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atrair mais leads

Os leads são uma oportunidade de vendas, em outras palavras, alguém que demonstrou interesse pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Esse interesse é demonstrado pelo preenchimento de formulários com os dados de contato, tornando o visitante um potencial cliente.

Pensando nessa definição, parece muito simples entender esse conceito, mas as organizações precisam entender de que maneira essas pessoas avançam na jornada de compra e como devem gerenciar sua evolução no funil de vendas.

É neste momento que a tarefa se torna muito mais complexa. Desde o momento em que a marca atrai pessoas interessadas até a hora de vender alguma coisa para elas, existem algumas etapas pelas quais os consumidores vão passar.

Esse trajeto não envolve apenas a decisão de compra, mas uma série de outras questões que precisam ser trabalhadas por estratégias inteligentes, como o Inbound marketing.

Ele ajuda a construir um relacionamento com os consumidores, conquista a confiança deles e os direciona até a etapa de compra.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que são leads, qual é a importância deles, como atraí-los e dar algumas dicas para preparar a empresa para este processo.

O que são leads?

De maneira resumida, os leads são potenciais clientes que representam uma oportunidade de vendas, tendo em vista que já demonstrou interesse pela oferta em algum momento.

Esse interesse pode ser o download de um material, pedidos de orçamento, experimentação de produtos, dentre outras possibilidades.

Para ter acesso a essas possibilidades, o usuário preenche um formulário de contato, entrega alguns dados pessoais e a partir daí uma empresa especializada em Compressor odontológico 30 litros começa a se relacionar com essa pessoa.

O objetivo desse relacionamento é ajudar o indivíduo a tomar uma decisão de compra. Em linhas gerais, o potencial cliente está ao alcance da organização, independentemente do canal que ele utilizou para entrar em contato com ela.

Devido ao crescimento do inbound marketing, o conceito de lead ficou muito mais evidente nos últimos tempos. As empresas não vão mais atrás dos clientes, mas abrem espaços e investem em táticas que os atraem.

Exemplos disso são o marketing de conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization), só que boa parte dos indivíduos que estão conhecendo uma marca, ainda não está pronta para comprar.

Por conta disso, precisam passar pelo processo de nutrição, ou seja, conhecer um pouco mais sobre a empresa, seus produtos e serviços, por meio de conteúdos que vão amadurecê-los até que estejam prontos para a abordagem do vendedor.

Tudo isso acontece dentro do funil de vendas de uma empresa de aluguel de aparelho de celulite velashape 2.

Dentro do funil, os profissionais de marketing e vendas ficam em contato com os potenciais clientes para enviar conteúdos e esclarecer dúvidas, até que finalmente estejam prontos para comprar, o que torna a venda mais efetiva.

Importância dos leads para os negócios

Os conteúdos criados pela companhia são, geralmente, o primeiro ponto de contato entre o visitante e a empresa, e isso ajuda a obter informações e a classificar melhor essas pessoas.

Consequentemente, a companhia vai direcionar melhor suas estratégias. Antes de se tornar lead, ele é um visitante e conforme é convertido, vai se aproximando cada vez mais das vendas.

Tudo acontece por meio de uma cadeia de materiais atrativos, que consideram as necessidades de instrução dentro da jornada de compra, em outras palavras, os potenciais clientes precisam de informações para querer comprar.

Como falamos, tudo acontece dentro do funil de vendas e isso é muito importante para acelerar o processo e garantir que a aquisição seja satisfatória não apenas para a empresa, mas também para o consumidor.

Por meio dos leads, uma empresa de limpeza de vidros em altura compreende quais são os materiais e estratégias que atraem as pessoas e os produtos e serviços mais interessantes para elas.

É uma venda muito mais madura, clara, precisa e assertiva, que acaba poupando esforços e investimentos com pessoas que não tem interesse naquilo que seu negócio oferece.

Se os leads são potenciais clientes, então as equipes de vendas e marketing só vão trabalhar com quem realmente tem perfil para comprar, o que torna as ações muito mais assertivas e promissoras.

