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Se você em um pouco de familiaridade com o mundo dos negócios, já deve ter ouvido falar sobre o Princípio de Pareto. Em poucas palavras, a regra criada por um dos grandes nomes da gestão de qualidade afirma que 20% dos clientes de uma empresa – ou, no caso, de pacientes de uma clínica médica -, representam 80% do faturamento.

Trata-se de uma teoria simples e objetiva, já amplamente comprovada. Mas você tem ideia de como aplicá-lo em uma clínica médica? Pode até parecer algo difícil de fazer na prática, mas esse princípio tão conhecido na administração tem fácil aplicação para diferentes áreas.

Neste artigo explicamos os detalhes sobre o Princípio de Pareto e ensinamos como pode ser um impulsionador na captação de mais pacientes ou na retenção dos que você já tem.

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Princípio de Pareto na área médica

O ponto fundamental da regra 80-20 é que 20% dos clientes gastam bem mais dos que os outros 80%. Por conta disso, o a plataforma de gestão de clínicas e consultórios GestãoDS dispobibiliza de uma ferramenta mapeia quem são esses pacientes “especiais”, que merecem atenção especial.

Assim, é possível avaliar estratégias para melhorar o relacionamento com seu público e, também, oferecer oportunidades e vantagens diferenciadas para os “pacientes VIP”. Outra proposta é mostrar agradecimento em forma de presentes e lembranças pela confiança e fidelidade à clínica e ao médico.

A origem da Lei de Pareto

O Princípio de Pareto é de autoria do engenheiro Joseph M. Juran, um dos grandes nomes da gestão de qualidade no Mundo, que batizou o teorema em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto. Mas a regra vai muito além dos negócios. Ela também se aplica a inúmeros eventos e fenômenos. Por exemplo: 20% dos vendedores ganham 80% das comissões, 20% das celebridades comandam o show business. O diagrama vale até para as ciências: 80% das descobertas modernas são feitas por 20% dos cientistas.

Por isso, fica claro a aplicação da ferramenta nos mais diferentes ramos. Assim, na gestão de uma clínica ou consultório, é possível atuar em duas frentes: na primeira, valorizando os 20% que mais consomem e indicam você e, na segunda, descobrindo táticas para impressionar e cativar os 80% que ainda não são tão engajados e fiéis.

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Como identificar quem mais gera retorno para o seu consultório

Quando você observa a lista de pacientes e todas suas informações, é complicado entender as diferenças entre esse grupo. No entanto, um software de gestão otimizado pode oferecer esse panorama de forma mais simples. Assim, não é preciso gastar tempo e energia para encontrar quem são seus pacientes mais frequentes e que mais contribuem com seu faturamento.

Aproveite esse momento para entender as semelhanças e gostos desses públicos. O essencial é implementar ações de mudanças a partir desse grupo.  Por isso, pense um pouco sobre o que você faz para os 20% de pacientes. Que tipo de atendimento diferenciado você oferece, principalmente com foco no potencial de eles lhe indicarem a outros pacientes?

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E, claro, tudo isso sem esquecer os demais 80% de pacientes, que também serão beneficiados pelas ações. Por isso, um sistema integrado de gestão que envolva prontuário eletrônico e administração financeira é fundamental para se ter acesso a esses dados detalhados e a uma visão ampla do seu público. É como diz a frase do célebre estatístico William Edwards Demingque: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” Desta forma, sem acesso a essa informações, você pode estar perdendo uma série de oportunidades de negócio que simplesmente não são enxergadas.

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