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Quer saber como está sendo o atendimento de sua clínica e o que o público está achando dos serviços? Um recurso muito eficiente para ter acesso a esse tipo de informação é a pesquisa de satisfação do paciente. Afinal, a opinião do público tem um forte impacto na gestão de qualidade , além de ajudar a identificar os pontos fortes e fracos de uma clínica ou um consultório. Desse modo, por meio da perspectiva dos pacientes, é possível oferecer melhorias constantes.
Neste post, preparamos algumas dicas que vão ajudar a elaborar o questionário ideal para fazer a pesquisa de satisfação em sua clínica. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe!
O primeiro passo para aumentar a satisfação de um público é conhecê-lo. Assim, é possível entender seu perfil, seus hábitos e suas preferências. Portanto, inicie o questionário com algumas perguntas sobre dados gerais do paciente.
O ideal, nesse momento, é que ele não se identifique. Dessa forma, pode se sentir mais confortável para dar a opinião, principalmente se houverem críticas. Então, vale a pena iniciar o questionário com questões como:
Busque saber também quanto tempo o paciente precisou esperar para ser atendido. Afinal, esse é um dos principais pontos que impactam na decisão de uma pessoa sobre retornar ou não em um estabelecimento.
Quando o tempo de espera é muito longo para a maioria dos pacientes, é um sinal de que o processo de agendamento não está adequado. Nesse caso, para melhor atender ao público, vale a pena dar intervalos maiores entre uma consulta e outra ou aumentar a quantidade de profissionais que trabalham na clínica.
A recepção é o primeiro contato que uma pessoa tem com o local. Dessa maneira, é importante saber se está causando uma boa impressão. Por esse motivo, peça para que o paciente avalie se esse atendimento atendeu às expectativas, foi ágil, tirou as dúvidas necessárias, entre outras questões relevantes.
A mesma estratégia é válida para o atendimento médico. Lembre-se de que é fundamental que uma pessoa se sinta confortável durante uma consulta ou um procedimento, a fim de melhorar a relação médico e paciente.
Portanto, peça também uma avaliação para essa etapa da visita ao consultório.
Dentro do software da Gestão DS, é possível programar o envio de uma avaliação após o atendimento, através da mensagem de e-mail. Com base nesses dados, o sistema monta automaticamente uma lista segmentada que divide seus pacientes em três categorias distintas: a dos promotores, a dos neutros e a dos detratores.
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Por fim, é hora de compreender se, com base na experiência obtida durante essa estadia, o paciente tem interesse em retornar à clínica, caso seja necessário. Quanto mais retornos positivos o local receber, maiores são os indícios de que a rotina interna está otimizada e agrada ao público.
No entanto, caso o feedback não seja tão agradável, é essencial voltar os olhares para as avaliações negativas e planejar melhorias nesses pontos. Desse modo, com os dados da pesquisa de satisfação do paciente, é possível identificar exatamente no que investir para atrair e reter um maior público.
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