Dicas para atrair leads

Quando se fala em estratégias de marketing e tudo aquilo que faz parte delas, a primeira coisa que nos vem à mente é são as empresas comuns, mas elas também são fundamentais para as clínicas, consultórios e hospitais.

Assim como acontece com qualquer outro segmento de mercado, o da saúde também tem concorrência, e mesmo diante das imposições feitas pelo Conselho Federal de Medicina, é possível usar algumas estratégias éticas para atrair pacientes.

Enquanto uma empresa de alugar empilhadeira pode fazer um anúncio explícito no Google ou no Facebook e atrair seus potenciais clientes, uma clínica pode chamar a atenção dos leads por meio das seguintes estratégias:

1.    Avaliar a clínica

A primeira coisa a ser feita é avaliar a clínica, de modo a identificar alguns padrões e processos, como:

  • Qualidade do atendimento médico;
  • Qualidade da recepção;
  • Condições da infraestrutura;
  • Nível de satisfação do paciente.

É difícil atrair pessoas interessadas se o básico não estiver em conformidade com aquilo que as pessoas esperam desse tipo de ambiente.

2.    Criar um site

A base para construir a presença digital de qualquer negócio é criar um site. É nele que os pacientes vão buscar informações e podem até mesmo agendar consultas e tirar dúvidas.

Essa plataforma também serve para falar um pouco mais sobre o local, quais são os serviços oferecidos, horário de funcionamento, entre outros.

Se o local oferece, por exemplo, atendimento psicológico, é interessante falar um pouco sobre a importância desse acompanhamento, quem é o profissional que realiza esse trabalho, entre outras informações relevantes para o público.

Não se esqueça de investir em uma plataforma responsiva, ou seja, um site que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo, como tablet, celular e computador.

3.    Criar uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google e que deve ser utilizada por qualquer tipo de estabelecimento, inclusive as clínicas médicas.

Trata-se de um tipo de perfil que a empresa preenche com informações importantes para as buscas locais, como endereço, telefone, horário de funcionamento e imagens de onde está localizada.

4.    Estar presente nas redes sociais

Por fim, muitas empresas, como uma especializada em isolamento acústico para escritório, já perceberam a importância de estar presente nas redes sociais.

Essas plataformas beneficiam a comunicação e a interação entre a clínica e os pacientes e ainda ajudam a promover conteúdos de valor em diferentes formatos.

Procure conhecer um pouco mais sobre o público da sua clínica para saber quais redes sociais essas pessoas utilizam.

Como preparar as empresas para os leads?

A primeira coisa que a clínica precisa fazer ao se preparar para os leads é compreender como funciona o seu próprio funil de vendas.

Ele representa todo o caminho que os potenciais clientes vão percorrer, desde o momento em que descobrem uma necessidade até a hora de comprar um produto ou serviço.

Da mesma forma como isso acontece em uma associação de drogarias e farmácias, também se aplica a estabelecimentos médicos.

Aliás, nesse setor, o trajeto pode ser até mesmo um pouco mais complexo, afinal, uma pessoa procura um consultório para cuidar de sua saúde, por isso, sua escolha costuma ser um pouco mais cuidadosa.

Durante cada etapa do funil, é fundamental trabalhar com conteúdos que correspondam às necessidades e interesses dos leads.

Por exemplo, quem está no topo do funil não pode receber o mesmo conteúdo de quem já está no fundo do funil. Pessoas que ainda estão no topo estão conhecendo um pouco mais sobre seus problemas e necessidades.

Enquanto isso, quem já está no fundo do funil de uma loja de material de construção, por exemplo, já deve ter percebido que precisa de porta de alumínio para banheiro de áreas externas.

Da mesma forma, a clínica médica precisa respeitar as fases do funil onde seu lead se encontra e assim garantir que sua estratégia funcione adequadamente.

Considerações finais

Sendo assim, atrair leads é fundamental para qualquer tipo de empresa, inclusive aquelas que atuam na área da saúde, como no caso de clínicas, hospitais e consultórios.

São potenciais clientes que demonstraram interesse ou necessidade em adquirir os produtos e serviços, portanto, representam oportunidades de vendas.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre eles, como devem ser trabalhados e a importância para que a sua clínica atraia as pessoas certas e consiga crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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