software para clinicas

Um software para clínicas médicas pode ser o grande o divisor de águas para uma gestão otimizada e organizada. Mas muito além de um simples auxílio no momento da consulta, ele também pode oferecer várias funcionalidades capazes de gerar resultados. 

Inúmeros diferenciais e vantagens podem ser encontrados entre as soluções disponíveis no mercado. Por isso, você precisa avaliar quais são os pontos relevantes para o seu negócio, partindo de um checklist por exemplo. Desta forma, é possível tirar proveito das funcionalidades mais úteis para a sua realidade e assim ampliar o crescimento da sua clínica. 

man doctor using tablet computer in hospital

A primeira pergunta que você pode se fazer é: de que forma você está lendo esse texto? Se a sua resposta envolver algum dispositivo móvel ou um notebook em um ambiente externo você identificou que mobilidade é algo relevante em todos momentos. 

Leia mais:

Software médico para clínicas e consultórios: o que considerar para escolher
Aprenda a fidelizar pacientes com a ajuda de um sistema de gestão integrado
Aproveite as vantagens do agendamento on-line no seu consultório

Dessa forma, o primeiro benefício em um software para clínicas é a mobilidade oferecida pela plataforma. Assim, você poderá acessar seu sistema de qualquer lugar e quando precisar. Esse é somente um benefício muito prático no seu dia a dia.

Mas, se quiser saber mais sobre como um software para clínicas traz benefícios que impulsionam o crescimento de uma empresa do ramo médico, leia esse texto! Separamos um material que pode auxiliar na sua decisão de optar por um software. 

Otimização do cadastro e agendamentos dos pacientes 

Uma das funcionalidades encontradas em um software para clínica é a otimização do cadastro dos pacientes. Ou seja, você terá acesso rápido, através de buscadores, a todos os pacientes que estão vinculados à clínica.

Assim, sua secretária poderá encontrar as informações com mais rapidez e manter os dados atualizados em um só lugar. Dessa forma, se quiser mandar um e-mail ou fazer contato com um paciente que não volta a muito tempo, poderá usar seu cadastro completo para isso. 

Aliado a isso, está o agendamento. Ele poderá ser melhor organizado em um sistema que já contenha todos dados do paciente. Assim, é possível saber diversas informações. Dentre elas consultas anteriores, pagamentos e, até mesmo, a agenda diária do profissional de saúde.

africanamerican doctor consulting for patient working in cabinet close up

Leia mais:

Descubra como a personalização do prontuário eletrônico pode melhorar sua rotina
Como fazer o controle financeiro do consultório de um jeito simples e eficiente
Gestão de clínicas médicas: por que ela é essencial?

Organização do prontuário e receituário 

Já, no momento da consulta propriamente dita, outro benefício de um software de gestão é o prontuário eletrônico. Como o nome já diz, está digitalizado e pronto para ser encontrado a todo momento. Assim, dê adeus a todas pastas e papéis que enchiam salas quando você tinha que guardar as informações dos pacientes. 

Dessa forma, você personaliza as informações que devem estar nesse material. E ainda poderá montar, no mesmo lugar, a receita para o paciente. Utilizando um software, você terá acesso a uma série de facilidades que vai otimizar seu atendimento na consulta e deixar os dados organizados. 

Gestão financeira detalhada

Mesmo que muitos profissionais de saúde não estejam tão familiarizados com finanças, é importante ressaltar que, a partir do momento que você possui seu negócio, esse é um ponto essencial. Por isso, ter um software de gestão certamente vai otimizar esse processo. 

Assim, você evita misturar suas contas pessoais com as da clínica. Você poderá observar os relatórios para criar estratégias de forma a enxergar e melhorar suas fraquezas e impulsionar suas forças. Com isso, fica mais fácil saber o momento certo de realizar alguma expansão ou de implementar uma contenção de gastos. 

doctor assistant typing on computer with a monitor sitting behind a glass wall in the office medical physician in medicine uniform writing list of consulted diagnosed patients making research

Segurança dos dados e redução de custos 

Por fim, outro benefício de um software para clínicas é um dos mais importantes para profissionais da saúde. Trata-se da segurança dos dados dos pacientes e da redução dos custos. 

Isso fica evidente ao se contar com uma plataforma que organize as informações e garanta a integridade e a inviolabilidade delas. Mais do que nunca, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é essencial garantir o sigilo sobre os prontuários eletrônicos. Aliado a isso, há uma redução dos custos em todos processos que são otimizados com a substituição dos processos manuais.

Viu como você pode encontrar uma série de benefícios ao utilizar um software de gestão em sua clínica? E esses são somente alguns fatores que devem ser levados em consideração na escolha da plataforma mais adequada.

Se quiser saber como a Gestão DS atua de forma integrada em todos os processo envolvidos em uma empresa do ramo médico, não perca tempo e agende uma demonstração com o nosso time de experts.

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso