profissão e o ambiente de trabalho ficou disparado em primeiro lugar no ranking.

Leia mais:

Dia do Médico: profissional é sinônimo de esperança e cura
Como ter pacientes mais satisfeitos com passos simples
O que você precisa saber para ser um médico empreendedor de sucesso

Como forma de homenagear esses profissionais, grandes responsáveis pelos cuidados com a pele e pelos avanços da área no Brasil, foi instituído Dia do Dermatologista. A data é celebrada no dia 5 de fevereiro, uma referência à criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 1912. A entidade tem hoje papel fundamental não só na garantia da certificação dos especialistas na área quanto no impacto social. Além de ser referência e atuar na constante atualização dos profissionais, a instituição também é responsável por campanhas de conscientização de várias doenças entre a população.

Com uma sociedade mais informada e com a ajuda de profissionais cada vez mais capacitados, o acesso a tratamentos de doenças como cânceres de pele, alergias, hanseníase e psoríase tem sido cada vez mais simples. E isso, além do benefício para os pacientes, tem um enorme impacto na saúde pública.

male doctor in white protective gloves examing patient 1

Cuidados com a pele: por que contar com a ajuda de um dermatologista

A pele não é só o maior órgão do corpo humano. Ela é também nosso meio de contato com o ambiente. Além disso, desempenha vários papéis essenciais na manutenção do organismo humano. É por ela que transpiramos, recebemos radiação solar e é iniciada a síntese da vitamina D, só para citar algumas funções desse órgão multitarefas. Mas a pele é também uma das principais responsáveis pela proteção do corpo. Graças a ela, regulamos nossa temperatura e temos uma camada resistente contra lesões e infecções.

Mas isso, obviamente, tem um preço. Por se tratar de um órgão constantemente em contato com o meio externo, a pele está sujeita a uma série de problemas e de doenças. Juntos, pele, cabelo e unhas podem ser foco de mais de 2 mil patologias. Isso requer uma formação extremamente cuidadosa dos profissionais, que precisam dominar muita teoria e prática para conduzir diagnósticos e tratamentos.

Por isso, é necessária a análise criteriosa de um especialista diante de qualquer sinal de problema na pele. E como muitas doenças apresentam sintomas semelhantes, o olhar de um profissional se torna indispensável.

Leia mais:

Como transformar sua clínica em um ambiente de sucesso
Saiba como melhorar os canais de comunicação com os seus pacientes
Comece hoje: ações para aumentar seu número de pacientes

dermatologistas

Dermatologia é uma das especialidades mais versáteis da medicina

Imagine um só profissional lidando com uma infecção por fungo, uma cirurgia para remoção de um tumor de pele e com a aplicação de preenchedores, Botox e outros tratamentos estéticos. Tudo isso em um só dia. Essa é a rotina de boa parte dos dermatologistas. Graças á formação extremamente ampla e abrangente, esses profissionais estão habilitados a cuidar de uma enorme gama de problemas. E embora toda a área esteja em franca e constante evolução, é no campo estético que a dermatologia tem avançado com cada vez mais destaque.

Preenchedores, bioestimuladores, fios de sustentação, lasers e peelings de última geração têm se tornado aliados de peso nos cuidados dispensados por estes profissionais a seus pacientes. Tratamentos combinados, feitos em sinergia, e técnicas que unem segurança com resultados surpreendentes têm provocado revoluções nas terapias estéticas nos últimos anos. Novas tecnologias vêm sendo diariamente agregadas à especialidade, com cada vez mais ativos mostrando eficácia em tratamentos simples, feitos em casa com a supervisão médica.

dermatologistas

Formação complexa e demorada garante qualidade de profissionais

Para ter domínio de tantos conhecimentos e uma imensa quantidade de técnicas, os dermatologistas precisam de uma formação robusta. Por isso, a conclusão da faculdade de medicina é apenas o primeiro passo. Depois dos 6 anos de graduação, é necessário fazer residência médica ou um curso de especialização. Essa etapa complementar e essencial para obtenção do título de especialista dura entre 3 e 4 anos.

Nesta fase, os médicos entram em contato direto e diário com pacientes que apresentam problemas dermatológicos e se aprofundam nos estudos sobre doenças da pele. A formação de um especialista também envolve tratamentos clínicos e cirúrgicos, cosmiatria (estudos dos ativos e seus efeitos sobre a pele), oncologia (para tratar cânceres da pele), cirurgia e laser.

Depois, ainda é necessário obter aprovação em um rigoroso exame para conseguir o título de Especialista em Dermatologia pela SBD. Além disso, o preparo dos profissionais da área envolvem vários cursos extras e estudos permanentes, especialmente para a aplicação e a atualização de tratamentos estéticos.

Para dar conta de tudo isso, a rotina de uma dermatologista não é fácil. Por isso, a GestãoDS está sempre a postos nos bastidores de clínicas e consultórios usando a inovação e a tecnologia para facilitar a vida de médicos e pacientes. Saiba como podemos ajudar a otimizar a performance de um negócio na área de saúde com soluções simples e fáceis de adotar no dia a dia.

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso